Buscar

Aritmética Binária - Adição e subtração de números binários

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aritmética Binária – Adição e subtração de números binários
	A soma e subtração binária é realizada de maneira semelhante as mesmas operações realizadas em números decimais, possuindo apenas um caso especial. Essas operações são as mais simples para ser usadas em processadores.
1. Adição
	Quando somamos um byte (quatro bits), temos quatro situações possíveis para que as somas dos algarismos binários ocorram. Pode-se encontrar algarismos binários distintos e iguais. 
Exemplo distintos:
0 + 1 = 1
1 + 0 = 1
Exemplo iguais:
0 + 0 = 0
1 + 1 = 10
	Perceba que a quarta e última soma possuí um resultado diferente. Este caso especial ocorre pois não se pode somar 1 + 1 = 2, é necessário que se faça a conversão para binário, então segue que 1 + 1 = 10. Essa característica dá a esse caso um comportamento diferente quando ocorre uma soma de 1 + 1, que é semelhante ao que ocorre em adições no sistema decimal quando o resultado da soma de dois algarismos ultrapassa o valor nove. Vejamos um exemplo:
	 11
	 0111
	+0110
	 1101
	Neste exemplo, a soma total se reparte em operações de soma menores. Pela ordem temos:
	1 + 0 = 1
1 + 1 = 10
1 + 1 = 10 -> 0 + 1 = 1
1 + 0 + 0 = 1
	
	A primeira soma é realizada normalmente. A segunda soma tem resultado 10 e, como esse número binário não pode ser representado por completo nesse estágio da soma, o algarismo um (1) passa a integrar a próxima soma ao lado, o zero (0) será o algarismo que irá integrar o valor do resultado final. A terceira soma acontece de forma semelhante: o resultado da soma 1 + 1 = 10 -> 0 + 1 = 1, onde o algarismo (1) passa a compor a próxima soma e o zero (0) fica como resultado para integrar a soma restante 0 + 1 = 1. Por fim, a última operação é feita normalmente de forma mais direta.
1. Subtração
A subtração binária acontece de forma semelhante a subtração de decimais, vejamos:
1 – 1 = 0
1 – 0 = 0
0 – 0 = 0
0 – 1 -> 10 – 1 = 1
Perceba que a última operação ocorrer o que na subtração decimal costumasse chamar de “pedir emprestado “. Vejamos um exemplo.
	 
	 0110
	-0101
	 0001
Quando ocorre 0 – 1, temos que aumentar as casas binárias para que a subtração ocorra. Dessa forma, ao invés de ser 0 – 1, se realiza a operação 10 – 1 = 1. Após a operação o algarismos 1 é zerado pois foi usado na subtração e as demais operações acorrem como o esperado.

Outros materiais