Buscar

Avaliação II Nutrição e Estética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação II- Individual Semipresencial 
Nutrição e Estética (TIP20)
Nota: 10 
1) Os padrões de beleza impostos atualmente pela sociedade e principalmente pela mídia são padrões que frequentemente levam as mulheres a procurarem tratamentos estéticos para melhorarem sua autoimagem e autoestima. Após serem realizadas avaliações através de fichas anamnese, diversos são os recursos que podem ser adotados pelos profissionais de estética. Qual a principal forma de avaliação utilizada para uma cliente que deseja realizar a perda de gordura localizada?
X A) Aferir dobras cutâneas.
B) Aferir peso.
C) Aferir altura.
D) Realizar o cálculo do IMC.
2) Estamos vivendo um momento onde existem muitas dietas da moda. Muitas delas não apresentam comprovações científicas e podem inclusive levar a deficiências do organismo, porque o consumo de alimentos importantes fica comprometido. A dieta da Lua e a dieta Dukan Clássica, apesar de apresentarem propostas diferentes, levam seus seguidores ao mesmo objetivo, que é a perda rápida de peso. Essa perda de peso, apesar de não acontecer de forma saudável, ocorre devido a quê?
A) Elevada perda de tecido muscular e adiposo.
B) Elevada perda de tecido adiposo e pouca perda de tecido muscular.
C) Baixa perda de tecido muscular e adiposo.
X D) Pouca perda de tecido adiposo e elevada perda de tecido muscular.
3) A cliente relata que possui episódios recorrentes e incontroláveis de ingerir grandes quantidades de alimentos, geralmente com alto teor calórico, seguidos de atitudes inadequadas para evitar o ganho de peso, tais como indução do vômito, uso de laxantes e diuréticos, jejum e prática exaustiva de atividade física. Esta cliente está sofrendo qual transtorno alimentar?
X A) Bulimia nervosa.
B) Transtorno da compulsão alimentar periódica.
C) Ortorexia nervosa.
D) Vigorexia.
4) Quando o indivíduo consome mais proteína do que o indicado, acontece uma hiperfiltração nos rins por conta do excesso de ureia, ou seja, os rins trabalham mais para excretar a ureia e isso pode, em longo prazo, causar problemas como hipertensão, diabetes e inflamação nos rins. Qual dieta é caracterizada por apresentar consumo elevado de proteínas nas primeiras semanas?
A) Dieta Vegetariana.
B) Dieta da Lua.
C) Dieta Detox.
X D) Dieta Dukan.
5) O Guia Alimentar para a População Brasileira é uma maneira de orientar a população para que conheçam cada vez melhor os alimentos que consomem. Desta maneira, as pessoas podem fazer escolhas mais saudáveis para a alimentação do seu dia a dia. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os alimentos in natura são aqueles retirados diretamente da natureza e que não sofreram nenhum tipo de processamento industrial. Os alimentos minimamente processados são aqueles que passaram por um processamento mínimo, como a retirada da casca. Sua ingestão deve ser a base da alimentação cotidiana.
PORQUE
II- Sua composição nutricional é rica em vitaminas, minerais e fibras, garantindo uma alimentação saudável e a manutenção da saúde.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
X B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
6) Entre as vantagens encontradas por quem adota a dieta vegetariana, podemos encontrar diversos benefícios, como o menor índice de descalcificação dos ossos. Esse fator pode ser justificado por qual motivo?
X A) Um dos benefícios da dieta vegetariana é a diminuição do consumo de proteínas, o que contribui para o aumento de cálcio no organismo.
B) As proteínas de carnes, ovos e laticínios contêm menores quantidades de aminoácidos sulfurados, que promovem a excreção renal de cálcio.
C) As dietas vegetarianas possuem maior ingestão de sal, fator relevante para a manutenção de cálcio corporal.
D) O consumo de carne pode diminuir a desmineralização óssea.
7) Os alimentos produzidos pela indústria alimentícia são todos processados, desde o arroz até a lasanha pronta de caixinha, mas qual a diferença entre alimento processado, ultraprocessado, minimamente processado e alimentos in natura? Entre um e outro, há uma grande diferença, a principal delas podemos perceber pelo modo de preparo e a qualidade nutricional. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Alimentos ultraprocessados.
II- Alimentos in natura.
III- Alimentos processados.
IV- Alimentos minimamente processados. 
( ) São aqueles que não sofrem alteração ou passam por processos que ainda mantêm suas principais características nutricionais, como arroz, feijão, carne.
( ) São aqueles extraídos de alimentos in natura ou diretamente da natureza e usados pelas pessoas para temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias.
( ) São aqueles fabricados essencialmente com a adição de sal ou açúcar a um alimento in natura ou minimamente processado, como legumes em conserva, frutas em calda, queijos e pães.
( ) Correspondem a produtos cuja fabricação envolve diversas etapas e técnicas de processamento e vários ingredientes, muitos deles de uso exclusivamente industrial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) III - IV - II - I.
B) I - III - IV - II.
X C) II - IV - III - I.
D) I - II - III - IV.
8) O bom funcionamento metabólico do corpo humano está diretamente ligado à alimentação saudável. Alimentos minimamente processados são originários dos alimentos in natura, logo, são ricos em vitaminas e antioxidantes. Segundo o guia dos Dez Passos para uma Alimentação Saudável, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. Ministério da Saúde: 2. ed., Brasília, 2014.
A) Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em grandes quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias.
B) Aumentar o uso de alimentos ultraprocessados, pois são alimentos ricos nutricionalmente.
C) Realizar refeições fora de casa em locais que vendam alimentos preparados e condimentados a algumas horas antes das refeições.
X D) Organizar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece.
9) O principal sintoma deste transtorno é a insatisfação com a sua forma física. O indivíduo apesar de apresentar excelente forma física, elevado índice de massa muscular, muitas vezes até exagerada, vê-se no espelho de forma distorcida, fraco e acha que seu corpo está inadequado. Analisando a imagem anexa, pode-se afirmar que o indivíduo apresenta um transtorno alimentar conhecido como:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <https://goo.gl/to8eN9>. Acesso em: 23 set. 2016.
A) Transtorno da compulsão alimentar periódica.
B) Ortorexia nervosa.
X C) Vigorexia.
 D) Anorexia nervosa.
10) A anorexia é um distúrbio alimentar que provoca uma perda de peso acima do que é considerado saudável para a idade e a altura. Pessoas com anorexia podem ter um medo intenso de ganhar peso, mesmo quando estão abaixo do peso normal. Elas podem abusar de dietas ou exercícios, ou usar outros métodos para emagrecer. Com relação aos sintomas da anorexia, analise as sentenças a seguir:
I- Sentir medo enorme de engordar ou ficar acima do peso ideal, mesmo quando a pessoa está abaixo do peso normal.
II- Ter uma imagem corporal muito distorcida, ser muito focada no peso ou na forma corporal e se recusar a admitir a gravidade da perda de peso.
III- Manter o ciclo menstrual regulado durante os doze meses do ano, para manter as características físicas femininas.
IV- Participar das refeições familiares, para não notarem seu desinteresse por comida.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II, III e IV estão corretas.
X B) As sentenças I e II estão corretas.
C) Somente a sentença I está correta.
D)As sentenças III e IV estão corretas.

Outros materiais