A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
AVALIAÇÃO DE PSICOLOGIA JURÍDICA

Pré-visualização | Página 1 de 2

QUESTIONÁRIO AVALIATIVO DE PSICOLOGIA JURÍDICA
01.Assinale a alternativa incorreta:
(A) Atualmente, a psicologia jurídica brasileira está presente em várias frentes: temos psicólogos jurídicos atuantes nas delegacias, penitenciárias, fóruns, em casos derivados de crimes ou não, tais como os casos da vara da infância e juventude e da vara da família.
(B) O psicólogo poderá propor soluções para os conflitos comportamentais, podendo, inclusive, elaborar procedimentos jurídicos. 
(C) O método apaqueano (método APAC) tem o trabalho no seu tripé, além da família e da religião.
(D) Os estudos psicossociais, nos casos de adoção, são realizados por meio de entrevistas, visitas ao domicílio do casal e análise de dados coletados através de valores, atitudes e crenças dos envolvidos no processo de adoção.
(E) O processo de habilitação para a adoção perpassa pelas três seguintes etapas: o pedido de inscrição; a participação no curso de preparação e o estudo psicossocial.
 
02. A (O) ______________________ é aplicada (o) aos que praticaram crime e, por serem portadores de doenças mentais, não podem ser considerados responsáveis pelos seus atos, portanto, devem ser tratados e não punidos.
(A) Medida de segurança.
(B) Psicologia aplicada à polícia.
(C) Avaliação forense.
(D) Psicologia forense.
(E) Direito penal.
 
03.Significa a ausência ou desintegração das normas sociais, que descreve patologias sociais da sociedade ocidental moderna, racionalista e individualista. Assinale a alternativa a que o enunciado da questão se refere.
(A) Psicanálise.
(B) Terapia.
(C) Anomia.
(D)Forense.
(E) Subjetividade.
 
04.Assinale a alternativa incorreta:
(A) Os CEJUSCs são unidades do Poder Judiciário.
(B) As áreas de Direito e Psicologia compartilham o mesmo objeto de estudo, ou seja, o ser humano.
(C) A medida de segurança é aplicada aos que praticaram crime. No caso de portadores de doenças mentais, não podem ser considerados responsáveis pelos seus atos, portanto, devem ser tratados e não punidos.
(D) A parceria entre Psicologia e Direito partilha, exclusivamente, de componentes psicológicos e jurídicos.
(E) O psicólogo jurídico poderá atuar em orfanatos, nos Conselhos Tutelares e dentro da Administração Pública em geral.
 
05.Assinale a alternativa incorreta:
(A) Para se chegar à justiça, a junção do Direito e da Psicologia é uma boa aliada, já ambas as áreas compartilham o mesmo objeto de estudo, ou seja, o ser humano.
(B) Os psicólogos jurídicos utilizam a perícia psicológica, que permite incluir no processo judicial informações que são desconhecidas pelo juiz de direito, tendo em vista que ultrapassam seu conhecimento técnico-jurídico.
(C) Há vários componentes psicológicos que rondam a realidade jurídica, pois a maioria das questões envolve problemas emocionais.
(D) Identifica-se a inserção de outros profissionais, além dos operadores do Direito, nos processos de mediação e conciliação.
(E) A Psicologia Jurídica se trata de uma ciência paralela ao Direito e questiona o Direito, sempre que necessário.
 
06.Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma das atribuições do psicólogo jurídico.
(A) Assessora autoridades judiciais no encaminhamento a terapias psicológicas, quando necessário.
(B) Assessora na formulação, revisão e execução de leis. 
(C) Cuida das pessoas nas organizações (empresas). 
(D) Colabora na formulação e implantação das políticas de cidadania e direitos humanos.
(E) Participa da elaboração e execução de programas socioeducativos destinados a crianças de rua, abandonadas ou infratoras.
 
07.Os psicólogos jurídicos utilizam a _________________________, que permite incluir no processo judicial informações que são desconhecidas pelo juiz de direito, tendo em vista que ultrapassam seu conhecimento técnico-jurídico.
(A) Análise da legislação.
(B) Perícia psicológica.
(C) Auditoria psicológica.
(D) Observação psicológica.
(E) Análise ambiental.
 
 
08.O psicológico deverá agir com a ética, levando em conta tanto as mudanças da consciência humana como as obrigações sociais do ser humano. Havendo transgressão desses fatores, o profissional irá responder a processo administrativo, com ampla defesa e o contraditório, podendo ser sancionado com base no art. 21 do CEPP: 
Art. 21 – As transgressões dos preceitos deste Código constituem infração disciplinar com a aplicação de determinadas penalidades, na forma dos dispositivos legais ou regimentais.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma das referidas penalidades:
(A) Advertência.
(B) Cassação do exercício profissional.
(C) Suspensão do exercício profissional, por até 30 (trinta) dias.
(D) Multa.
(E) Censura privada ou particular.
 
09.“Através dela consegue-se obter informações relevantes sobre a história de vida do indivíduo, e esses dados são importantes no entendimento das motivações que o levaram a praticar determinado ato, crime ou não.”
Assinale a alternativa a que o enunciado da questão se refere:
(A) Entrevista.
(B) Periculosidade.
(C) Testagem.
(D) Ressocialização.
(E) Fatores de risco.
 
10.Algumas particularidades são encontradas na prática psicológica pericial, a saber: a ausência da queixa clínica, havendo apenas dúvidas do magistrado, e o fato do objeto de estudo envolver questões jurídico-psicológicas e questões sociais. Essa parceria entre Psicologia e Direito partilha de determinados componentes. Assinale a alternativa que corresponde aos referidos componentes:
(A) Psicológicos; sociais e endógenos.
(B) Organizacionais; sociais e jurídicos.
(C) Psicológicos; exógenos e jurídicos.
(D) Trabalhistas; sociais e jurídicos.
(E) Psicológicos; sociais e jurídicos.
11.O indivíduo passa a receber a influência de vários fatores que interferem e contribuem para mudanças em seu comportamento. Esses fatores podem ser:
(A) Família e trabalho.
(B) Criminais e comportamentais.
(C) Exógenos e endógenos.
(D) Jurídicos e criminais.
(E) Jurídicos e psicológicos.
12.Assinale a alternativa incorreta:
(A) Nas ações de família, especificamente, não se utiliza a solução consensual da controvérsia, devido à complexidade que envolve questões familiares.
(B) A Psicologia Jurídica atua também no Direito do Trabalho. O psicólogo pode atuar como perito em processos trabalhistas com relação às condições de trabalho e como elas reverberam na saúde mental do indivíduo. 
(C) Através da interdição, busca-se a declaração da incapacidade de determinada pessoa dentro de sua vida civil com a nomeação de um curador que se torna o responsável por essa pessoa.
(D) A guarda unilateral será atribuída ao genitor que revele melhores condições para exercê-la e, objetivamente, mais aptidão para propiciar aos filhos os seguintes fatores: afeto nas relações com o genitor e como o grupo familiar; saúde e segurança e educação.
(E) Os presos devem ter seus direitos humanos básicos assegurados, como o direito de acesso à alimentação, vestimenta, chamamento pelo nome, contato com o mundo exterior, dentre outros, que na prática acabam não sendo garantidos, encontrando-se apenas uma realidade de descaso e desrespeito ao preso.
13.Assinale a alternativa incorreta:
(A) A função dos psicólogos nos presídios é fazer o acompanhamento de presos e familiares que necessitam auxílio psicológico, bem como verificar se há possibilidade do apenado retornar ao convívio em sociedade através do laudo criminológico.
(B) A Psicologia de Trânsito é uma das especialidades da Psicologia reconhecidas na Resolução CFP nº 014/00, do Conselho Federal de Psicologia – CFP.
(C) A ressocialização possui um papel notório para os infratores, possibilitando, em tese, que eles não reincidam.
(D) O objetivo básico do serviço de Psicologia é o de elaborar um esboço o mais fidedigno possível acerca da situação das pessoas envolvidas, definido através de um laudo fundamentado dotado de características psicológicas de cada caso.
(E) Cada unidade dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania terá a opção de adotar ou não setor de solução de conflitos pré-processual, de solução de conflitos processual e de cidadania.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.