Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Desafio: NASCIMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
 A devastação ambiental iniciou-se com a Revolução Industrial (entre 1750 e 1850), no entanto, a preocupação com a questão ambiental surgiu nos países desenvolvidos após a grande destruição causada pela Segunda Guerra Mundial (1939-1945). No Brasil, o tema só passou a ser tratado pelo governo, mesmo que, timidamente, na década de 1980. Na década anterior, o governo federal construiu a Rodovia Transamazônica, que foi a primeira grande investida de destruição da maior floresta do mundo. Não houve qualquer oposição, pois era um governo autoritário, também a própria sociedade não via a proteção da floresta como um problema político.
Nesse sentido:
- Analise os motivos que levam ao nascimento de políticas públicas, especialmente na questão ambiental.
Políticas Públicas são diretrizes e princípios norteadores da ação do poder público. No tocante às questões ambientais, a proposta para uma política para o ambiente, em um país, é motivada por fatores como a conscientização dos governantes sobre o tema e influências externas a que seu governo está atrelado. A Política Pública Ambiental é o documento estratégico da gestão ambiental e transcende o debate sobre os problemas de preservação ambiental, ou seja, dar-se-á pleno enfoque à gestão ambiental.
A formulação e implementação de políticas públicas ambientais é fundamental para o estabelecimento de planos, programas, políticas de desenvolvimento além de diminuir os impactos danosos da ação humana no meio ambiente.
- Escolha uma grande cidade ou metrópole e formule uma estratégia de política pública para diminuir os efeitos e danos ao meio ambiente causados pela emissão de gás carbônico gerado pelos automóveis. Leve em conta os diferentes interesses envolvidos nessa formulação.
A poluição do ar é um fenômeno decorrente, principalmente, da atividade humana em vários setores, agravada pelo crescimento populacional e econômico, pelas grandes inovações tecnológicas e a rápida industrialização, que a tornaram uma preocupação crescente, pois seus efeitos são claramente perceptíveis e sentidos por toda a sociedade, sejam crianças, adultos e idosos. Um dos maiores problemas ambientais atualmente é a poluição do ar. Os veículos automotores são a principal fonte de poluição atmosférica e de ruído neste sentido vamos citar a cidade São Paulo.
Vá de carona para o trabalho: O hábito de compartilhar caronas é uma solução inteligente para diminuir os impactos ambientais gerados pelo excesso de veículos em circulação. Existem aplicativos de caronas corporativas para você chegar ou sair do serviço de um jeito fácil, prático e seguro.
Considere também ir de bike: Já pensou que maravilha não ter que se preocupar com combustível, seguro, IPVA, estacionamento, flanelinha, entre várias outras despesas? Saindo de bike você deixa todos esses problemas para trás. É claro que uma bicicleta segura e bem equipada também demanda investimento e manutenção nem se compara aos custos do carro.
Utilize o transporte público: Como vimos, o universo dos automóveis e a indústria de transportes são responsáveis por grande parte do CO2 que polui a atmosfera. Isso acontece por conta do processo de queima dos combustíveis (gasolina, álcool, diesel etc.). Portanto, quanto menos veículos estiverem em circulação, melhor é para o planeta.

Mais conteúdos dessa disciplina