A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
PRINCÍPIOS DA ANDRAGOGIA SIMULADO 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disc.: PRINCÍPIOS DA ANDRAGOGIA   
	Aluno(a): 
	
	Acertos: 5,0 de 10,0
	
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Envelhecer é visto como um processo natural que ocorre desde que nascemos ficando mais evidente com a idade mais avançada. No entanto, quando falamos de idade social é preciso levar em conta a obtenção de hábitos e status social pelo indivíduo para o preenchimento de muitos papéis sociais ou expectativas em relação às pessoas de sua idade, em sua cultura e em seu grupo social. Com o aumento geral de vida da população, torna-se importante garantir aos idosos não apenas maior longevidade, mas que eles tenham uma experiência de vida com..................................
		
	
	reservas financeiras
	
	muitos eventos culturais
	 
	qualidade e satisfação 
	
	qualidade de consumo
	
	reconhecimento de suas limitações
	Respondido em 30/04/2021 20:56:52
	
	Explicação:
Envelhecer é visto como um processo natural que ocorre desde que nascemos ficando mais evidente com a idade mais avançada. O aumento geral de vida da população, torna-se importante garantir aos idosos não apenas maior longevidade, mas satisfação e ter qualidade de vida. Ainda que as questções sociais e econômicas  sejam relevantes, a qualidade de vida não está extritamente relacionadas a estes fatores.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A Lei 5.692 de 1971 reformou o ensino de 1o e 2o graus e regulamentou o ensino supletivo, com a função de repor escolaridade não realizada na infância e adolescência, então consideradas os ciclos da vida mais adequados à aprendizagem. Denominada dessa forma por seus idealizadores e aprovada em plena ditadura militar, a doutrina do ensino supletivo não incorporou as contribuições que os movimentos de educação e cultura popular do início da década de 1960, que foram difundidas em todo o mundo pela obra de ...................................
		
	
	Moacir Gadotti
	
	Roberto Campos
	
	Gaudêncio Frigotto
	 
	Paulo Freire
	
	Fernando Henrique Cardoso
	Respondido em 30/04/2021 21:00:34
	
	Explicação:
Denominada dessa forma por seus idealizadores e aprovada em plena ditadura militar, a doutrina do ensino supletivo não incorporou as contribuições que os movimentos de educação e cultura popular do início da década de 1960, que foram difundidas em todo o mundo pela obra de Paulo Freire, legaram à educação de adultos.
	
		3a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	A ciência que tem por objeto de pesquisa e ação no processo de desenvolvimento humano tardio e em suas implicações educacionais em todas as faixas etárias e em todas as instituições envolvidas é denominda ..........................
		
	 
	gerontogogia
	
	pedagogia
	
	andragogia
	 
	heutagogia
	
	longevidade
	Respondido em 30/04/2021 21:05:45
	
	Explicação:
O conceito é apresentado por Lúcia Gonçalves no artigo o campo da gerontologia e seus desafios. (cf. GONÇALVES, Lucia Hisako Takase. O campo da gerontologia e seus desafios. Rev. Saúde. Com 2007; 3(1): 12-19).
	
		4a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	O princípio que propõe que se se leve em consideração a grande e variada bagagem da experiência prévia que cada adulto/idoso traz para o espaço de aprendizado. Compartilhar estas experiências é algo prazeroso para os adultos, principalmente quando são ouvidos com atenção e respeito. 
		
	 
	O papel da experiência
	 
	Necessidade de Saber
	
	Printidão para aprender
	
	Orientação para a aprendizagem
	
	Autoconhecimento
	Respondido em 30/04/2021 21:06:37
	
	Explicação:
O princípio envolvendo o papel da experiência propõe que se se leve em consideração a grande e variada bagagem da experiência prévia que cada adulto/idoso traz para o espaço de aprendizado. Compartilhar estas experiências é algo prazeroso para os adultos, principalmente quando são ouvidos com atenção e respeito. 
	
		5a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	O modelo de inteligencia que reflete capacidades mentais primárias que declinam com a idade, em função das mudanças neurológicas típicas do envelhecimento e dos efeitos acumulativos de doenças e acidentes.
		
	
	inteligência cristalizada 
	
	inteligência emocional 
	 
	inteligência cognitiva
	 
	inteligência fluida 
	
	inteligência corporativa 
	Respondido em 30/04/2021 21:07:48
	
	Explicação:
A inteligência fluida reflete capacidades mentais primárias que declinam com a idade, em função das mudanças neurológicas típicas do envelhecimento e dos efeitos acumulativos de doenças e acidentes.
	
		6a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Segundo Freire, ser ou não alfabetizado não influencia as relações do homem com o mundo, basta ser homem para realizá-las, para ser capaz de captar os dados da realidade, de saber, ainda que seja este saber meramente opinativo. Portanto, é possível dizer que não há ignorância nem sabedoria absoluta.
1. A consciência crítica é a representação das coisas e dos fatos como se dão na existência empírica.
2. A consciência ingênua, pelo contrário, se crê superior aos fatos, dominando-os de fora e, por isso, se julga livre para entendê-los conforme melhor lhe agradar.
3. A consciência mágica, não chega a acreditar-se superior aos fatos, dominando-os de fora, nem se julga livre para entendê-los como melhor lhe agradar.
4. A consciência crítica está integrada com a realidade, enquanto é próprio da consciência ingênua a superposição à realidade
		5. 
	 
	Somente as afirmativas I e II estão corretas
	 
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
	
	Somente as afirmativas II e IV estão corretas
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas
	
	Somente as afirmativas I, II e III estão corretas
	Respondido em 30/04/2021 21:08:18
	
	Explicação:
É possível afirmar que a consciência crítica está integrada com a realidade, enquanto é próprio da consciência ingênua a superposição à realidade. O fato é que devemos buscar, também na educação de idosos o desenvolvimento da consciência crítica que pode ter se perdido ao longo da vida.
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Se por um lado, as novas gerações apresentam familiaridade com o uso das inovações tecnológicas que surgem aceleradamente as gerações mais velhas, dos idosos, por sua vez, encontram-se no extremo oposto, sentindo-se no meio de um ¿bombardeio tecnológico¿ que lhes causa estranheza, medo e/ou receio (SILVEIRA et al, 2010). A inclusão digital é a democratização do acesso ao mundo da informática que com o avanço das tecnologias surgiu um novo tipo de analfabetismo, o .........................................
		
	
	analfabetismo do saber
	 
	analfabetismo digital
	
	analfabetismo emocional
	
	analfabetismo do idoso
	
	analfabetismo para a aprendizagem
	Respondido em 30/04/2021 21:12:50
	
	Explicação:
A inclusão digital é a democratização do acesso ao mundo da informática que com o avanço das tecnologias surgiu um novo tipo de analfabetismo, o analfabetismo digital que demanda um trabalho maior do que simplesmente apresentar conhecimentos, mas sim tornar estes conhecimentos significativos, ou seja, demanda o letramento digital. 
	
		8a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	A Pirâmide de Maslow ¿ ou, como também é conhecida, a Teoria das Necessidades Humanas ¿, foi desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Abraham Maslow (1908-1970). Quando falamos de realização, respeito, atenção e reconhecimento, falamos de Necessidades Humanas:
		
	
	Auto-realização
	
	Sociais
	
	Fisiológicas
	 
	Segurança
	 
	Estima
	Respondido em 30/04/2021 21:10:15
	
	Explicação:
Maslow acreditava que as necessidades do ser humano precisam ser saciadas de maneira hierárquica. Assim, as necessidades mais básicas e que estão na base da pirâmide são as fisiológicas, que precisam ser mitigadas para manter o corpo saudável, independentemente de ser criança, jovem, adulto ou idoso. Existem as necessidades primárias (básicas) que são as fisiológicas e as de segurança

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.