Buscar

ATIVIDADE 3_DIREITO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Imagine as seguintes situações hipotéticas:
a) Priscila foi contratada pela sociedade empresária YYY Ltda., por meio de contrato de experiência de 45 dias. Ao término do referido prazo, o empregador não pretendia mais dar continuidade ao contrato de trabalho e resolveu comunicar Priscila acerca do fim do contrato e da sua não renovação. Todavia, neste momento Priscila informa que está gestantes, com aproximadamente 4 semanas.
b) Pedro, recebeu o comunicado de dispensa da empresa em que trabalha, para cumprir o aviso prévio trabalhando, tendo optado pela redução de 7 dias corridos ao final do aviso. Ocorre que, depois de 5 dias da comunicação da dispensa, Pedro realizou sua candidatura ao cargo de dirigente sindical. 
c) Paulo era membro eleito da CIPA, representante dos trabalhadores da empresa XXX Ltda. Um mês após seu o término do seu mandato, Paulo realiza seu pedido de demissão.
d) João é empregado de uma empresa de TVs por assinaturas e internet, utilizando-se sempre do veículo da empresa para desenvolver seu trabalho. Todavia, João sofreu um acidente de trânsito, quando estava desenvolvendo seu trabalho, tendo ficado afastado por 30 dias. Após seu retorno do período de afastamento, chegou ao conhecimento da empresa que João estava cobrando valores dos clientes pelos serviços prestados, inclusive, com comprovantes de depósitos dos clientes na conta bancária de João e declarações por escrito de tais clientes.
Considerando os casos acima, indique as estabilidades existentes, com os respectivos períodos, bem assim, se a rescisão do contrato de trabalho será possível em cada um dos casos.
A – Estabilidade da gestante do primeiro dia de gestação até 120 dias da licença previdenciária, além disso deve-se observar as cláusulas da Convenção Coletiva se além deste período de estabilidade existe ainda um período defendido pelo Sindicato;
A) Priscila terá o direito a estabilidade provisória desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto. Este direito se dá inclusive no caso de contrato de experiência ou determinado, e no caso da Empresa ou Empregado aderirem ao programa Empresa Cidadã este período estende-se para mais 60 dias.
B – Pedro somente terá direito a estabilidade caso seja eleito.
C – É possível a demissão por parte do empregado com ciência do Sindicato da Categoria, para que no futuro Paulo não se arrependa e ingresse com ação trabalhista contra a Empresa, onde está deverá comprovar todos os requisitos;
D – João mesmo com a devida estabilidade por um ano que é de seu direito pelo Acidente de Trabalho, é possível a realização da rescisão por falta grave, ou seja , justa causa devido ao ato desta conduta .

Outros materiais