A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
A2 - NUTRIÇÃO NA ATIVIDADE FÍSICA

Pré-visualização | Página 1 de 2

A2 - PROVA - NUTRIÇÃO NA ATIVIDADE FÍSICA - IBMR - 202.1
Pergunta 1
(IBFC - 2013 - adaptada) Apesar do treinamento planejado, os atletas podem apresentar um declínio do desempenho, o que tem sido atribuído tanto a causas psicológicas e fisiológicas. Essa condição a qual os treinadores devem estar atentos é conhecido como overtraining (WILLMORE e COSTILL, 2001). Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
a) Também conhecido como overreaching.
b) Somente atletas de alto nível podem apresentar um quadro de overtraining.
c) Não tem relação com intensidade, duração e frequência de treinamento.
d) As consequências do overtraining podem ser positivas, uma vez que o atleta se encontra no limiar de ganho de desempenho.
e) Perda de força, fadiga crônica, distúrbios do sono e baixa na imunidade são consequências do overtraining.
Pergunta 2
(IDHTEC - 2019 - adaptada) De acordo com o DSM-5, “os transtornos alimentares (TA) são caracterizados por uma perturbação persistente na alimentação ou no comportamento relacionado à alimentação que resulta no consumo ou não absorção alterada de alimentos e que comprometem significativamente para a saúde física ou o funcionamento psicossocial”. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
a) Bulimia nervosa consiste em episódios recorrentes de compulsões alimentares, sentimento de falta de controle e de comportamento compensatório (vômitos, laxantes...).
b) Os transtornos alimentares afetam, na sua maioria, homens adultos.
c) Anorexia nervosa é uma distorção da autoimagem com episódios voluntários de êmese.
d) Vigorexia consiste em perda de peso intensa à custa de dietas rígidas em busca da magreza, com distorção da imagem corporal.
e) Como nutricionistas, não é importante ficar atento aos sinais e sintomas, pois é assunto para um outro profissional: o psicólogo.
Pergunta 3
Segundo Hall (2009), o desejo de sobressair nos esportes competitivos leva algumas mulheres jovens a se empenharem para obter um peso corporal muito baixo, com consequências indesejáveis. É comum então a "tríade da mulher atleta" que consiste em:
a) Distúrbios alimentares, amenorreia e osteoporose.
b) Distúrbios hematológicos, amenorreia e osteoporose.
c) Distúrbios hematológicos, anorexia nervosa e bulimia nervosa.
d) Distúrbios hematológicos, desidratação e bulimia nervosa.
e) Distúrbios alimentares, bulimia nervosa e osteoporose.
Pergunta 4
(FUNDEP - 2016 - adaptada) A avaliação do gasto energético total é de fundamental importância para estimar a ingestão calórica diária do indivíduo. O excesso do consumo de calorias pode gerar quadros graves de obesidade e, o aporte insuficiente de calorias, pode afetar o crescimento e o desenvolvimento. Considerando a determinação das necessidades energéticas, assinale a alternativa CORRETA::	
a) A necessidade energética total é independente do metabolismo.
b) A avaliação do gasto energético não é uma ferramenta utilizada para determinar metabolismo, pois não considera o fator injúria do indivíduo.
c) Ao longo da vida, a necessidade energética dos humanos tende a diminuir, devido à perda gradual de massa magra.
d) Devido à grande quantidade de tecido adiposo em pessoas obesas, estas possuem uma necessidade energética aumentada.
e) A necessidade energética total é independente do nível de atividade do indivíduo.
Pergunta 5
(CONSULPAM - 2019) “Mínimo de energia necessária para manter as funções do organismo em repouso, como os batimentos cardíacos, a pressão arterial, a respiração e a manutenção da temperatura corporal.” É a definição de:
a) Taxa Metabólica Basal.
b) Taxa Metabólica Inicial.
c) Taxa Metabólica Visceral.
d) Taxa Metabólica Indutora.
e) Taxa Metabólica Total.
Pergunta 6	
(IBFC - 2015 - adaptada) A incidência dos transtornos alimentares (TA) começou a aumentar durante a década de 1950 e no início dos anos 1960, e permanece até os dias de hoje. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:	
a) Estudos demonstraram que os homens sofrem mais com a bulimia nervosa do que as mulheres.
b) A semiologia é uma área restrita aos médicos e psicólogos, não cabendo ao nutricionista examinar seu paciente para avaliar possíveis sinais e sintomas que levem a algum quadro de TA.
c) A falta de informação, a restrição alimentar e a pressão dos treinadores contribuem para o elevado número de atletas com transtornos alimentares como anorexia e bulimia nervosa.
d) Estudos demonstraram que as mulheres sofrem mais com a vigorexia do que os homens.
e) Um dos sinais aparentes do atleta que apresenta vigorexia é o sinal de Russel.
Pergunta 7	
(IDH-TEC - 2019 - adaptada) Referente às taxa de metabolismo basal (TMB) e de repouso (TMR), é INCORRETO afirmar:	
a) O preparo para determinação da TMB necessita de organismo em jejum, em estado de repouso físico, à temperatura de 25°C.
b) A TMB representa o gasto energético devido ao metabolismo celular e à manutenção das funções fisiológicas.
c) O preparo para determinação da TMB é bem mais rigoroso do que o preparo para determinação da TMR.
d) Geralmente ele é determinado pela manhã, após 8 horas de sono e antes do indivíduo fazer qualquer atividade, estando ele acordado.
e) O preparo para determinação da TMR também necessita de organismo em jejum e, costuma apresentar valores maiores que a TMB.
Pergunta 8
O conceito de Tríade da Mulher Atleta (TMA) foi introduzido em 1997 quando a American College of Sports Medicine considerou três alterações que a compõe como uma síndrome patológica, que necessita de abordagem profissional (LIMA et al., 2020). Sobre essa síndrome, assinale a alternativa CORRETA:		
a) Não existem sintomas específicos para a TMA.
b) Os sintomas são amenorreia, distúrbios alimentares e diminuição da densidade óssea.
c) Ocorre somente em atletas do sexo feminino que iniciaram a prática esportiva antes da puberdade.
d) O único distúrbio alimentar relacionado na TMA é a vigorexia.
e) A ausência de menstruação é uma vantagem para as meninas, pois as poupam de sentir todo desconforto de cólicas durante os treinos.
Pergunta 9
(CESPE - 2007 - adaptada) Os seres humanos conseguem tolerar uma queda de temperatura corporal profunda de 10ºC, porém, um aumento de apenas 5ºC. Nos últimos anos, muitos atletas morreram de estresse durante treinamento ou competição. Considerando que uma boa compreensão da termorregulação poderá prevenir essas tragédias e que a maior parte dessa responsabilidade cabe às pessoas que organizam e orientam os eventos atléticos e os programas de atividade física, assinale a alternativa CORRETA:	
a) O exercício intenso em um ambiente quente e úmido não representa desafio para os praticantes, pois o suor contribui para o esfriamento.
b) Para evitar a desidratação, é importante ingerir bastante líquido antes da competição, pois elimina a necessidade de reposição durante a mesma.
c) A intensidade e duração do treinamento não influenciam na termorregulação do corpo.
d) A reposição eletrolítica antes do exercício substitui a reposição durante o mesmo.
e) É importante fazer a reposição hídrica visando manter o volume plasmático, circulação e transpiração em níveis ótimos.
Pergunta 10	
(FUNDATEC - 2018 - adaptada) Quando se avalia a alimentação, considera-se a probabilidade de esta estar ou não adequada, e quando o objetivo é elaborar um plano alimentar adequado, utilizam-se padrões de referência de ingestão de nutrientes para traduzi-los em alimentos que forneçam os nutrientes em quantidade adequada (Cominetti, C. 2017). Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA em relação às DRIs:	
a) Existe quatro parâmetros de recomendações nas DRIs.
b) EAR é o valor de ingestão de um nutriente estimado para cobrir 97%-98% dos indivíduos saudáveis.
c) RDA é o valor de ingestão de um nutriente estimado para cobrir 97%-98% dos indivíduos saudáveis.
d) UL é o limite máximo de ingestão diária de um nutriente.
e) AI é o nível de ingestão utilizado quando não é possível calcular a EAR.
Pergunta 11	
Overtraining consiste no desequilíbrio entre o estresse e a recuperação do treinamento, e acarretam efeitos