Buscar

Secreção Salivar; FISIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Secreção Salivar, fisiologia. 
Saliva é um fluido complexo que influencia a saúde bucal e geral dos indivíduos por meio de propriedades químicas e físicas peculiares. 
São propriedades e funções: lubrificação e proteção mecânica, ação tampão (bicarbonato, uréia (amônia); neutralizam ácidos produzidos), limpeza mecânica, digestão, atividade antibacteriana e imunológica, paladar e manutenção da integridade dentaria. 
Sua composição: amilase salivar (digestão do amido), mucina (proteínas responsável pela lubrificação), lisozima (enzima com acao bactericida), sais (KCL, bicarbonato, fosfato de sódio), uréia, aminoácidos, anticorpos.
Há a saliva serosa, a qual é rica em albuminoides; Há a saliva mucosa, a qual é rica em glicoproteínas, tais como mucina; Há a saliva mista, a qual possui albuminoides e glicoproteínas, sendo um predominante.
Uma baixa quantidade saliva, que se associa a danos sistêmicos como traumas, disseminação de infecções e déficit na digestão, pode estar relacionada a radioterapia, doenças auto-imunes, medicamentos (anti-hipertensivos, sedativos, anticonvulsivantes, antidepressivos) ou estresse.
É produzido em torno de 1L/dia pelas glândulas salivares, as quais se dividem em maiores e menores, diferenciadas quanto a composição do constituinte salivar. 
Glândulas Salivares Maiores, responsáveis por 85%.
Glândula Parótida: região de 1° e ° molar superior, ducto de stenon;
Submandibular: ducto de wharton; mista, sendo 70% serosa (seromucosa); sialolitíase.
Sublingual: maior parte mucosa (mucosserosa)
Glândulas Salivares Menores, responsáveis por 15%.
	*Ácinos secreção primaria: ptialina, mucina, íons.
 Ductos: Secreção secundaria: reabsorção e secreção

Outros materiais