Buscar

APS Aparelho locomotor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APS Aparelho locomotor
ATIVIDADE 1: Analise o caso clínico e responda:
Durante a prática do futebol de final de semana, J.L.P., 33 anos, fisicamente ativo, relata dor e limitação de movimento, além de edema no joelho direito. O paciente informa que durante a prática esportiva, em um dado momento executou uma rotação do corpo, com a intenção de mudar de direção na corrida. Neste momento, escutou um forte “estalo” e muita dor, impossibilitando de continuar a executar a atividade. Após avaliação clínica e exame de imagem (figura 1), foi diagnosticado ruptura do ligamento cruzado anterior.
1) Qual o movimento gerenciado pelo ligamento cruzado anterior e quais são os ligamentos encontrados no complexo articular denominado joelho?
R: O ligamento cruzado anterior (LCA) consiste em um dos ligamentos mais importantes da articulação do joelho.  Responsabiliza-se pelos movimentos de rotação externa e interna do joelho e busca evitar a anteriorização da tíbia em relação ao fêmur. A articulação do joelho também apresenta outros três ligamentos que visam sua estabilidade: ligamento cruzado posterior, ligamento colateral lateral e ligamento colateral medial.
2) Indique as peças ósseas em que os ligamentos são fixados e os movimentos gerenciados por cada um deles.
R: O joelho é a articulação intermediária dos membros inferiores (MMII). As articulações do joelho são formadas por quatro ossos: o fêmur, a tíbia, patela e a fíbula.
 O LCA é o Ligamento Cruzado Anterior, comumente acometido nas lesões esportivas, é o principal responsável para impedir a translação anterior da tíbia (ou seja, evitar que a perna vá para a frente).
    O LCP é o Ligamento Cruzado Posterior, a sua lesão é mais rara, geralmente associado a traumas de alta energia, é o responsável pela estabilização posterior (ou seja, impede que a perna vá para trás).
    O LCM é o Ligamento Colateral Medial, situa-se na borda interna do joelho e é o responsável para evitar a abertura em valgo (dobrar a perna para fora). A sua lesão na maioria das vezes é tratada conservadoramente.
    O LCL é o Ligamento Colateral Lateral, situa-se na borda externa do joelho. É o responsável para evitar a abertura em varo (dobrar a perna para dentro). Na maioria das vezes, a lesão deste é concomitante com o comprometimento de outro ligamento.
3) Pesquise os processos de regeneração dos tecidos lesionados
R: O ligamento rompido completamente só fixa novamente através de cirurgia. Se houver lesões mais leves é possível através de processos naturais do corpo.
Fase I – Hemorrágica: depois do rompimento do ligamento, o intervalo é rapidamente preenchido com sangue coagulado e células inflamatórias são ativas através de citocinas.
Fase II – Inflamatória: macrófagos chegam em 24 a 48 horas e são os tipos celulares predominantes dentro de alguns dias.
Fase III – Proliferação: o último tipo de célula a chegar dentro do ferimento é o fibroblasto. Acredita-se que sejam recrutados de tecidos vizinhos e da circulação sistêmica. Há a produção da matriz.
Fase IV: esta fase é marcada pela diminuição gradual do número de células do tecido cicatrizado. A matriz torna-se mais densa e orientada longitudinalmente. E se reorganiza.
Se ocorrer lesão consecutiva nesse ligamento o corpo irá adicionar matriz óssea, em vez de fibroblastos e irá formar o conhecido "esporão".
4) De acordo com sua competência acadêmica proponha uma terapêutica para este indivíduo
R: É consenso que o ligamento cruzado anterior (LCA) não cicatriza adequadamente após a lesão. A reconstrução cirúrgica é hoje o tratamento adequado.

Outros materiais