Buscar

A1 - Desenvolvimento Humano e Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 - Desenvolvimento Humano e Social
Pergunta:
De acordo com os conteúdos da Unidade 1, a escola é uma instituição social que molda e normatiza o indivíduo. Contudo, o ambiente escolar não está descolado da realidade social, trazendo para o seu interior as desigualdades vistas no corpo da sociedade. Os currículos escolares também mostram esse cenário, muitas vezes privilegiando grupos sociais em detrimento de outros silenciados, emergindo assim a necessidade de ações que viabilizem um ensino mais democrático. A Lei nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições de ensino, surge nesse contexto em que a superação da visão tradicional eurocêntrica da cultura brasileira é tratada como um desafio. 
Deste modo, elabore um texto buscando responder: De que modo as escolas, enquanto instituições sociais, podem contribuir para o enfrentamento às desigualdades sociais? Como outras instituições, por exemplo, o Estado e a família, poderiam realizar articulações com a instituição escolar, contribuindo para o enfrentamento às desigualdades e por meio de quais ações concretas isto se realizaria.
Resposta:
 A escola, a família e as instituições religiosas são as primeiras instituições sociais que fazemos parte na vida, logo elas influenciam nossos costumes. É dever da escola contribuir para o enfrentamento das desigualdades sociais, seja ela qual for. Quando analisamos o ensino público, percebemos que as desigualdades sociais continuam perpetuando no Brasil. Apenas uma mínima porcentagem de alunos com baixa renda no país adquirem um nível educacional que os prepara para oportunidades profissionais. Cada desigualdade social impacta de alguma forma o sistema escolar e desde o passado do Brasil, os impactos quase sempre serão para ao mais pobres, negros e periféricos. Pois além da exclusão à educação, também existe a exclusão dentro do sistema escolar, onde determinado grupo recebe uma qualidade de ensino, de melhor ou menor qualidade. Para que a nossa sociedade se torne menos desigual, a escola precisa ter um ensino que priorize a liberdade, igualdade e pluralidade, o que inclusive já é lei.
 O Estado precisava contribuir para a redução das desigualdades sociais, seja por meio de decretos e leis que priorizem melhores oportunidades para jovens e crianças, além de possibilitar o acesso à uma educação de qualidade, que é um direito básico. A família deve motivar e encorajar os jovens a estudar, se qualificar e compreender seus direitos e deveres. Uma criança que cresce em uma família compreensível, com valores justos, que ensina sobre o respeito com todos e seus direitos e deveres, tem grandes chances de se tornar uma pessoa que coopera para uma sociedade menos desigual e que conquistará seus objetivos profissionais e pessoais.
 A escola, o Estado e a família precisam agir contra essas desigualdades para futuramente, esse ciclo não voltar a acontecer. Além das instituições sociais, esse é um dever de todos nós, enquanto cidadãos do Brasil.
Fontes de Pesquisa:
https://fundacaolemann.org.br/noticias/pobreza-desigualdade-e-o-potencial-das-escolas-publicas
https://jus.com.br/artigos/64566/a-influencia-da-estrutura-familiar-e-a-atenuacao-da-desigualdade-social-como-redutores-da-criminalidade/2

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes