Buscar

Auta atividade teologia contemporanea

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Auto atividade Do capitulo 1
1 – O Empirismo gerou a filosofia moderna, rompendo radicalmente com a tradição metáfisica aristotelica – platônica, bem como qualquer pretensão de existência de uma verdade eterna ou de alguma transcendência.
2 – A razão crítica atuará como luz da humanidade. Tudo que se opunha a ela era visto como irracional e indigna do ser humano iluminado, ou seja, como obscurantismo.
3 – João Salomão Semler tratou a religião como sendo fundamentalmente moralidade, e sua historia, a de melhoramento moral da humanidade. Os textos da bíblia representavam apenas uma forma local e provisória da fé. O Deus dos Judeus não era o Deus da natureza. Eles não criam na alma como imortal. Foram influências estrangeiras, assimiladas nos cativeiros babilônicos e persa, que produziram entre os Judeus a concepção de salvação eterna.
4 – Para ele religião era mais que teologia e Ética. A religião transcendia a metafisica e a ética, pertencendo a um terceiro ensino. É o do sentimento e o saber para com o infinito.
Schleiermacher definiu religião como sendo sentimento de dependência absoluta. Fé não era para ser vista como ciência nem moralidade, mas sentimento e consciência que dependemos. Religião não é inferior a ciência. Ela possui autonomia.
5 – Politica (em 1789, dera-se a Revolução Francesa)
Revolução Epistemológica ( advinda de Kant)
No mundo das emoções (exemplificado em Goethe); a experiência consigo mesmo.
Auto atividade do capitulo 2
1- Defendeu que, no Antigo Testamento, a ira de Deus nunca é posta sobre o povo da aliança, mas sim só sobre os que se rebelam ou sobre outros povos. Enquanto no novo testamento Cristo exercia a juízo assim que o ser humano, através da fé, é reconciliado com Deus. Para Ritschl a respeito de uma ira de Deus sobre o pecado hereditário a bíblia não fala nada, e uma reconciliação através dos sofrimentos de Cristo lhe é estranha.
2 – Ritschl via “a morte de Cristo não como uma propriação pelos pecados, mas como o resultado da lealdade a sua vocação para levar os homens a plena comunhão com Deus pelo compartilhar da sua própria consciência de filiação.
3 – Ele seguiu convicentemente o ideal de vida do modelo primitivo do cidadão liberal nacional da época de Bismark.
4 – Distingui a essência do evangelho dos involuveis vaiáveis que foi recebendo com as transições culturais que sofreu a medida que foi sendo vestida para outras culturas e contextos.
5 – Defendeu que os dogmas do cristianismo surgiram como resultado da síntese entre o espirito do cristianismo e a cultura helênica.

Outros materiais

Outros materiais