Buscar

Análise das Demonstrações Financeiras aula 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Quocientes de rentabilidade
São aplicados para evidenciar a capacidade econômica da empresa, ou seja, demonstram o grau de êxito obtido pelo capital investido na empresa.
A rentabilidade do capital investido é conhecida pelo confronto entre contas ou grupos de contas das Demonstrações do Resultado do Exercício ou correlacionando-as com grupos do Balanço Patrimonial.
Giro do Ativo
O quociente do Giro do Ativo identifica a proporção existente entre o volume das vendas e os Investimentos totais realizados na empresa, ou seja, o quanto a empresa vendeu para cada $1,00 de investimento total.
Interpretação: Quanto Maior, Melhor.
Margem Líquida
O quociente demonstra a margem de lucratividade em função do seu faturamento, ou seja, o quanto a empresa obteve de Lucro Líquido para cada $1 vendido.
Interpretação: Quanto Maior, Melhor.
Uma vez analisada a Margem Líquida, em conjunto com o Giro do Ativo, pode-se perceber que, quando o Giro do Ativo for superior a 1 e a Margem Líquida estiver muito abaixo de 1, a aparente situação positiva da Margem Líquida pode não ser suficiente para cobrir os seus custos.
Outra observação da análise em conjunto dos quocientes de Giro de Ativo e Margem Líquida refere-se que, embora um Giro de Ativo revele que as vendas tenham sido baixas em relação ao Capital Total investido, essas foram suficientes para cobrir os custos necessários à sua obtenção e permitiram até uma margem de lucro.
Portanto, é importante analisar em conjunto, o Giro do Ativo e a Margem Líquida, de modo a diagnosticar se a venda foi suficiente para cobrir os investimentos, como também para cobrir os custos e contribuir para a margem de lucros.
Margem de Lucro Genuinamente Operacional (MGO)
Esse quociente indica o ganho da empresa que efetivamente decorre da atividade operacional em relação a seu faturamento.
A MGO representa a competência da atividade verdadeiramente operacional da empresa em gerar resultado com suas vendas.
Interpretação: Quanto Maior, Melhor.
Rentabilidade do Ativo
Refere-se ao potencial de geração de lucros, ou seja, para cada $1 de investimentos totais o quanto a empresa obteve de lucro líquido.
A interpretação deste quociente deve estar direcionada para apurar o tempo necessário a fim de que haja retorno dos Capitais Totais (Próprios e de Terceiros) investidos na empesa.
Rentabilidade do Patrimônio Líquido
O quociente trata-se da taxa de rentabilidade obtida pelo Capital Próprio investido na empresa, ou seja, o quanto a empresa gerou de Lucro Líquido para cada $1 de Capital Próprio investido.
Para uma análise mais apurada pode-se considerar, para fins de cálculo, o valor médio do Patrimônio Líquido quando possível. A fórmula do Patrimônio Líquido Médio pode ser representada da seguinte maneira:
Alavancagem Financeira
Tem por finalidade medir a eficiência na aplicação dos recursos obtidos de terceiros e seus reflexos na melhoria do retorno dos capitais próprios.
Geralmente, o que determina vantagem ou desvantagem, na utilização dos capitais de terceiros, são os encargos financeiros. A utilização dos capitais alheios deve gerar ganho suficiente para cobrir os encargos por eles originados.
EBITDA ou LAJIDA
Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, como sendo um parâmetro informativo de aproximação do caixa gerado pela atividade operacional e calculado a partir das informações contábeis do demonstrativo de resultado. Pode ser apurado de duas maneiras: de cima para baixo e de baixo para cima.
Apesar do EBITDA ser amplamente utilizado por diversas empresas e analistas, este indicador não deve ser utilizado como a mais importante ou exclusiva escolha para analisar o desempenho e a precificação das empresas.
Algumas avaliações devem ser feitas, especialmente no mercado acionário, em relação ao lucro líquido e à capacidade de pagamento de dividendos, que só devem ser repassados aos acionistas após o pagamento de juros e impostos.
Economic Value Added (EVA)
EVA (economic value added): valor econômico agregado ou adicionado é o lucro operacional após o Imposto de Renda menos o custo tanto do capital próprio quanto de capital de terceiros.
Este índice revela a capacidade da empresa de arcar com todas as suas despesas, remunerar o capital próprio e gerar resultados positivos. O EVA apura o desempenho da empresa, medido pelo resultado obtido menos o custo do financiamento de capital (próprio) da empresa.

Outros materiais