Buscar

APOL 01 QUIMICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)Podemos considerar o Livro Traité Élémentaire de Chimie de Antoine Laurent Lavoisier, o qual foi publicado em 1789, como a primeira formalização de uma classificação de elementos químicos. Neste livro foram apresentadas 33 substâncias que não podiam ser decompostas por reações químicas, as quais chamou de substâncias simples. Lavoisier as classificou em quatro grupos dos quais três até hoje fazem parte da classificação periódica dos elementos, dentre os quais se destacam:
	B
	Substâncias simples e substâncias compostas.
(Conforme Aula 3, Tema 2, Item 2.1) 
2) Sempre que átomos ou íons estão ligados uns aos outros, dizemos que existe uma ligação química entre eles. Com relação as ligações químicas, as ligações metálicas são caracterizadas por um mar de elétrons retendo na estrutura cátions. Estes elétrons são chamados de elétrons ligantes e estão relativamente livres para mover-se pela estrutura tridimensional do metal. Em função do exposto, identificar as substâncias formadas apenas por ligação metálica.
	
	B
	AlMg, SnPb, ZnCu, CuSn
Conforme Aula 2, Tema 1, Transparência 3, AlMg, SnPb, ZnCu, CuSn são formados por ligação metálica. 
3)Levando em conta que o Zircônio (Zr) tem eletronegatividade 1,4, que tipo de ligação fará com o Nióbio (Nb), que tem eletronegatividade 1,6? 
	C
	Ligação metálica, visto que o Zr exercerá baixa atração aos elétrons, sendo que o Nb exercerá atração também baixa aos elétrons e assim ocorrerá ligação pelo mar de elétrons perdidos por ambos.
(Conforme Aula 2, Tema 4) 
4)Em 1864, o químico inglês John Alexander Reina Newlands publicou uma série de artigos no periódico Chemical News. Em seus artigos defendeu a ideia de que os elementos conhecidos na época poderiam ser ordenados em oito grupos, em ordem crescente das massas atômicas, sendo que cada oitavo elemento apresentaria propriedades semelhantes ao elemento que estava, na mesma linha, ocupando a mesma posição na coluna anterior, estabelecendo qual Lei? 
	C
	Lei da periodicidade dos elementos.
(Conforme Aula 3, Tema 2, Item 2.1) 
5)O orbital s é denominado sharp (nítido), tendo sido o primeiro tipo de orbital detectado, gerando as raias espectrais de elementos simples como o hidrogênio. Está presente nos sete níveis principais de energia ao redor do núcleo, havendo então os orbitais 1s, 2s, 3s, 4s, 5s, 6s, 7s. Sobre este orbital temos que: 
	A
	Para este orbital há a probabilidade de estarem presentes no máximo dois elétrons. O orbital s possui simetria esférica ao redor do núcleo.
Aula 1, Tema 3, Item 3.1 
6)O tipo de ligação que forma os materiais metálicos é a Ligação Metálica. Vamos lembrar que é o tipo de ligação caracterizada por forças interatômicas relativamente intensas com origem na partilha, entre cátions, de elétrons posicionados na nuvem eletrônica de forma deslocalizada. O modelo mais simples que explica esta ligação é o modelo de mar de elétrons, pelo qual uma rede de cátions é envolta por um “mar de elétrons”. Em função disso, os materiais metálicos terão: 
(Conforme Aula 2, Tema 5, Ítem 5.3) 
	A
	Elétrons livres, sendo bons condutores de calor e eletricidade. 
7)Elementos com 1 a 3 elétrons na camada de valência terão estes elétrons fracamente ligados ao núcleo, e, consequentemente, quando receberem energia, irão perdê-los, pois “pularão” para fora da estrutura atômica. Assim, passarão a ter um número menor de elétrons do que o de prótons no núcleo, passando a serem ionizados positivamente, ou seja, a se comportarem como íons de carga positiva. Como são chamados estes íons? 
	B
	Cátions
Aula 2, Tema 2, Item 2.1 
8)O tipo de ligação que forma os plásticos de engenharia é a Ligação Molecular. Vamos lembrar que é o tipo de ligação que ocorre por força de atração entre dois polos permanentes, gerados pela assimetria na distribuição de elétrons nas nuvens eletrônicas de átomos ligados de forma covalente, ou seja, força de atração dipolo-dipolo. A força de atração entre moléculas ligadas desta forma é conhecida como Força de Van der Waals. Em função disso, os plásticos de engenharia terão: 
	A
	Baixa energia de ligação, sendo materiais de baixo ponto de fusão, mais moles que os outros materiais e mais flexíveis.
(Conforme Aula 2, Tema 5, Item 5.2) 
9)Levando em conta que o Hidrogênio (H) tem eletronegatividade 2,1, que tipo de ligação fará com o Cloro (Cl), que tem eletronegatividade 3,0? 
	D
	Ligação covalente, visto que o H exercerá elevada atração aos elétrons , sendo que o Cl exercerá atração ainda maior aos elétrons e assim ocorrerá o compartilhamento de elétrons.
(Conforme Aula 2, Tema 3) 
10)Em função da representação do elemento Césio (133Cs55) afirma-se que terá: 
	B
	55 prótons, 55 elétrons e 78 nêutrons.
(Conforme Aula 1, Tema 5, Item 5.1)

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes