Buscar

AVA 2 FINANÇASmokk

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
CURSO TECNÓLOGO EM GESTÃO COMERCIAL
EMILY JUSTO DOS SANTOS
2º TRABALHO DA DISCIPLINA DE 
 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
TUTOR: RODOLFO EXLER
SALVADOR-BA
2021
INTRODUÇÃO
A ISO26000, a 1ª norma internacional que trata de responsabilidade social empreserial, essa norma não tem função certificadora e sim como diretriz para uma conduta e aplicável a todo tipo de organização.
 Porém não responde a pergunta feita. Uma uma empresa socialmente responsável será aquela que conseguir atrelar os significados de sustentabilidade e responsabilidade social às suas funções. Ou seja, ter uma preocupação com os stakeholders, que são todas as partes envolvidas em um processo e muito fundamentais para o sucesso do crescimento de uma empresa, por isso que precisa que haja uma atenção a tudo que envolve o processo.
 Com isso, há o Instituto Ethos que atribuiu as ferramentas para ajudar as empresas, ou seja, esses indicadores são uma ferramenta de gestão que visa apoiar as empresas na incorporação da sustentabilidade e da responsabilidade social empresarial (RSE).
 As pessoas quando pertencem a uma empresa que seguem as diretrizes do ISO26000 tem que ter pulso e orgulho de fazer o que faz, mesmo sem saber a quem será o beneficiado, isso no sentido beneficente.
 Escolhi a empresa Natura, pois admiro muito o crescimento e o patamar que alcançou, e em outro trabalho já fiz com ela, além de já ter adquirido alguns produtos dela, diria que será mais tranquilo. 
Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. É líder no setor de venda direta no Brasil e registrou R$ 7 bilhões de receita líquida em 2013. Possui 30 linhas de produtos, sete mil colaboradores, 1,7 milhão de consultoras e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França. 
De acordo com os indicadores Ethos abaixo estão os projetos apresentados.
	Dimensão econômica: 
     Projeto economia verde: Apresentar projetos em empresas com questões socioambientais para que haja um envolvimento e mostra um valor a Natura para seus produtos. 
        Projeto WayRight: Seriam avaliadas os comportamentos dos internos referentes ao cuidado com o ambiente corporativo, a sua conduta. 
	Dimensão Ambiental;
  Projeto Recicla.Sim: Colocar pontos de reciclagem para o funcionário reciclar o que quiser, fazer uma gestão de Resíduos “restos de obra”, lâmpadas,vidros, que aumentando gera um programa de Logística Inteligente.
Dimensão Social: 
     Projeto Seja Diferente:A contratação de minorias étnicas, trabalhadores mais idosos, mulheres, desempregados de longa duração e pessoas em situação de desvantagem no mercado são algumas iniciativas de recrutamento responsável
 Projeto Acolhimento: A Natura pode participar do voluntariado corporativo e se juntar ao TETO em determinados finais de semana por ano para construir moradias. Existem diversas associações e organizações não governamentais que buscam parcerias com empresas para seus projetos e já têm, inclusive, modelos prontos de parcerias.
Dimensão estratégica e visão:
	Projeto sou verde: Colocar na sua missão que todo mundo é responsável pelas mudanças climáticas, degradação do meio ambiente e a sua proteção.
Quantos aos erros:
As empresas possuem problema em implantar as mudanças, a resistência é um problema, de grande escala, que exigem revoluções organizacionais e novas abordagens de gestão. E na essência do meu projeto está mudanças correlacionados com a questão do ambiente organizacional também o projeto de mãos dadas para o futuro promoverá um ambiente forte de inclusão e gestão da nova mentalidade organizacional.
 Para todo projeto ou processo há várias etapas que precisam ser estudadas e compreendidas para que tenha sucesso na hora de se pôr em prática, e isso não seria diferente com as propostas de ações de responsabilidade social e sustentabilidade de uma empresa. Embasado nisso, a função primária se dá ao planejamento do projeto, que terá que ser bem claro, de forma com que cada integrante saiba qual o seu papel e qual caminho deve ser percorrido, atentando-se ao prazo; mais um fator a ser avaliado e escolhido entre curto, médio e longo prazo.
 As companhias que mantém uma visão para a RSE, e para preconizar falhas devem ter um investimentos em pessoas com motivadas a trabalhar e que tenham a responsabilidade com a questões que são preponderante no mundo de hoje.
CONCLUSÃO:
Então entende-se que é a integração do conjunto de políticas e ações de sustentabilidade social, econômica e ambiental de uma empresa ao seu modelo de negócios.
	  Que toda corporação tem que considerar o impacto das suas decisões na saúde, na retirada da matéria prima, no descarte do produto, na distribuição de serviços, onde há os envolvidos, que são fatores determinantes.
       Vimos que os Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis têm como foco avaliar o quanto a sustentabilidade e a responsabilidade social têm sido incorporadas nos negócios, auxiliando na definição de estratégias, políticas e processos.
	E todo os projetos foram baseado nesses indicadores que são organizados em quatro grandes dimensões, as quais são desdobradas em temas inspirados na Norma ISO 26000, os quais, por sua vez, desdobram-se em subtemas e, posteriormente, em indicadores. (DIMENSÃO, TEMA SUBTEMA, INDICADOR)
REFERÊNCIAS: 
- https://www.anpecom.com.br/6-exemplos-de-acoes-de-responsabilidade-social-para-pequenas-e-medias-empresas/ Cibele Lana. 06/02/2020.
- https://www.ethos.org.br/conteudo/indicadores/
- https://www3.ethos.org.br/wp-content/uploads/2013/08/Indicadores-Ethos-20131.pdf

Outros materiais