Buscar

ATIVIDADE 3

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3
A literatura é uma forma de conhecimento essencial para as pessoas, sejam elas adultos ou crianças. No caso da educação infantil e dos primeiros anos do fundamental, período em que as maiorias das crianças estão dando os seus primeiros passos em relação à escrita, a literatura é essencial para elas perceberem a escrita em um contexto de uso e não apenas como palavras isoladas. Além disso, e principalmente, com a literatura, as crianças podem aprender novas palavras e, assim, aumentar o seu vocabulário. Por isso, é essencial que o professor alfabetizador saiba escolher gêneros textuais que desafiem as crianças a conhecer novas palavras durante o seu processo de alfabetização.
 
Pensando nisso, elenque gêneros textuais que você, como professor alfabetizador, escolheria para ampliar o vocabulário de seus alunos que estão nos anos escolares destinados à alfabetização. Justifique suas escolhas.
O gênero textual narrativo (lendas, fábula, contos de fada, crônica entre outros). Contribuem para o conhecimento de texto curto, personagens. Do início ao final da narrativa, facilita a compreensão do que foi lido. 
A aprendizagem da linguagem se dá, precisamente no espaço situado entre práticas e as atividades de linguagem. 
Os textos textuais, são um termo de referência intermediário para aprendizagem. Do ponto de vista uso é aprendizagem, o gênero pode assim ser considerado um mega instrumento que fornece o suporte para atividade, nas situações de comunicação e de aprendizagem.
Necessário assim proporcionar aos alunos o contato com diferentes gêneros e suportes de textos escritos, explorando de forma lúdica com metodologias inovadoras e atividades pedagógicas que cativem os alunos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes