Buscar

ATV 3 15062021_resp

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Vânia Maria Paiva Costa
Design de Interiores - ATV3 – ERGONOMIA
“A aplicação dos conceitos de ergonomia para otimizar os espaços residenciais”
A ergonomia é um conjunto de informações que relaciona o corpo e o espaço. No design de interiores é responsável pela harmonia do corpo com os objetos. Nos espaços residenciais auxilia na estruturação de um ambiente funcional, otimizado e organizado para os seus usuários.
Alguns aspectos como restrições do ambiente, habilidades e limitações dos usuários são minimizados através da ergonomia. Nos espaços residenciais a ergonomia está diretamente ligada ao conforto e a percepção, além de materiais de acabamento e revestimento e do layout espacial e mobiliário do ambiente.
No estudo do ambiente, para a aplicabilidade da ergonomia não podemos deixar de considerar as dimensões das áreas. Quando pensando numa sala de jantar, devemos considerar os espaços, circulação e serviços. Na elaboração do projeto, a interface entre o corpo humano e a mesa durante a refeição, não podem ser esquecidos. Isto garante a acessibilidade dos usuários. Os objetos que estarão sobre a mesa das refeições também deverão ser mensurados.
Ao analisarmos uma cozinha é preciso considerar a funcionalidade e o layout precisa ser compatível com o fluxo dos serviços que serão ali executados. É necessário considerar as necessidades do ambiente. Como: dispensa, preparo, refeição, pia, geladeira, forno e fogão. Outro ponto a ser considerado é a conciliação das funções de cada equipamento da cozinha, de modo ergonômico e funcional. Com relação as bancadas, área de circulação, equipamentos e armários será necessário considerar as interfaces entre estes itens e os usuários. Todos os itens deverão estar em escala no desenho de estudo preliminar.
Ainda sobre a cozinha, para composição do estudo vale lembrar que será imprescindível a setorização do ambiente.
Os problemas ergonômicos nem sempre estão relacionados a um móvel, e sim através da relação entre os móveis no espaço em que foram dispostos. Altura inadequada de um móvel pode causar lesões ortopédicas ou até problemas de coluna.
A ergonomia é fundamental para se estruturar um ambiente funcional e, como não existem regras fixas é possível idealizar um projeto adequado ao ambiente e ao estilo de vida. Para tanto, faz-se necessário o acompanhamento de hábitos e conversas sobre os anseios com relação ao tempo e espaço dos usuários. Desta forma é possível aplicar a ergonomia no design de interiores.
Sabemos que as cores e a luz influenciam o estado emocional das pessoas. E na ergonomia a leitura visual do ambiente tem muita relevância. Para um estado de relaxamento é indicado utilizar luz baixa e amarela. No tocante as cores, podemos ressaltar as cores azul e branco que são ligadas a atividades de desenvolvimento tecnológico. 
Em se tratando dos dormitórios devemos considerar a área de circulação, acesso ao armário e abertura de gavetas. O espaço é idealizado com a finalidade de descanso e lazer. Para tanto devemos considerar alguns aspectos antropométricos como: estatura, espaço livre para as coxas, largura corporal máxima, dentre outros. É de suma importância que a área de circulação permita que o usuário tenha acesso a cama e que consiga abrir porta e gavetas.
Na elaboração de projetos ergonômicos para sanitários é importante levar em consideração as dimensões humanas e os dados antropométricos. 
A ergonomia é uma ferramenta fundamental para o design de interiores e pode ser utilizada desde a estruturação das ideias até a conceituação do projeto. É imprescindível que se analise tudo, para que a necessidade do corpo de cada usuário seja considerada e que desfrute do conforto, da praticidade, da funcionalidade e estética do ambiente.
Cada espaço possui pontos fortes e pontos fracos que precisam ser considerados e aproveitados mesmo que seja necessário anular ou amenizar. A ergonomia permite que o mercado garanta a segurança de seus usuários, através das adequações e da utilização padrões.
Assim, o conhecimento de conceitos e padrões básicos da ergonomia e da antropometria são de extrema importância na elaboração de qualquer projeto. Eles possibilitarão ao profissional o desenvolvimento de um trabalho bem dimensionado, eficaz e que permitirá que os usuários vivam em condições seguras, favoráveis a saúde e a prevenção de possíveis acidentes.

Outros materiais