Logo Passei Direto
Buscar

Documento sem título (6)

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O desenvolvimento pode ser considerado como a progressiva capacidade que o ser humano demonstra em realizar funções cada vez mais complexas. Esse progresso é objeto de estudo da psicologia, mas a escola e seus profissionais também exercem um importante papel na avaliação desse crescimento. Por meio do trabalho pedagógico realizado em sala de aula, é possível identificar avanços ou dificuldades de cada um dos educandos, pois não há como separar as fases do desenvolvimento dos processos de aprendizagem.
Desta maneira, para que a avaliação seja correta e coerente é necessário que o professor:
A - avalie o comportamento dos educandos.
B - classifique seus alunos.
C - estude continuamente.
D - realize todas as vontades dos alunos.
E - seja leviano/ não leve a sério o ato de avaliar.

Sobre as fases do desenvolvimento, analise as afirmativas e relacione as fases do desenvolvimento segundo Piaget:
Relacione o segundo grupo com os enumerados no primeiro grupo.
1. A principal característica dessa fase do desenvolvimento é o aparecimento da função simbólica e da linguagem. Essa fase ainda é marcada pelo egocentrismo, uma vez que a criança não concebe uma realidade da qual faça parte.
2. Nesta fase, a criança já consegue organizar hipóteses na medida em que é capaz de organizar esquemas conceituais abstratos. Já executa operações mentais dentro de princípios da lógica formal.
3. O desenvolvimento da criança se dá por meio de percepções, gestos e movimentos. Progressivamente, em decorrência de seu desenvolvimento e crescimento, a criança vai aperfeiçoando os movimentos reflexos e adquirindo novas habilidades.
A - I, II e III
B - II, III e I
C - III, I e II
D - II, I e III
E - III, II e I

Quando a criança inicia sua trajetória de vida escolar, explora novas possibilidades de realizar aprendizagens necessárias para sua escolarização. Portanto, todas as experiências e vivências farão parte do processo de desenvolvimento e crescimento do educando.
Logo, a avaliação é entendida como uma das formas de rever a aprendizagem, no entanto, encontrando seu significado no processo de desenvolvimento humano.
A - Há uma distinção importante entre aprendizagem e desenvolvimento. O processo de desenvolvimento tem seus parâmetros determinados pela herança genética – todo ser humano se desenvolve, indo ou não à escola. Já as aprendizagens vão depender do contexto no qual o indivíduo vive., ou seja, o ambiente ao qual o educando está inserido interfere diretamente em sua aprendizagem e a escola contribui muito para o processo de aprendizagem e possibilita avaliarmos os estudantes de maneira precisa e coerente.
B - A criança não precisa da escola para se desenvolver. O desenvolvimento é alheio a escola.
C - Na escola a criança adquire somente conhecimentos pedagógicos, portanto, deve ser avaliada somente por meio de provas.
D - Na escola a criança se desenvolve como ser humano e adquire conhecimentos pedagógicos. O ambiente familiar onde está inserido não influencia em sua aprendizagem, tão pouco no processo de avaliação do professor.
E - O desenvolvimento pleno do sujeito depende do aprendizado que realiza no contexto escolar em que está inserido, a partir da interação com outros sujeitos da sua espécie.

A leitura do Livro “Avaliação Educacional”, de Josiane Gonçalves et al., capítulo “Avaliação: conceitos, pressupostos, concepções e funções” compreende-se que “O processo de avaliação tem sua origem nos Estados Unidos, no século XIX, com o objetivo principal de iniciar um sistema de testagem das pessoas, buscando melhorar os padrões educativos e partindo de três propostas”.
Analise as afirmativas a seguir e posteriormente assinale a resposta correta:
1. substituir os exames, que até então eram feitos oralmente, por avaliação escrita;
2. substituir as questões, que eram formuladas de forma geral, pelas específicas, ampliando seu número;
3. buscar padrões mais objetivos.
A - a) Somente a afirmativa I está correta.
B - b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
C - c) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
D - d) Apenas a afirmativa III está correta.
E - e) As afirmativas I, II e III estão corretas.

Partindo do pressuposto que a avaliação é uma atividade intencional e planejada, não é possível desconsiderar que se trata de um processo que origina consequências positivas e negativas, tanto para o professor quanto para o educando. Historicamente, o processo de avaliação resulta em muitas situações de conflito, além de interferir nas relações que o sujeito estabelece com o conhecimento, pois deixa de se preocupar com o processo de ensino-aprendizagem para dar foco à importância da escolarização na _______________________ou_______________________.
Assim sendo, qual das alternativas abaixo completa corretamente a afirmação abordada no enunciado?
A - alfabetização ou punição.
B - aprovação ou reprovação.
C - classificação e qualificação.
D - memorização ou letramento.
E - tradicional ou Escola Nova.

Em termos de avanços, na LDB n. 9.394/96, a educação especial é considerada uma modalidade de educação escolar. Atende às necessidades e anseio da sociedade na busca de mudanças e implementação de políticas públicas educacionais que têm como objetivo a educação inclusiva.
Pensando na educação inclusiva, assinale a alternativa correta:
A - No processo da aprendizagem a escola e os professores devem promover a integração e o desenvolvimento das potencialidades dos educandos com necessidades educacionais especiais, em todas as etapas da Educação Básica, inclusive na Educação Infantil. Com diferentes estratégias, dinâmicas e conhecimento, devem integrar todas as crianças, incluindo todas no processo educacional e avaliativo, tentando atingi-los de diferentes maneiras.
B - A organização do trabalho pedagógico para Educação Infantil necessita de um novo olhar, especialmente sobre a infância na faixa etária de 0 a 5 anos, segregando a modalidade da educação especial.
C - Nas escolas não é obrigatório a inclusão para estudantes portadores de necessidades especiais.
D - Nas escolas que oferecem a inclusão, sempre existe serviço de apoio especializado aos estudantes.
E - A inclusão é facultativa, existe somente nas escolas que aderem.

Segundo Luckesi (2005, p. 126), 'o desenvolvimento do educando pressupõe o desenvolvimento das diversas facetas do ser humano: a cognição, a afetividade, a psicomotricidade e o modo de viver'. Portanto, se a escola é uma instituição social que tem por objetivo formar integralmente o sujeito, não há como desconsiderar a importância do acompanhamento do desenvolvimento humano.
Sobre um importante papel da escola, pode-se afirmar que cabe a ela:
A - dar assistência no que tange ao papel dos pais/responsáveis, e ensinar os conteúdos do currículo escolar.
B - desenvolver um trabalho pedagógico que favoreça o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas do educando.
C - estimular os alunos a estudar, aprender e melhorar a nota do IDEB.
D - manter a aprendizagem dos alunos mais inteligentes e melhorar o desempenho dos alunos mais fracos.
E - promover que os alunos atinjam boas médias, para aumentar a nota do IDEB.

UMA DAS ATITUDES ESSENCIAIS NO TRABALHO DO PROFESSOR enquanto avaliador é a observação, por meio dela ele terá ao seu dispor elementos riquíssimos para proceder à avaliação da criança da Educação Infantil. É necessário que ele aprimore essa atitude de observador para que possa perceber as diferentes etapas de desenvolvimento por meio das condutas e da evolução que essas crianças apresentam no dia a dia da creche ou da Educação Infantil.
Nessa perspectiva, se dará o entendimento do professor como um observador desse processo para assumir, posteriormente, o papel de:
A - cuidador de crianças.
B - educador infanto-juvenil.
C - mediador da aprendizagem.
D - pré alfabetizador infantil.
E - professor educacional infantil.

Considerando que a LDB n. 9.394/96 inicia-se uma nova fase para a Educação Infantil, que passa a fazer parte da Educação Básica. A partir disso, entende-se que sua finalidade é o desenvolvimento integral da criança, sendo a avaliação um momento em que é necessária a reflexão sobre a prática pedagógica. É necessário buscar meios para que ela se efetive de forma coerente e competente. Faz-se necessário o entendimento de que a avaliação é parte do processo de ensino, a qual visa a observar, por meio dos resultados obtidos, sua correspondência com os objetivos propostos, orientando a tomada de decisões em relação aos próximos passos a serem dados na busca em atender às necessidades da criança nessa primeira etapa da Educação Básica.
Ao considerar este contexto, assinale a alternativa que melhor descreve acerca à importância do professor da Educação Infantil no processo de avaliação:
a. Esse profissional deve proporcionar momentos em que possa observar as atitudes e reações dos alunos e avaliá-los de acordo com os objetivos propostos para cada aula planejada.
b. Esse profissional deve comparar cada aluno e cobrar dos pais/responsáveis para que estes sejam, de forma geral, parecidos no quesito inteligência e comportamento.
c. Esse profissional deve classificar os alunos mais fracos X melhores alunos, a fim de estimular os que mais precisam de auxilio para avançar para o próximo ano letivo.
d. Esse profissional deve promover momentos distintos entre o ato de brincar e momentos de aprendizagem, e ambos os momentos devem ser analisados os comportamentos dos alunos.
e. Esse profissional deve desenvolver um olhar sensível e amplo sobre a criança e sua postura deve ser de investigador para que possa, dessa maneira, entender o processo de desenvolvimento infantil.

Historicamente, a relação entre o professor e a avaliação nem sempre foi fácil e harmoniosa. Essa dificuldade decorre do fato de que os professores, apesar de serem profissionais da educação, são passíveis de falhas, especialmente quando se trata de desenvolver uma avaliação que dê ênfase aos aspectos qualitativos. Daí a importância de um estudo contínuo e da autoavaliação sobre a prática pedagógica, ações que possibilitam a melhoraria sucessiva do processo de ensino-aprendizagem (LÜDKE, 2001, p. 29).
Nesse processo, quais das reflexões abaixo auxiliam o docente?
I - A metodologia utilizada tem considerado as concepções de mente, cognição, construção do conhecimento, preparação para a vida e formação da cidadania?
II - A avaliação praticada é coerente com a metodologia desenvolvida?
III - A avaliação possibilita verificar outros aspectos e saberes, além daqueles que podem ser medidos numericamente?
IV - O processo de avaliação desenvolvido contribui para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem?
V - Os resultados das avaliações provocam alguma mudança no meu modo de ensinar ou no modo dos meus educandos lidarem com os conhecimentos?
a. Estão corretas as afirmativas II, III e IV.
b. Estão corretas as afirmativas I e II.
c. Estão corretas as afirmativas I, II, III, IV e V.
d. Estão corretas as afirmativas I, II e III.
e. Estão corretas as afirmativas II, III, IV e V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

O desenvolvimento pode ser considerado como a progressiva capacidade que o ser humano demonstra em realizar funções cada vez mais complexas. Esse progresso é objeto de estudo da psicologia, mas a escola e seus profissionais também exercem um importante papel na avaliação desse crescimento. Por meio do trabalho pedagógico realizado em sala de aula, é possível identificar avanços ou dificuldades de cada um dos educandos, pois não há como separar as fases do desenvolvimento dos processos de aprendizagem.
Desta maneira, para que a avaliação seja correta e coerente é necessário que o professor:
A - avalie o comportamento dos educandos.
B - classifique seus alunos.
C - estude continuamente.
D - realize todas as vontades dos alunos.
E - seja leviano/ não leve a sério o ato de avaliar.

Sobre as fases do desenvolvimento, analise as afirmativas e relacione as fases do desenvolvimento segundo Piaget:
Relacione o segundo grupo com os enumerados no primeiro grupo.
1. A principal característica dessa fase do desenvolvimento é o aparecimento da função simbólica e da linguagem. Essa fase ainda é marcada pelo egocentrismo, uma vez que a criança não concebe uma realidade da qual faça parte.
2. Nesta fase, a criança já consegue organizar hipóteses na medida em que é capaz de organizar esquemas conceituais abstratos. Já executa operações mentais dentro de princípios da lógica formal.
3. O desenvolvimento da criança se dá por meio de percepções, gestos e movimentos. Progressivamente, em decorrência de seu desenvolvimento e crescimento, a criança vai aperfeiçoando os movimentos reflexos e adquirindo novas habilidades.
A - I, II e III
B - II, III e I
C - III, I e II
D - II, I e III
E - III, II e I

Quando a criança inicia sua trajetória de vida escolar, explora novas possibilidades de realizar aprendizagens necessárias para sua escolarização. Portanto, todas as experiências e vivências farão parte do processo de desenvolvimento e crescimento do educando.
Logo, a avaliação é entendida como uma das formas de rever a aprendizagem, no entanto, encontrando seu significado no processo de desenvolvimento humano.
A - Há uma distinção importante entre aprendizagem e desenvolvimento. O processo de desenvolvimento tem seus parâmetros determinados pela herança genética – todo ser humano se desenvolve, indo ou não à escola. Já as aprendizagens vão depender do contexto no qual o indivíduo vive., ou seja, o ambiente ao qual o educando está inserido interfere diretamente em sua aprendizagem e a escola contribui muito para o processo de aprendizagem e possibilita avaliarmos os estudantes de maneira precisa e coerente.
B - A criança não precisa da escola para se desenvolver. O desenvolvimento é alheio a escola.
C - Na escola a criança adquire somente conhecimentos pedagógicos, portanto, deve ser avaliada somente por meio de provas.
D - Na escola a criança se desenvolve como ser humano e adquire conhecimentos pedagógicos. O ambiente familiar onde está inserido não influencia em sua aprendizagem, tão pouco no processo de avaliação do professor.
E - O desenvolvimento pleno do sujeito depende do aprendizado que realiza no contexto escolar em que está inserido, a partir da interação com outros sujeitos da sua espécie.

A leitura do Livro “Avaliação Educacional”, de Josiane Gonçalves et al., capítulo “Avaliação: conceitos, pressupostos, concepções e funções” compreende-se que “O processo de avaliação tem sua origem nos Estados Unidos, no século XIX, com o objetivo principal de iniciar um sistema de testagem das pessoas, buscando melhorar os padrões educativos e partindo de três propostas”.
Analise as afirmativas a seguir e posteriormente assinale a resposta correta:
1. substituir os exames, que até então eram feitos oralmente, por avaliação escrita;
2. substituir as questões, que eram formuladas de forma geral, pelas específicas, ampliando seu número;
3. buscar padrões mais objetivos.
A - a) Somente a afirmativa I está correta.
B - b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
C - c) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
D - d) Apenas a afirmativa III está correta.
E - e) As afirmativas I, II e III estão corretas.

Partindo do pressuposto que a avaliação é uma atividade intencional e planejada, não é possível desconsiderar que se trata de um processo que origina consequências positivas e negativas, tanto para o professor quanto para o educando. Historicamente, o processo de avaliação resulta em muitas situações de conflito, além de interferir nas relações que o sujeito estabelece com o conhecimento, pois deixa de se preocupar com o processo de ensino-aprendizagem para dar foco à importância da escolarização na _______________________ou_______________________.
Assim sendo, qual das alternativas abaixo completa corretamente a afirmação abordada no enunciado?
A - alfabetização ou punição.
B - aprovação ou reprovação.
C - classificação e qualificação.
D - memorização ou letramento.
E - tradicional ou Escola Nova.

Em termos de avanços, na LDB n. 9.394/96, a educação especial é considerada uma modalidade de educação escolar. Atende às necessidades e anseio da sociedade na busca de mudanças e implementação de políticas públicas educacionais que têm como objetivo a educação inclusiva.
Pensando na educação inclusiva, assinale a alternativa correta:
A - No processo da aprendizagem a escola e os professores devem promover a integração e o desenvolvimento das potencialidades dos educandos com necessidades educacionais especiais, em todas as etapas da Educação Básica, inclusive na Educação Infantil. Com diferentes estratégias, dinâmicas e conhecimento, devem integrar todas as crianças, incluindo todas no processo educacional e avaliativo, tentando atingi-los de diferentes maneiras.
B - A organização do trabalho pedagógico para Educação Infantil necessita de um novo olhar, especialmente sobre a infância na faixa etária de 0 a 5 anos, segregando a modalidade da educação especial.
C - Nas escolas não é obrigatório a inclusão para estudantes portadores de necessidades especiais.
D - Nas escolas que oferecem a inclusão, sempre existe serviço de apoio especializado aos estudantes.
E - A inclusão é facultativa, existe somente nas escolas que aderem.

Segundo Luckesi (2005, p. 126), 'o desenvolvimento do educando pressupõe o desenvolvimento das diversas facetas do ser humano: a cognição, a afetividade, a psicomotricidade e o modo de viver'. Portanto, se a escola é uma instituição social que tem por objetivo formar integralmente o sujeito, não há como desconsiderar a importância do acompanhamento do desenvolvimento humano.
Sobre um importante papel da escola, pode-se afirmar que cabe a ela:
A - dar assistência no que tange ao papel dos pais/responsáveis, e ensinar os conteúdos do currículo escolar.
B - desenvolver um trabalho pedagógico que favoreça o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas do educando.
C - estimular os alunos a estudar, aprender e melhorar a nota do IDEB.
D - manter a aprendizagem dos alunos mais inteligentes e melhorar o desempenho dos alunos mais fracos.
E - promover que os alunos atinjam boas médias, para aumentar a nota do IDEB.

UMA DAS ATITUDES ESSENCIAIS NO TRABALHO DO PROFESSOR enquanto avaliador é a observação, por meio dela ele terá ao seu dispor elementos riquíssimos para proceder à avaliação da criança da Educação Infantil. É necessário que ele aprimore essa atitude de observador para que possa perceber as diferentes etapas de desenvolvimento por meio das condutas e da evolução que essas crianças apresentam no dia a dia da creche ou da Educação Infantil.
Nessa perspectiva, se dará o entendimento do professor como um observador desse processo para assumir, posteriormente, o papel de:
A - cuidador de crianças.
B - educador infanto-juvenil.
C - mediador da aprendizagem.
D - pré alfabetizador infantil.
E - professor educacional infantil.

Considerando que a LDB n. 9.394/96 inicia-se uma nova fase para a Educação Infantil, que passa a fazer parte da Educação Básica. A partir disso, entende-se que sua finalidade é o desenvolvimento integral da criança, sendo a avaliação um momento em que é necessária a reflexão sobre a prática pedagógica. É necessário buscar meios para que ela se efetive de forma coerente e competente. Faz-se necessário o entendimento de que a avaliação é parte do processo de ensino, a qual visa a observar, por meio dos resultados obtidos, sua correspondência com os objetivos propostos, orientando a tomada de decisões em relação aos próximos passos a serem dados na busca em atender às necessidades da criança nessa primeira etapa da Educação Básica.
Ao considerar este contexto, assinale a alternativa que melhor descreve acerca à importância do professor da Educação Infantil no processo de avaliação:
a. Esse profissional deve proporcionar momentos em que possa observar as atitudes e reações dos alunos e avaliá-los de acordo com os objetivos propostos para cada aula planejada.
b. Esse profissional deve comparar cada aluno e cobrar dos pais/responsáveis para que estes sejam, de forma geral, parecidos no quesito inteligência e comportamento.
c. Esse profissional deve classificar os alunos mais fracos X melhores alunos, a fim de estimular os que mais precisam de auxilio para avançar para o próximo ano letivo.
d. Esse profissional deve promover momentos distintos entre o ato de brincar e momentos de aprendizagem, e ambos os momentos devem ser analisados os comportamentos dos alunos.
e. Esse profissional deve desenvolver um olhar sensível e amplo sobre a criança e sua postura deve ser de investigador para que possa, dessa maneira, entender o processo de desenvolvimento infantil.

Historicamente, a relação entre o professor e a avaliação nem sempre foi fácil e harmoniosa. Essa dificuldade decorre do fato de que os professores, apesar de serem profissionais da educação, são passíveis de falhas, especialmente quando se trata de desenvolver uma avaliação que dê ênfase aos aspectos qualitativos. Daí a importância de um estudo contínuo e da autoavaliação sobre a prática pedagógica, ações que possibilitam a melhoraria sucessiva do processo de ensino-aprendizagem (LÜDKE, 2001, p. 29).
Nesse processo, quais das reflexões abaixo auxiliam o docente?
I - A metodologia utilizada tem considerado as concepções de mente, cognição, construção do conhecimento, preparação para a vida e formação da cidadania?
II - A avaliação praticada é coerente com a metodologia desenvolvida?
III - A avaliação possibilita verificar outros aspectos e saberes, além daqueles que podem ser medidos numericamente?
IV - O processo de avaliação desenvolvido contribui para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem?
V - Os resultados das avaliações provocam alguma mudança no meu modo de ensinar ou no modo dos meus educandos lidarem com os conhecimentos?
a. Estão corretas as afirmativas II, III e IV.
b. Estão corretas as afirmativas I e II.
c. Estão corretas as afirmativas I, II, III, IV e V.
d. Estão corretas as afirmativas I, II e III.
e. Estão corretas as afirmativas II, III, IV e V.

Prévia do material em texto

O desenvolvimento pode ser considerado como a progressiva capacidade que o ser humano demonstra em realizar funções cada vez mais complexas. Esse progresso é objeto de estudo da psicologia, mas a escola e seus profissionais também exercem um importante papel na avaliação desse crescimento. Por meio do trabalho pedagógico realizado em sala de aula, é possível identificar avanços ou dificuldades de cada um dos educandos, pois não há como separar as fases do desenvolvimento dos processos de aprendizagem. Desta maneira, para que a avaliação seja correta e coerente é necessário que o professor:
A - avalie o comportamento dos educandos.
B - classifique seus alunos.
C - estude continuamente.check_circleResposta correta
D - realize todas as vontades dos alunos.
E - seja leviano/ não leve a sério o ato de avaliar.
Piaget (1896-1980) foi um grande estudioso do desenvolvimento humano, caracterizando as diferentes fases e faixas etárias desse processo.
Do estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade, Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética - isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida (FERRARI, 2008).
 
Disponível em:< https://novaescola.org.br/conteudo/1709/jean-piaget-o-biologo-que-colocou-a-aprendizagem-no-microscopio>. Acesso em: 02 abri. 2020.
 
Sobre as fases do desenvolvimento, analise as afirmativas e relacione as fases do desenvolvimento segundo Piaget: 
Relacione o segundo grupo com os enumerados no primeiro grupo.
1. A principal característica dessa fase do desenvolvimento é o aparecimento da função simbólica e da linguagem. Essa fase ainda é marcada pelo egocentrismo, uma vez que a criança não concebe uma realidade da qual faça parte.
2. Nesta fase, a criança já consegue organizar hipóteses na medida em que é capaz de organizar esquemas conceituais abstratos. Já executa operações mentais dentro de princípios da lógica formal.
3. O desenvolvimento da criança se dá por meio de percepções, gestos e movimentos. Progressivamente, em decorrência de seu desenvolvimento e crescimento, a criança vai aperfeiçoando os movimentos reflexos e adquirindo novas habilidades.
( )Sensório-motor
( )Operações formais
( )Pré-operatório
Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
A - I, II e III
B - II, III e I 
C - III, I e II
D - II, I e III
E - III, II e Icheck_circleResposta correta
Quando a criança inicia sua trajetória de vida escolar, explora novas possibilidades de realizar aprendizagens necessárias para sua escolarização. Portanto, todas as experiências e vivências farão parte do processo de desenvolvimento e crescimento do educando. Logo, a avaliação é entendida como uma das formas de rever a aprendizagem, no entanto, encontrando seu significado no processo de desenvolvimento humano.
A - Há uma distinção importante entre aprendizagem e desenvolvimento. O processo de desenvolvimento tem seus parâmetros determinados pela herança genética – todo ser humano se desenvolve, indo ou não à escola. Já as aprendizagens vão depender do contexto no qual o indivíduo vive., ou seja, o ambiente ao qual o educando está inserido interfere diretamente em sua aprendizagem e a escola contribui muito para o processo de aprendizagem e possibilita avaliarmos os estudantes de maneira precisa e coerente.check_circleResposta correta
B - A criança não precisa da escola para se desenvolver. O desenvolvimento é alheio a escola.
C - Na escola a criança adquire somente conhecimentos pedagógicos, portanto, deve ser avaliada somente por meio de provas.
D - Na escola a criança se desenvolve como ser humano e adquire conhecimentos pedagógicos. O ambiente familiar onde está inserido não influencia em sua aprendizagem, tão pouco no processo de avaliação do professor.
E - O desenvolvimento pleno do sujeito depende do aprendizado que realiza no contexto escolar em que está inserido, a partir da interação com outros sujeitos da sua espécie. 
a leitura do Livro “Avaliação Educacional”, de Josiane Gonçalves et al., capítulo “Avaliação: conceitos, pressupostos, concepções e funções” compreende-se que “O processo de avaliação tem sua origem nos Estados Unidos, no século XIX, com o objetivo principal de iniciar um sistema de testagem das pessoas, buscando melhorar os padrões educativos e partindo de três propostas". 
Analise as afirmativas a seguir e posteriormente assinale a resposta correta:
1. substituir os exames, que até então eram feitos oralmente, por avaliação escrita;
2. substituir as questões, que eram formuladas de forma geral, pelas específicas, ampliando seu número;
3. buscar padrões mais objetivos.
Assinale a alternativa correta:
A - a) Somente a afirmativa I está correta. 
B - b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. 
C - c) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. 
D - d) Apenas a afirmativa III está correta. 
E - e) As afirmativas I, II e III estão corretas. check_circleResposta correta
Partindo do pressuposto que a avaliação é uma atividade intencional e planejada, não é possível desconsiderar que se trata de um processo que origina consequências positivas e negativas, tanto para o professor quanto para o educando. Historicamente, o processo de avaliação resulta em muitas situações de conflito, além de interferir nas relações que o sujeito estabelece com o conhecimento, pois deixa de se preocupar com o processo de ensino-aprendizagem para dar foco à importância da escolarização na _______________________ou_______________________. Assim sendo, qual das alternativas abaixo completa corretamente a afirmação abordada no enunciado?
A - alfabetização ou punição.
B - aprovação ou reprovação.check_circleResposta correta
C - classificação e qualificação.
D - memorização ou letramento.
E - tradicional ou Escola Nova.
Em termos de avanços, na LDB n. 9.394/96, a educação especial é considerada uma modalidade de educação escolar. Atende às necessidades e anseio da sociedade na busca de mudanças e implementação de políticas públicas educacionais que têm como objetivo a educação inclusiva. Pensando na educação inclusiva, assinale a alternativa correta:
A - No processo da aprendizagem a escola e os professores devem promover a integração e o desenvolvimento das potencialidades dos educandos com necessidades educacionais especiais, em todas as etapas da Educação Básica, inclusive na Educação Infantil. Com diferentes estratégias, dinâmicas e conhecimento, devem integrar todas as crianças, incluindo todas no processo educacional e avaliativo, tentando atingi-los de diferentes maneiras.check_circleResposta correta
B - A organização do trabalho pedagógico para Educação Infantil necessita de um novo olhar, especialmente sobre a infância na faixa etária de 0 a 5 anos, segregando a modalidade da educação especial.
C - Nas escolas não é obrigatório a inclusão para estudantes portadores de necessidades especiais.
D - Nas escolas que oferecem a inclusão, sempre existe serviço de apoio especializado aos estudantes.
E - A inclusão é facultativa, existe somente nas escolas que aderem.
Segundo Luckesi (2005, p. 126), “o desenvolvimento do educando pressupõe o desenvolvimento das diversas facetas do ser humano: a cognição, a afetividade, a psicomotricidade e o modo de viver”. Portanto, se a escola é uma instituição social que tem por objetivo formar integralmente o sujeito, não há como desconsiderar a importância do acompanhamento do desenvolvimento humano. Sobre um importante papel da escola, pode-se afirmar que cabe a ela:
A - dar assistência no que tange ao papel dos pais/responsáveis, e ensinar os conteúdos do currículo escolar.
B - desenvolver um trabalho pedagógico que favoreça o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas do educando.check_circleResposta correta
C - estimular os alunos a estudar, aprender e melhorara nota do IDEB.
D - manter a aprendizagem dos alunos mais inteligentes e melhorar o desempenho dos alunos mais fracos.
E - promover que os alunos atinjam boas médias, para aumentar a nota do IDEB.
Uma das atitudes essenciais no trabalho do professor enquanto avaliador é a observação, por meio dela ele terá ao seu dispor elementos riquíssimos para proceder à avaliação da criança da Educação Infantil. É necessário que ele aprimore essa atitude de observador para que possa perceber as diferentes etapas de desenvolvimento por meio das condutas e da evolução que essas crianças apresentam no dia a dia da creche ou da Educação Infantil. Nessa perspectiva, se dará o entendimento do professor como um observador desse processo para assumir, posteriormente, o papel de:
A - cuidador de crianças.
B - educador infanto-juvenil.
C - mediador da aprendizagem.check_circleResposta correta
D - pré alfabetizador infantil.
E - professor educacional infantil.
Considerando que a LDB n. 9.394/96 inicia-se uma nova fase para a Educação Infantil, que passa a fazer parte da Educação Básica. A partir disso, entende-se que sua finalidade é o desenvolvimento integral da criança, sendo a avaliação um momento em que é necessária a reflexão sobre a prática pedagógica. É necessário buscar meios para que ela se efetive de forma coerente e competente. Faz-se necessário o entendimento de que a avaliação é parte do processo de ensino, a qual visa a observar, por meio dos resultados obtidos, sua correspondência com os objetivos propostos, orientando a tomada de decisões em relação aos próximos passos a serem dados na busca em atender às necessidades da criança nessa primeira etapa da Educação Básica. Ao considerar este contexto, assinale a alternativa que melhor descreve acerca à importância do professor da Educação Infantil no processo de avaliação:
A - Esse profissional deve classificar os alunos mais fracos X melhores alunos, a fim de estimular os que mais precisam de auxilio para avançar para o próximo ano letivo.
B - Esse profissional deve comparar cada aluno e cobrar dos pais/responsáveis para que estes sejam, de forma geral, parecidos no quesito inteligência e comportamento.
C - Esse profissional deve desenvolver um olhar sensível e amplo sobre a criança e sua postura deve ser de investigador para que possa, dessa maneira, entender o processo de desenvolvimento infantil.check_circleResposta correta
D - Esse profissional deve promover momentos distintos entre o ato de brincar e momentos de aprendizagem, e ambos os momentos devem ser analisados os comportamentos dos alunos.
E - Esse profissional deve proporcionar momentos em que possa observar as atitudes e reações dos alunos e avaliá-los de acordo com os objetivos propostos para cada aula planejada.
Historicamente, a relação entre o professor e a avaliação nem sempre foi fácil e harmoniosa. Essa dificuldade decorre do fato de que os professores, apesar de serem profissionais da educação, são passíveis de falhas, especialmente quando se trata de desenvolver uma avaliação que dê ênfase aos aspectos qualitativos. Daí a importância de um estudo contínuo e da autoavaliação sobre a prática pedagógica, ações que possibilitam a melhoraria sucessiva do processo de ensino-aprendizagem (LÜDKE, 2001, p. 29). Nesse processo, quais das reflexões abaixo auxiliam o docente?
I - A metodologia utilizada tem considerado as concepções de mente, cognição, construção do conhecimento, preparação para a vida e formação da cidadania?
II - A avaliação praticada é coerente com a metodologia desenvolvida?
III - A avaliação possibilita verificar outros aspectos e saberes, além daqueles que podem ser medidos numericamente?
IV - O processo de avaliação desenvolvido contribui para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem?
V - Os resultados das avaliações provocam alguma mudança no meu modo de ensinar ou no modo dos meus educandos lidarem com os conhecimentos?
Estão corretas as afirmativas:
A - Estão corretas as afirmativas I e II.
B - Estão corretas as afirmativas I, II e III.
C - Estão corretas as afirmativas I, II, III, IV e V.check_circleResposta correta
D - Estão corretas as afirmativas II, III e IV.
E - Estão corretas as afirmativas II, III, IV e V.

Mais conteúdos dessa disciplina