A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
20 pág.
REPRESENTAÇÃO DESCRITIVA I FINAL

Pré-visualização | Página 1 de 7

Disciplina:
	Representação descritiva I - Catalogação (19553)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:675892) ( peso.:3,00)
	Prova:
	34277747
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A catalogação cooperativa, idealizada em meados de 1850, onde o contexto de produção e disponibilização da informação era completamente limitado a um ambiente físico com documentos impressos, atualmente tem sido evidenciada com maior efetividade, em especial, pelos desdobramentos trazidos pelo advento das TIC e da internet. Com relação à catalogação cooperativa, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	A diminuição do retrabalho, no ato de catalogar um item informacional, é um de seus principais objetivos.
	 b)
	Atualmente, são ainda mais evidentes os esforços para que as bibliotecas se unam para efetivar uma maior integração das atividades relativas ao processamento técnico para potencializar a disseminação da informação e do registro bibliográfico.
	 c)
	O Serviço de Intercâmbio de Catalogação, conhecido como SIC, desenvolvido no Brasil, surgiu com a finalidade de aperfeiçoar o trabalho de catalogação, bem como o de facilitar a pesquisa bibliográfica em todos os níveis.
	 d)
	As primeiras notícias relativas à catalogação cooperativa foram protagonizadas pela atuação e esforços de Charles Cutter.
	2.
	Com a tecnologia e o uso da internet em evidência na grande maioria das bibliotecas e unidades de informação da atualidade, os catálogos podem ser acessados pelos usuários em qualquer lugar, dentro ou fora dos espaços físicos das bibliotecas. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) "Poupar o tempo do leitor", uma das Leis de Ranganathan, agora é uma realidade.
(    ) A "Portabilidade", uma das qualidades esperadas em um catálogo, passou a ser ainda mais efetiva com o escopo da tecnologia inerente aos catálogos.
(    ) No contexto tecnológico, é possível navegar e explorar informações dentro de um catálogo, mediante a disposição lógica dos dados bibliográficos e de autoridade para além do catálogo, em outros catálogos, mesmo fora da biblioteca.
(    ) A facilidade de manuseio de um catálogo não necessariamente precisa estar no foco de atenção do bibliotecário, a atenção deve ser deslocada para a abrangência da descrição bibliográfica contida em um catálogo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - V - V - V.
	3.
	Em conjunto com os demais procedimentos de processamento técnico, como a classificação e a indexação, a Representação Descritiva - Catalogação tem a função de fazer chegar ao usuário a informação detalhada e depurada, e, neste sentido, também é responsável, mesmo que de maneira indireta, pela produção de conhecimento. Diante disso, a interação entre o que é dado, informação e conhecimento está inerente às práticas da Representação Descritiva - Catalogação. Referente aos integrantes dessa interação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Dado.
II- Informação.
III- Conhecimento.
(    ) Informação não tratada, são elementos isolados e não apresentam uma mensagem ou significado.  
(    ) Resultante da interação do conjunto de informações, refere-se a um processo cognitivo que um indivíduo desenvolve mediante aprendizagens diversificadas.
(    ) Interação entre os vários dados tratados, ou seja, uma estruturação organizada dos dados.
(    ) Possuem significados que podem sugestionar afirmações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III - III.
	 b)
	III - I - I - II.
	 c)
	I - III - II - II.
	 d)
	II - III - II - I.
	4.
	O emprego de tecnologias capazes de atribuir semântica aos recursos informacionais possibilita uma recuperação mais eficiente no contexto digital, permitindo assim que as questões dirigidas a um sistema por meio de um mecanismo de busca obtenham respostas mais relevantes ao interesse de seu usuário. Relativo à estrutura tecnológica da Web Semântica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As linguagens para estruturar os conteúdos normalmente são criadas com a utilização do XML, uma metalinguagem capaz de definir linguagens de marcação.
(    ) É necessário dispor de uma ferramenta que ajude a extrair o significado da estrutura informacional, como o RDF.
(    ) As ferramentas que permitem a recuperação eficaz da informação são conhecidas como agentes inteligentes, que compreendem as informações sem a necessidade de supervisão humana e possuem a capacidade de interagir entre si e explorar o conteúdo da Web.
(    ) A linguagem OWL é utilizada para comparar, combinar e inferir nas informações estruturadas, em especial, quando se é conhecida a semântica associada a cada recurso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	F - F - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	5.
	A Web Semântica surgiu como uma das alternativas de se disponibilizar padrões que permitam organizar o complexo e inesgotável fluxo informacional no âmbito das redes de internet. Seus conceitos e potencialidades também têm sido direcionados para a adequação e evolução das práticas relativas à Representação Descritiva - Catalogação. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os pressupostos da Web semântica implicam em criar padrões que facilitem a interoperabilidade de informações entre agentes humanos e não humanos.
(    ) O emprego de tecnologias capazes de atribuir semântica aos recursos informacionais não possibilita, de maneira abrangente, uma recuperação mais eficiente da informação no contexto digital.
(    ) Com a Web Semântica, as informações dispersas na Internet são semanticamente descritas, de modo a serem recuperadas com maior eficiência e relevância por motores de busca. No entanto, a relevância informacional é sempre relativa e envolve fatores humanos, que dificilmente serão simulados com a mesma eficiência obtida pelas máquinas.
(    ) A sua proposta não é sobrepor as decisões criativas elaboradas pelas pessoas, mas, sim, facilitar as tarefas de reunir, organizar e selecionar as informações, efetivadas pelas pessoas no cotidiano.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	6.
	Os catálogos são os instrumentos mais antigos existentes nas bibliotecas, e as notícias de seu aparecimento como um instrumento com um pouco mais de estruturação técnica, apesar de embrionárias, acompanham o trabalho realizado na Biblioteca de Alexandria, quando, na organização de seu acervo, o bibliotecário elaborou um catálogo com a descrição dos autores das obras com ordenação alfabética. Relativo aos catálogos desenvolvidos na antiguidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os catálogos, na antiguidade, representavam, em vias práticas, teóricas e técnicas, apenas uma lista arranjada simbolicamente para a organização e recuperação do acervo.
(    ) Os catálogos eram elaborados para os bibliotecários organizarem os acervos e coleções, bem como direcionados aos usuários para que estes tivessem acesso à coleção.
(    ) Estes não eram projetados para servir ao usuário para que ele pudessem recuperar a informação.
(    ) Os catálogos, na sua versão mais embrionária, não podem ser considerados um produto advindo de um processo de catalogação propriamente dito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	7.
	Em um primeiro momento, a Representação Descritiva - Catalogação pode ser evidenciada como uma atividade e, até mesmo, uma subárea de conhecimento estritamente técnica. Contudo, o que precisa ser conduzido ao estudá-la e praticá-la, é que

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.