Buscar

Parâmetros L1 PROVA II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Parâmetros de Ensino em Língua Brasileira de Sinais como L1 (
	Avaliação:
	Avaliação II - 
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A proposta bilíngue exige um compromisso sociopolítico-acadêmico que contemple a integridade e a diferença entre as modalidades das línguas envolvidas no processo, bem como a formação de professores bilíngues, professores de libras e intérpretes, pois para haver uma educação bilíngue se fazem necessários esses profissionais na escola. Sobre o bilinguismo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para profissionais bilinguistas, é unânime que as teorias psicológicas e linguísticas adotadas sejam baseadas no gerativismo.
	 b)
	Para os estudiosos que defendem o bilinguismo, os surdos devem aceitar e assumir sua surdez, mas precisam buscar uma vida semelhante à do ouvinte.
	 c)
	O bilinguismo, mesmo ocupando um grande espaço no cenário científico mundial, não despertou interesse de pesquisadores sobre surdez e língua de sinais sob a ótica da filosofia bilíngue.
	 d)
	O conceito mais importante que a filosofia bilíngue traz é de que os surdos formam uma comunidade com cultura e língua próprias.
	2.
	Com o fim da Idade Média, há um começo para a educação de surdos. Em 700 d.C. John Beverley ensinou um surdo a falar. No Renascimento, a surdez passa a ser tratada pelos médicos e analisada pela ciência. Em Constantinopla, os surdos realizavam alguns serviços para a corte, sendo introduzidos no mercado de trabalho. Sobre a história da educação de surdos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	No ano de 1864, foi fundada na Europa a primeira universidade nacional para surdos, no Instituto de Surdos-mudos de Paris.
	 b)
	A partir de 1821, todas as escolas públicas americanas passaram a mover-se em direção à American Sign Language (ASL), que sofreu muita influência do francês sinalizado.
	 c)
	Em 1620, Pedro Ponce de Leon publicou, na Espanha, o livro Reduccion de las letras y artes para enseñar a hablar a los mudos, que trata da invenção do alfabeto manual.
	 d)
	No Brasil, o Instituto Nacional de Surdos-mudos, hoje Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), foi um dos únicos que não seguiram a tendência do Oralismo, estabelecida pelo Congresso de Milão, em 1880.
	3.
	No Brasil, o panorama nacional passou, nas últimas décadas, por várias transformações devido às influências de pesquisas e estudos realizados na área da linguística aplicada em relação ao ensino-aprendizagem de línguas orais e da língua de sinais pelas necessidades impostas pelas comunicação e da informação. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Nenhuma abordagem vai ajudar a comunicação do ensino e aprendizagem da língua de sinais diante de um contexto.
	 b)
	Essa abordagem diz respeito ao conjunto de conceitos que têm por base os aspectos cruciais no aprender e ensinar uma nova língua.
	 c)
	Todas as abordagens falam de uma visão ou de um panorama que discrimina os estudos na área da linguística.
	 d)
	Todos os métodos são transformações diante de um cenário que há muitos anos vem influenciando pesquisas com relação ao ensino.
	4.
	Devido à utilização, pela comunidade surda, de sua língua materna - Libras, acredita-se que esta ainda não teve sua ascensão, porém encontra-se em um crescente constante. Isso se deve à lei para surdos, conhecida como Lei de Libras. Quadros (1997, p. 27), adepta do bilinguismo, destaca que: "[...] é um axioma afirmar que a língua materna - língua natural - constitui a forma ideal para ensinar uma criança [...] Obrigar um grupo a utilizar uma língua diferente da sua, mais do que assegurar a unidade nacional, contribui para que esse grupo, vítima de uma proibição, segregue-se cada vez mais da vida nacional." Em comparação com as demais línguas, analise as sentenças a seguir:
I- A única diferença da Libras é que as informações são transmitidas simplesmente pela escrita.
II- A única diferença da Libras é que as informações são transmitidas aos olhos, e não aos ouvidos.
III- Não existe diferença entre a Libras e as demais línguas.
IV- A única diferença da Libras é que as informações não são transmitidas aos olhos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: QUADROS, R. M. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	5.
	As línguas de sinais, entre elas a Libras, parecem apresentar especial interesse nas pesquisas linguísticas dentro da perspectiva gerativista. As línguas de sinais podem ser exemplos de línguas que fortalecem a proposta gerativista quanto à existência de um módulo da linguagem na mente/cérebro do ser humano. Considerando que o processo de aquisição das línguas de sinais é análogo ao processo de aquisição das línguas faladas, quais são os estágios adotados nos estudos sobre a aquisição da linguagem?
	 a)
	Período pré-linguístico, estágio das primeiras combinações, estágio das múltiplas combinações.
	 b)
	Período pré-linguístico, estágio de uma palavra, estágio das primeiras combinações, estágio das múltiplas combinações.
	 c)
	Período pré-linguístico, estágio de uma palavra, estágio das múltiplas combinações.
	 d)
	Período pré-linguístico, estágio de uma palavra, estágio das primeiras combinações.
	6.
	A alfabetização é o processo de aprendizagem em que se desenvolve a habilidade de ler e escrever, já o letramento desenvolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais, em que o indivíduo pode se constituir como sujeito. Assim, uma das principais diferenças está na qualidade do domínio sobre a leitura e a escrita. Enquanto o sujeito alfabetizado sabe codificar e decodificar o sistema de escrita, o sujeito letrado vai além, é capaz de dominar a língua no seu cotidiano, nos mais distintos contextos. Dessa forma, o ensino de línguas precisa estar atrelado ao fazer diário, e esse deve ser envolvido no processo de alfabetização e letramento do surdo. Tendo em vista a função da alfabetização no processo de letramento em sinais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A escrita das línguas de sinais é composta somente por três configurações de mãos básicas, sendo uma com o punho da mão fechado, outra com o punho aberto, e a terceira com o dedo estendido.
(    ) É primordial focar na alfabetização e no letramento para que o sujeito se veja no processo educacional e ao mesmo tempo se torne reflexivo quanto ao processo de ensino e aprendizagem como um todo.
(    ) O SignWriting, sistema de escrita para escrever línguas de sinais, pode registrar somente a língua de sinais desenvolvida na Dinamarca, país onde foi desenvolvido.
(    ) O SignWriting é um sistema de escrita para escrever línguas de sinais que possibilita expressar os movimentos, as formas das mãos, as marcas não manuais e os pontos de articulação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	7.
	Atualmente, lutamos por um contexto bilíngue da criança surda, em que ela se configura na coexistência da língua brasileira de sinais e da língua portuguesa. No cenário nacional, não basta simplesmente decidir se uma ou outra língua passará a fazer ou não parte do programa escolar, mas sim tornar possível a coexistência dessas línguas reconhecendo-as de fato. Por que a Língua de Sinais Brasileira é considerada uma língua natural?
	 a)
	Ela mantém uma interdependência com a língua oral.
	 b)
	Ela apresenta configuração de mão e expressão facial, aspectos suficientes para caracterizarmos uma Língua de Sinais.
	 c)
	Ela apresenta os parâmetros sintático e semântico.
	 d)
	Ela apresenta todos os parâmetros linguísticos das línguas naturais.
	8.
	Existem metodologias ligadas a diversas áreas de pesquisa. Uma metodologia de pesquisa pode variarde acordo com a sua natureza empírica. Assim, uma pesquisa pode ser qualitativa, quantitativa, básica ou aplicada. A metodologia científica é a disciplina que trata de um determinado método científico, pois a estrutura da ciência se baseia nas análises e  fenômenos e na organização dos princípios, e processos racionais e experimentos. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A partir de estudos temos essa técnica de investigação, e através de pesquisas temos os resultados
	 b)
	Permite, por meio da investigação científica, a aquisição do conhecimento científico.
	 c)
	Análise de experiências embasadas em técnicas de estudo para contribuir com a pesquisa
	 d)
	Não permite uma análise, pois se sobrepõe à pesquisa qualitativa e busca soluções na pesquisa bibliográfica.
	9.
	De acordo com Lacerda (1998), a metodologia bilíngue destaca que os surdos adquirem conhecimentos por meio do canal visual, e a mistura entre línguas, utilizada na Comunicação Total, dificultava a aquisição de conhecimentos pelos surdos, pois cada língua tem características próprias e independentes, tornando-se, assim, impossível falar ambas as línguas (sinalizada e oral) ao mesmo tempo no âmbito escolar. O ensino bilíngue para surdos indica que o Português deve ser ensinado como segunda língua. Sobre o que deve ser evitado nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação de surdos. Caderno Cedes, vol. 19, n 46. Campinas, 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000300007. Acesso em: 2 jun. 2020.
	 a)
	Que o ensino da Língua Portuguesa, na modalidade escrita, seja apresentado da mesma forma como é ensinado aos alunos ouvintes.
	 b)
	Que os profissionais envolvidos sejam bilíngues e privilegiem a interação em língua de Sinais.
	 c)
	Que o aluno surdo domine primeiramente a Língua de Sinais e participe do contexto escolar com currículo voltado ao ensino de uma segunda língua.
	 d)
	Que o domínio da Língua Portuguesa seja fator de ampliação de participação social dos surdos.
	10.
	O intérprete de língua de sinais pode atuar na educação infantil, na educação fundamental, no ensino médio, no nível universitário e na pós-graduação. No que se refere ao intérprete educacional, analise as afirmativas a seguir:  
I- O intérprete educacional deve assumir funções de disciplinar os alunos, realizar atividades extraclasses e tutorar os alunos, pois a escola e o professor desconhecem as especificidades da língua de sinais e da cultura surda.  
II- O intérprete educacional deve intermediar as relações entre professor e alunos surdos e destes com os colegas ouvintes.
III- O intérprete educacional tem um papel restrito à interpretação, e ao professor cabe a função de todo o processo de ensino e aprendizagem.  
IV- O intérprete educacional poderá exercer a função de professor de surdos, desde que atue em outro turno em sala de aula.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
Parte inferior do formulário
Disciplina:
 
Parâmetros de Ensino em Língua Brasileira de Sinais como L1 (
 
Avaliação:
 
Avaliação II 
-
 
 
 
 
Legenda:
 
 
Resposta Certa
 
 
Sua Resposta Errada
 
 
1.
 
A proposta bilíngue exige um compromis
so sociopolítico
-
acadêmico que contemple 
a integridade e a diferença entre as modalidades das línguas envolvidas no processo, 
bem como a formação de professores bilíngues, professores de libras e intérpretes, 
pois para haver uma educação bilíngue se fazem 
necessários esses profissionais na 
escola. Sobre o bilinguismo, assinale a alternativa CORRETA:
 
 
a)
 
Para profissionais bilinguistas, é unânime que as teorias psicológicas e 
linguísticas adotadas sejam baseadas no gerativismo.
 
 
b)
 
Para os estudiosos que defendem o bilinguismo, os surdos devem aceitar e 
assumir
 
sua surdez, mas precisam buscar uma vida semelhante à do ouvinte.
 
 
c)
 
O biling
uismo, mesmo ocupando um grande espaço no cenário científico 
mundial, não despertou interesse de pesquisadores sobre surdez e língua de sinais 
sob a ótica da filosofia bilíngue.
 
 
d)
 
O conceito mais importante que a filosofia bilíngue traz é de que os surdos 
formam uma comunidade com cultura e língua próprias.
 
 
2.
 
Com o fim da Idade Média, há um começo para a educação de surdos. Em 700 d.C. 
John Beverley ensinou um surdo a falar. No Renascimento, a surdez passa a ser 
tratada pelos médicos e ana
lisada pela ciência. Em Constantinopla, os surdos 
realizavam alguns serviços para a corte, sendo introduzidos no mercado de trabalho. 
Sobre a história da educação de surdos, assinale a alternativa CORRETA:
 
 
a)
 
No ano de 1864, foi fundada na Europa a primeira universidade nacional para 
surdos, no Instituto de Surdos
-
mudos de Paris.
 
 
b)
 
A partir de 1821, todas as escolas públicas americanas passaram a mover
-
se em 
direção à American Sign Language (ASL), que sofreu muita influência do francês 
sinalizado.
 
 
c)
 
Em 1620, Pedro Ponce de Leon publicou, na Espanha, o livro Reduccion de las 
letras y artes para enseñar a hablar a los mudos, 
que trata da invenção do alfabeto 
manual.
 
 
d)
 
No Brasil, o Instituto Nacional de Surdos
-
mudos, hoje Instituto Nacional de 
Educação de Surdos (INES), foi um dos únicos que não seguiram a tendência do 
Oralismo, estabelecida pelo Congresso de Milão, em 1880.
 
 
3.
 
No Brasil, o panorama nacional passou, nas últimas décadas, por várias 
transformações devido às influências de 
pesquisas e estudos realizados na área da 
linguística aplicada em relação ao ensino
-
aprendizagem de línguas orais e da língua 
de sinais pelas necessidades impostas pelas comunicação e da informação. Sobre o 
exposto, assinale a alternativa CORRETA:
 
 
a)
 
Nenhuma abordagem vai ajudar a comunicação do ensino e aprendizagem da 
língua de sinais diante de um contexto.
 
 
b)
 
Essa abordagem diz respeito ao conjunto de conceitos que têm por base os 
aspectos cruciais no ap
render e ensinar uma nova língua.
 
 
c)
 
Todas as abordagens falam de uma visão ou 
de um panorama que discrimina os 
Disciplina: 
Parâmetros de Ensino em Língua Brasileira de Sinais como L1 ( 
Avaliação: Avaliação II - 
 
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. A proposta bilíngue exige um compromisso sociopolítico-acadêmico que contemple 
a integridade e a diferença entre as modalidades das línguas envolvidas no processo, 
bem como a formação de professores bilíngues, professores de libras e intérpretes, 
pois para haver uma educação bilíngue se fazem necessários esses profissionais na 
escola. Sobre o bilinguismo, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) 
Para profissionais bilinguistas, é unânime que as teorias psicológicas e 
linguísticas adotadas sejam baseadas no gerativismo. 
 b) 
Para os estudiosos que defendem o bilinguismo, os surdos devem aceitar e 
assumir sua surdez, mas precisam buscar uma vida semelhante à do ouvinte. 
 c) 
O bilinguismo, mesmo ocupando um grande espaço no cenário científico 
mundial, não despertou interesse de pesquisadores sobre surdez e língua de sinais 
sob a ótica da filosofia bilíngue. 
 d) 
O conceito mais importante que a filosofia bilíngue traz é de que os surdos 
formam uma comunidade com cultura e língua próprias. 
 
2. Com o fim da Idade Média, há um começo para a educação de surdos. Em 700 d.C. 
John Beverley ensinou um surdo a falar. No Renascimento, a surdez passa a ser 
tratada pelos médicos e analisada pela ciência. Em Constantinopla, os surdos 
realizavam alguns serviços para a corte, sendo introduzidos no mercado de trabalho. 
Sobre a história da educação de surdos, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) 
No ano de1864, foi fundada na Europa a primeira universidade nacional para 
surdos, no Instituto de Surdos-mudos de Paris. 
 b) 
A partir de 1821, todas as escolas públicas americanas passaram a mover-se em 
direção à American Sign Language (ASL), que sofreu muita influência do francês 
sinalizado. 
 c) 
Em 1620, Pedro Ponce de Leon publicou, na Espanha, o livro Reduccion de las 
letras y artes para enseñar a hablar a los mudos, que trata da invenção do alfabeto 
manual. 
 d) 
No Brasil, o Instituto Nacional de Surdos-mudos, hoje Instituto Nacional de 
Educação de Surdos (INES), foi um dos únicos que não seguiram a tendência do 
Oralismo, estabelecida pelo Congresso de Milão, em 1880. 
 
3. No Brasil, o panorama nacional passou, nas últimas décadas, por várias 
transformações devido às influências de pesquisas e estudos realizados na área da 
linguística aplicada em relação ao ensino-aprendizagem de línguas orais e da língua 
de sinais pelas necessidades impostas pelas comunicação e da informação. Sobre o 
exposto, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) 
Nenhuma abordagem vai ajudar a comunicação do ensino e aprendizagem da 
língua de sinais diante de um contexto. 
 b) 
Essa abordagem diz respeito ao conjunto de conceitos que têm por base os 
aspectos cruciais no aprender e ensinar uma nova língua. 
 c) 
Todas as abordagens falam de uma visão ou de um panorama que discrimina os

Continue navegando