Buscar

AV2 Desenvolvimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questões objetivas
1.Tradicionalmente,o estudo do desenvolvimento humano focou o estudo da criança e do adolescente;ainda hoje,muitos dos manuais de psicologia do desenvolvimento abordam apenas esta etapa da vida dos indivíduos. No entanto, este enfoque vem mudando nas últimas décadas, e hoje há um consenso de que a psicologia do desenvolvimento humano deve focar as diferentes etapas ou períodos do ciclo vital: infância, adolescência, adultez e adultez tardia (MOTA,2005). Com base nessas considerações, assinale a alternativa correta:
 (A) A forma como a vida é periodizada reflete os aspectos culturais e históricos de uma sociedade;desse modo, as organizações sociais, políticas e culturais exercem influências diretas nesta delimitação.
(B)O ciclo vital faz referência às diversas etapas em quea vida é periodizada, embora tais demarcações não apresentem influências significativas no curso da organização social.
(C)Dentre as diversas faixas etárias presentes no ciclo vital, é consenso que os diversos hábitos culturais interferem com maior prevalência nas fases iniciais: infância e adolescência.
(D)Todas as civilizações compartilham dos mesmos períodos etários, tornando-se possível a realização de estudos transculturais de tais períodos em todas as culturas.
2. A poetisa goiana Cora Coralina faleceu aos 95 anos deixando uma obra poética rica, tendo seu primeiro livro publicado quando já contava 76 anos. Em seu poema “Saber Viver”,ela escreve: "Não sei... se a vida é curta ou longa demais para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido se não tocamos o coração das pessoas. (...) E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar...".-Com base na teoria psicossocial de Erik Erikson sobre os estágios psicossociais no ciclo da vida humana, é correto identificar, nas palavras da poetisa:
(A) a sensação de integridade decorrenteda satisfação com seu percurso vital;(B) o sentimento de generatividade próprio da velhice vivida com aceitação;
(C) a sensação de isolamento que domina o idoso pela iminência do fim da vida;
(D) a preocupação com a estagnação na ausência de relacionamentos significativos;
(E) um sentimento de produtividade e competência por poder ser útil em idade avançada.
3. Em relação à crise da meia-idade,podemos afirmar que:
 I. Foi conceitualizada como uma crise de identidade, chamada de segunda adolescência.
II.É apenas uma das transições da vida, que envolve um exame retrospectivo e uma reavaliação devalores e de prioridades.
III. Pode vir a ser um ponto de virada psicológico, um período de balanço que pode produzir novos entendimentos sobre si mesmo e estimular correções de planos e trajetórias de vida.Está correto o que se afirma em:
(A) I e II
(B)II e III
(C) I e III
(D) I, II e III
(E) nenhum item
4. Partindo da concepção de que o início da vida adulta representa um período de transição entre a adolescência e a idade adulta, comumente encontrado em países industrializados (Papália e cols., 2013),avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
-Os critérios de definição da adultez podem variar em função do grupo cultural e da classe social, gerando distintas transições da adolescência para a vida adulta. PORQUE-Os diferentes hábitos culturais e realidades econômicas apresentam maiores interferências na adolescência do que na vida adulta e velhice.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
(A) As duas são proposições verdadeiras,e a segunda é uma justificativa corretada primeira.
(B) As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
(C) A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.
(D) A primeira é uma proposição falsa, e a segunda é verdadeira.
(E) Tantoa primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
5. Avalie as seguintes afirmações sobre o Modelo dos Estágios Normativos (também chamado Modelo de Crises Normativas): Questão anulada
I. Trata-se de um modelo utilizado especialmente para o estudo do desenvolvimento psicossocial da criança, do adolescente e do adulto. No que tange ao idoso, autores como Freud e Erikson pontuaram algumas dinâmicas da identidade do idoso, no entanto, não desenvolveram estudos sistemáticos e longitudinais. 
II. Defende a existência de estágios que seriam característicos dedeterminadas faixas etárias e, portanto, comuns à maior parte das pessoas.
III. A teoria de Erikson é um exemplo de teoria que segue esse modelo. Contudo, em função da longevidade detectada em diversos países, atualmente, essa teoria é questionada por inúmeros pesquisadores. Está correto o que se afirma em:
 (A) I
(B) II
(C) III
(D) I e II
(E) II e III. 
6. Sobre a vivência da sexualidade para idosos na sociedade contemporânea, assinale a alternativa INCORRETA:
(A) O prazer sexual declina na transição da fase adulta intermediária para a velhice.
(B) A educação sexual do idoso não instituiu o hábito do uso de preservativo em suas relações
(C)Afamília, a sociedade e a religião constituem fatores que inibem o exercício da sexualidade na terceira idade.
(D) A atividade sexual pode ser mais satisfatória para pessoas mais velhas quando elas reconhecem que é uma atividade saudável.
(E) O bom funcionamento cognitivo e o bem-estar psicológico estão profundamente relacionados com o interesse pelo sexo. 
7.São características do pensamento pós-formal, EXCETO: Valendo 2 pontos substituído pela 5
(A) Capacidade de transitar entre raciocínio abstrato e considerações práticas.
(B) Reconhecimento de várias perspectivas na resolução de situações problemáticas.
(C) Capacidade de ser criterioso, elegendo a melhor alternativa possível.
(D) Eliminação de conflito intrínseco.
(E) Integração entre experiência, intuição e lógica.
8. É usual,na fase adulta,a procura por uma atividade profissional e pela vida conjugal. As duas tarefas necessitam de esforço e dedicação e, muitas vezes, as pessoas não conseguem ou não se adaptam às exigências que se apresentam nesses aspectos da vida. O que vai determinar a adaptação ou não a essas e a outras exigências da vida adulta é:
(A) toda a história de vida dessa pessoa até o momento presente de sua vida.
(B) toda a história profissional e/ou acadêmica
(C) toda a história até o início da adolescência. 
(D) toda história de vida até a última fase da adolescência. 
(E) A história de vida não influencia. O fundamental está na ação/reação do adulto em cada evento da sua trajetória afetiva. 
Questão discursiva:
Florência (85 anos) mora sozinha e, nos últimos meses, em função da limitação agravada por um antigo problema de locomoção, já não pode ir ao supermercado ou fazer qualquer tipo de compra. Assim, ela pediu ajuda aos amigos idosos que participam do “Grupo das Terças-Feiras” (cujas reuniões são realizadas na casa dela) para aprender a usar a internet. Florência aprendeu rápido e atualmente usa os mais variados aplicativos que, além de possibilitarem a aquisição de produtos básicos, tais como: alimento e remédios também permitem que compre a roupa mais sofisticada que quiser. Possibilitam,ainda, a manutenção sempre ativa de sua rede social, fortalecendo os vínculos com familiares e com os antigos e novos amigos. -Com base nessa narrativa e nas temáticas abordadas nesta disciplina, cabe indagar: É possível analisar as mudanças que ocorreram no cotidiano de Florência,com base em pressupostos teóricos vinculados à psicologia do desenvolvimento? Que teoria(s) fundamenta(m) o seu argumento? Justifique a sua resposta.

Continue navegando