Considere a seguinte citação: “A infância é a etapa da vida que vai do nascimento até aproximadamente o 11º ano. Trata-se de um período em que há comparativamente o maior desenvolvimento físico e mental de uma pessoa, caracterizado por um marcante ganho de volume do corpo (altura e peso) e aquisição de novas capacidades”. De acordo com o livro-base Pedagogia social, os primeiros a diferenciarem a fase da infância da fase da adolescência e como esse período passou a ser preenchido foram: A Os burgueses, sendo que o período da infância e adolescência passou então a ser preenchido com os estudos. B Os socialistas russos, incluindo cursos técnicos nas escolas. C Os americanos, inaugurando as primeiras escolas de Ensino Médio. D Os europeus comunistas, incluindo a educação voltada ao trabalho. E O proletariado, passando a se qualificar para as novas transformações capitalistas.
Considere a seguinte afirmação: “Os Parâmetros Curriculares Nacionais, mais conhecidos como PCN, é uma coleção de documentos que compõem a grade curricular de uma instituição educativa.[...]O documento é uma orientação quanto ao cotidiano escolar, os principais conteúdos que devem ser trabalhados, a fim de dar subsídios aos educadores, para que suas práticas pedagógicas sejam da melhor qualidade.” De acordo com o livro-base Pedagogia social, a opinião geral entre os educadores acerca do uso de dispositivos pedagógicos, seria que: A Os planos e as metas de ensino estão distantes da realidade e das experiências vividas pelos profissionais. B O uso está em consonância com a educação global, com amplo acesso aos recursos necessários. C Existe um excesso de dispositivos disponíveis nas escolas brasileiras, dificultando o seu uso. D Os planos e recursos estão de acordo com a realidade social, sendo que adaptações sana as desigualdades. E Os dispositivos estão em acordo com a média da educação mundial.
Leia o seguinte fragmento de texto: “Nossa sociedade, que é marcada pelo intenso multiculturalismo, deve ter por responsabilidade o desafio permanente de buscar alternativas para combater a tendência de homogeneização, fenômeno muito frequente em sociedades plurais. [...] É neste contexto que a educação escolar deve proporcionar alternativas de intervenção na realidade, de modo que as diferenças não sejam negadas”. De acordo com o livro-base Pedagogia social , o mundo cultural é definido como: A Um sistema de significados já estabelecidos por outros, de modo que, ao nascer, a criança encontra um mundo de valores dados, onde ela se situa, aprende a língua, a forma de usar o corpo e os sentimentos. B Um conjunto de ideias desenvolvidas pelo homem para explicar a falta de conhecimento e crença humana. C Elementos constituídos através do excesso de conhecimento erudita e a falta de disseminação das ideias populares. D A necessidade de expandir mundialmente os valores educacionais voltados para a educação social. E Um conjunto de práticas presentes na educação global, principalmente na educação do campo.
Leia a seguinte citação de texto: “Os índices de gravidez na juventude aumentam constantemente, considerando pesquisas em variados países. A menina que se encontra nessa fase da vida, marcada por mudanças físicas e mentais, não está suficientemente preparada para a gestação. Se ela não está disposta a encarar tal situação, muito menos estará o futuro pai, pois este também é responsável pela concepção e nascimento da criança”. De acordo com o livro-base Pedagogia social , no Brasil, as ideias e as expectativas dominantes acerca da sexualidade de pessoas jovens dizem respeito: A a uma ideia inserida na sociedade, trazendo elementos que não condizem com o ciclo natural dos seres humanos. B aspectos que devem ser retirados da pauta nas escolas, pois incentiva o sexo precoce. C à ideologia de gênero, distanciando garotas e garotos. D a teorias não críticas, evidenciando as questões arcaicas na sociedade. E a uma suposta naturalidade do desejo sexual entre os jovens, o que possivelmente se refere às concepções biológicas da sexualidade que enfatizam o sexo como um instinto natural.
Leia o fragmento de texto a seguir: “O campo é um espaço rico e diverso [...]. É um espaço emancipatório, um território fecundo de construção da democracia e da solidariedade, ao transformar-se no lugar não apenas das lutas pelo direito à terra, mas, também, pelo direito à educação, à saúde, à organização da produção, pela preservação do meio ambiente etc.” De acordo com o livro-base Pedagogia social , quais características compõem, influenciam e englobam a cultura? Assinale a alternativa correta. A Crenças, tradições e costumes. B Preconceito, religião e política. C Educação erudita, convívio social e o preconceito. D Educação popular, aspectos globais e regionais, excluindo os aspectos locais. E Todos os aspectos midiáticos e a crença pessoal.
Considere a seguinte citação: “A instituição deve ser um ambiente em que todos os alunos se sintam acolhidos. Para que isso aconteça, é importante que a sexualidade seja discutida [...], nas ações concretas de gestores e professores deve estar claro que situações de homofobia e piadinhas não são toleráveis”. De acordo com o livro-base Pedagogia social , a sexualidade é um fenómeno: A social e historicamente construído. B contemporâneo, banalizado pela escola. C arcaico, pois a sexualidade deve ser algo recatado nos discursos. D intimidador, devido as teorias tradicionais utilizadas. E responsabilidade da escola, pois os alunos passam a maior parte do dia na instituição e as instituições familiares estão em falência.
Leia o trecho de texto a seguir: “As Instituições Sociais são instrumentos reguladores e normativos das ações humanas, as quais reúnem um conjunto de regras e procedimentos reconhecidos pela sociedade. Elas possuem uma relação de interdependência, ou seja, não atuam de maneira isolada, e surgem para suprir diversas necessidades humanas.” De acordo com o livro-base Pedagogia social, os esforços políticos de diversos agentes sociais em todo o mundo, estejam eles nas 'pontas' ou encabeçando projetos, têm sido sem dúvida muito importantes na demarcação das: A Das características socialistas. B Taxas de crescimento econômico dos países. C Elevação das taxas de crescimento populacional. D Das situações de extrema miséria em que vivem milhões de crianças. E Fronteiras nacionais.
Atente para o trecho de texto a seguir: “A partir do ponto de vista das ciências sociais e da psicologia, principalmente, o gênero é entendido como aquilo que diferencia socialmente as pessoas, levando em consideração os padrões histórico-culturais atribuídos para os homens e mulheres”. De acordo com o livro-base Pedagogia social , gênero, de acordo com as estudiosas feministas, é uma ferramenta teórica de análise do social tão indispensável quanto é: A A categoria de classes sociais para a teorização crítica de cunho marxista. B A polarização em massa do capitalismo. C A apologia ao individualismo. D O ideal fascista. E As culturas sem aspectos positivos.
Atente para a seguinte informação: “Dados alarmantes sobre discriminação a homossexuais na escola vieram à tona no 9° Seminário Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – realizado na Câmara dos Deputados em 17 de maio de 2012”. De acordo com o livro-base Pedagogia social , o autor aponta para a existência de duas interpretações centrais da homofobia, sendo a homofobia como: A Homossexualismo e heterosexualismo. B Aversão fóbica e heterossexismo. C Androgenia e transexualidade. D Gêneros distintos e aversão ideológica. E Disparidade sexual e bissexualidade.
Leia o trecho de texto a seguir: “Se existisse receita para construir uma boa escola do campo, certamente ela não seria igual à da zona urbana. O objetivo deve ser o mesmo: garantir que os alunos aprendam. Mas os ingredientes e o modo de fazer são diferentes para que ela se adeque às peculiaridades da vida rural, como garante o artigo 28 da LDB”. De acordo com o livro-base Pedagogia social , a pedagogia compreende o estudo dos múltiplos ideais de educação, sendo assim, os meios disponíveis que facilitam o ensino e as relações destes com a vida social são: A As bases tradicionais da pedagogia. B O uso de ferramentas avançadas, independente da cultura e condições sociais dos indivíduos. C As ferramentas tradicionais, principalmente quadro-giz. D O ensino formal e as tecnologias rudimentares. E Tecnologias, metodologias, dispositivos e procedimentos de forma efetiva.
Considere a seguinte citação: “A infância é a etapa da vida que vai do nascimento até aproximadamente o 11º ano. Trata-se de um período em que há comparativamente o maior desenvolvimento físico e mental de uma pessoa, caracterizado por um marcante ganho de volume do corpo (altura e peso) e aquisição de novas capacidades”. De acordo com o livro-base Pedagogia social, os primeiros a diferenciarem a fase da infância da fase da adolescência e como esse período passou a ser preenchido foram: A Os burgueses, sendo que o período da infância e adolescência passou então a ser preenchido com os estudos. B Os socialistas russos, incluindo cursos técnicos nas escolas. C Os americanos, inaugurando as primeiras escolas de Ensino Médio. D Os europeus comunistas, incluindo a educação voltada ao trabalho. E O proletariado, passando a se qualificar para as novas transformações capitalistas.
Considere a seguinte afirmação: “Os Parâmetros Curriculares Nacionais, mais conhecidos como PCN, é uma coleção de documentos que compõem a grade curricular de uma instituição educativa.[...]O documento é uma orientação quanto ao cotidiano escolar, os principais conteúdos que devem ser trabalhados, a fim de dar subsídios aos educadores, para que suas práticas pedagógicas sejam da melhor qualidade.” De acordo com o livro-base Pedagogia social, a opinião geral entre os educadores acerca do uso de dispositivos pedagógicos, seria que: A Os planos e as metas de ensino estão distantes da realidade e das experiências vividas pelos profissionais. B O uso está em consonância com a educação global, com amplo acesso aos recursos necessários. C Existe um excesso de dispositivos disponíveis nas escolas brasileiras, dificultando o seu uso. D Os planos e recursos estão de acordo com a realidade social, sendo que adaptações sana as desigualdades. E Os dispositivos estão em acordo com a média da educação mundial.
Leia o seguinte fragmento de texto: “Nossa sociedade, que é marcada pelo intenso multiculturalismo, deve ter por responsabilidade o desafio permanente de buscar alternativas para combater a tendência de homogeneização, fenômeno muito frequente em sociedades plurais. [...] É neste contexto que a educação escolar deve proporcionar alternativas de intervenção na realidade, de modo que as diferenças não sejam negadas”. De acordo com o livro-base Pedagogia social , o mundo cultural é definido como: A Um sistema de significados já estabelecidos por outros, de modo que, ao nascer, a criança encontra um mundo de valores dados, onde ela se situa, aprende a língua, a forma de usar o corpo e os sentimentos. B Um conjunto de ideias desenvolvidas pelo homem para explicar a falta de conhecimento e crença humana. C Elementos constituídos através do excesso de conhecimento erudita e a falta de disseminação das ideias populares. D A necessidade de expandir mundialmente os valores educacionais voltados para a educação social. E Um conjunto de práticas presentes na educação global, principalmente na educação do campo.
Leia a seguinte citação de texto: “Os índices de gravidez na juventude aumentam constantemente, considerando pesquisas em variados países. A menina que se encontra nessa fase da vida, marcada por mudanças físicas e mentais, não está suficientemente preparada para a gestação. Se ela não está disposta a encarar tal situação, muito menos estará o futuro pai, pois este também é responsável pela concepção e nascimento da criança”. De acordo com o livro-base Pedagogia social , no Brasil, as ideias e as expectativas dominantes acerca da sexualidade de pessoas jovens dizem respeito: A a uma ideia inserida na sociedade, trazendo elementos que não condizem com o ciclo natural dos seres humanos. B aspectos que devem ser retirados da pauta nas escolas, pois incentiva o sexo precoce. C à ideologia de gênero, distanciando garotas e garotos. D a teorias não críticas, evidenciando as questões arcaicas na sociedade. E a uma suposta naturalidade do desejo sexual entre os jovens, o que possivelmente se refere às concepções biológicas da sexualidade que enfatizam o sexo como um instinto natural.
Leia o fragmento de texto a seguir: “O campo é um espaço rico e diverso [...]. É um espaço emancipatório, um território fecundo de construção da democracia e da solidariedade, ao transformar-se no lugar não apenas das lutas pelo direito à terra, mas, também, pelo direito à educação, à saúde, à organização da produção, pela preservação do meio ambiente etc.” De acordo com o livro-base Pedagogia social , quais características compõem, influenciam e englobam a cultura? Assinale a alternativa correta. A Crenças, tradições e costumes. B Preconceito, religião e política. C Educação erudita, convívio social e o preconceito. D Educação popular, aspectos globais e regionais, excluindo os aspectos locais. E Todos os aspectos midiáticos e a crença pessoal.
Considere a seguinte citação: “A instituição deve ser um ambiente em que todos os alunos se sintam acolhidos. Para que isso aconteça, é importante que a sexualidade seja discutida [...], nas ações concretas de gestores e professores deve estar claro que situações de homofobia e piadinhas não são toleráveis”. De acordo com o livro-base Pedagogia social , a sexualidade é um fenómeno: A social e historicamente construído. B contemporâneo, banalizado pela escola. C arcaico, pois a sexualidade deve ser algo recatado nos discursos. D intimidador, devido as teorias tradicionais utilizadas. E responsabilidade da escola, pois os alunos passam a maior parte do dia na instituição e as instituições familiares estão em falência.
Leia o trecho de texto a seguir: “As Instituições Sociais são instrumentos reguladores e normativos das ações humanas, as quais reúnem um conjunto de regras e procedimentos reconhecidos pela sociedade. Elas possuem uma relação de interdependência, ou seja, não atuam de maneira isolada, e surgem para suprir diversas necessidades humanas.” De acordo com o livro-base Pedagogia social, os esforços políticos de diversos agentes sociais em todo o mundo, estejam eles nas 'pontas' ou encabeçando projetos, têm sido sem dúvida muito importantes na demarcação das: A Das características socialistas. B Taxas de crescimento econômico dos países. C Elevação das taxas de crescimento populacional. D Das situações de extrema miséria em que vivem milhões de crianças. E Fronteiras nacionais.
Atente para o trecho de texto a seguir: “A partir do ponto de vista das ciências sociais e da psicologia, principalmente, o gênero é entendido como aquilo que diferencia socialmente as pessoas, levando em consideração os padrões histórico-culturais atribuídos para os homens e mulheres”. De acordo com o livro-base Pedagogia social , gênero, de acordo com as estudiosas feministas, é uma ferramenta teórica de análise do social tão indispensável quanto é: A A categoria de classes sociais para a teorização crítica de cunho marxista. B A polarização em massa do capitalismo. C A apologia ao individualismo. D O ideal fascista. E As culturas sem aspectos positivos.
Atente para a seguinte informação: “Dados alarmantes sobre discriminação a homossexuais na escola vieram à tona no 9° Seminário Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – realizado na Câmara dos Deputados em 17 de maio de 2012”. De acordo com o livro-base Pedagogia social , o autor aponta para a existência de duas interpretações centrais da homofobia, sendo a homofobia como: A Homossexualismo e heterosexualismo. B Aversão fóbica e heterossexismo. C Androgenia e transexualidade. D Gêneros distintos e aversão ideológica. E Disparidade sexual e bissexualidade.
Leia o trecho de texto a seguir: “Se existisse receita para construir uma boa escola do campo, certamente ela não seria igual à da zona urbana. O objetivo deve ser o mesmo: garantir que os alunos aprendam. Mas os ingredientes e o modo de fazer são diferentes para que ela se adeque às peculiaridades da vida rural, como garante o artigo 28 da LDB”. De acordo com o livro-base Pedagogia social , a pedagogia compreende o estudo dos múltiplos ideais de educação, sendo assim, os meios disponíveis que facilitam o ensino e as relações destes com a vida social são: A As bases tradicionais da pedagogia. B O uso de ferramentas avançadas, independente da cultura e condições sociais dos indivíduos. C As ferramentas tradicionais, principalmente quadro-giz. D O ensino formal e as tecnologias rudimentares. E Tecnologias, metodologias, dispositivos e procedimentos de forma efetiva.