Buscar

atv 3 - METODOLOGIA CIENTIFICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Quais penas têm sido aplicadas aos condenados por porte de drogas psicoativas na Comarca Guaruja - SP, no período compreendido entre os anos de 2007 e 2018? Quais princípios jurídicos têm embasado tais condenações? 
Para responder essas questões, é preciso fazer uma pesquisa quantitativa, pelo método de estatística.
TIPO DE PESQUISA: Estatística
Esse método possibilita a junção dos dados coletados através de pesquisa realizada junto ao Fórum da cidade, onde constam as informações necessárias, nesse caso, a quantidade de casos julgados, as penas aplicadas, a separação de casos de porte de pequenas quantidades, de uso próprio, de tráfico e suas penas baseadas na legislação vigente para cada caso.
Como é um levantamento de dados num determinado período, delimitamos esse período querido, no caso entre os anos de 2007 a 2018, utilizando uma amostra de dados.
Amostra: subconjunto de elementos de uma população. Este subconjunto deve ter dimensão menor que o da população e seus elementos devem ser representativos da população. A seleção dos elementos que irão compor a amostra pode ser feita de várias maneiras e irá depender do conhecimento que se tem da população e da quantidade de recursos disponíveis. A estatística inferencial é a área que trata e apresenta a metodologia de amostragem.
ABORDAGEM: Quantitativa 
Vou coletar dados relativos a quantidade de casos e condenações e penas aplicadas.
A pesquisa quantitativa busca compreender os fenômenos a partir da tradução dos dados em métricas e números, ou seja, a análise feita a partir da quantificação dos dados.
Para isso, costuma-se usar gráficos, tabelas e porcentagens. De forma geral, utilizam instrumentos padronizados, como questionários. É mais comum em pesquisas das Ciências Exatas. https://blog.mettzer.com/metodologia-cientifica/#Levantamento
NATUREZA: Básica
A pesquisa básica objetiva gerar conhecimentos novos para o avanço da ciência. Contudo, não se preocupa com a aplicação prática desses conhecimentos.
Isso significa que a contribuição da pesquisa à ciência não é imediata. Normalmente, as pesquisas básicas envolvem verdades e valores universais. https://blog.mettzer.com/metodologia-cientifica/#Levantamento
OBJETIVO: Descritivo
A pesquisa descritiva é a que descreve um fenômeno ou objeto de estudo e analisa a relação entre suas variáveis.
Em termos gerais, a pesquisa científica apresenta o levantamento e o registro de características de um fenômeno. Como, por exemplo, a distribuição por gênero de específico grupo de consumidores de um produto. https://blog.mettzer.com/metodologia-cientifica/#Levantamento
PROCEDIMENTOS: Pesquisa Ex-Post Facto e de Levantamento.
Ex-Post Facto significa “a partir do fato passado”. A pesquisa Ex-Post Facto é realizada em momento posterior aos fatos e tem como objetivo analisar a existência de relações entre variáveis.
Essa pesquisa tem o objetivo de analisar os impactos de um fato passado no tempo atual, por isso, se caracteriza como uma investigação sistemática e empírica onde não se tem controle direto sobre as variáveis independentes, tendo em vista que já ocorreram suas manifestações, ou ainda porque tais variáveis não podem ser manipuladas. O principal objetivo da pesquisa ex-post-facto é investigar possíveis relações de causa e efeito entre um determinado fato identificado e um fenômeno que ocorre posteriormente. 
O levantamento é o questionamento direto com pessoas relevantes ao objeto de pesquisa. Após a coleta, é feita uma análise quantitativa dos dados obtidos.
A partir do levantamento feito com integrantes de um grupo pesquisado, obtém-se um censo. https://blog.mettzer.com/metodologia-cientifica/#Levantamento
A pesquisa de levantamento visa descrever a distribuição das características ou de fenômenos que ocorrem naturalmente em grupos da população. Nesse caso, descreverá o fenômeno do uso ou venda de drogas ilícitas, e a população de usuários ou traficantes.
Em seu viés de campo, ela se refere à solicitação de informações a um grupo de pessoas antecipadamente selecionadas, acerca de um problema de estudo.
As informações obtidas de um grupo significativo de pessoas sobre o problema em questão será analisado de forma quantitativa. Do modo a obter conclusões correspondentes aos dados coletados.
MÉTODO: Histórico
Foca em investigar acontecimentos, processos, instituições e ações passadas para entender a influência que exercem no presente. https://www.unasp.br/blog/entender-a-metodologia-cientifica-de-vez/
A partir desses dados pesquisados, montar gráficos cronológicos e comparar o aumento ou diminuição de casos com o passar dos anos.
BIBLIOGRAFIA
· https://blog.mettzer.com/pesquisa-de-levantamento/
· http://www.each.usp.br/rvicente/Guedes_etal_Estatistica_Descritiva.pdf
· https://www.unasp.br/blog/entender-a-metodologia-cientifica-de-vez/

Outros materiais