Buscar

A bioética e estudo entre ciências biológicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O estudo da bioética
A bioética e uma disciplina transdisciplinar, consiste no estudo entre ciências biológicas, ciências da saúde, filosofa, Direito e outras, abrangendo questões como a utilização de seres humanos em experimentos, a legitimidade da eutanásia bem como a do aborto, assim como também as implicações da pesquisa e da pratica aprofundadamente em que diz respeito à genética. A Bioética e dividida em duas esferas, as das situações emergentes que são conflitos resultantes da aplicação da tecnologia em saúde, como o acaso da clonagens, fertilização em vidro , eugeniase e das situações persistentes estão com a sociedade desde os seus primórdios são tipo aborto , direito de morrer , eutanásia, distância e outras situações vivenciadas pela sociedade 
 Os autores anglo-saxônicos abordam os princípios da bioética, sendo eles: autonomia, beneficência, a não maleficência e justiça. A autonomia trata da liberdade de decisão das pessoas, constituindo assim principio fundamental da liberdade e o respeito pela dignidade da pessoa humana. Esse principio possui grande aplicação nos casos discutidos em respeito a cirurgia de adequação de sexo , posto que, esta possui natureza terapêutica, devendo, portanto receber do Direito, da Enfermagem, da Medicina, da Psicologia etc., sua contribuição para a diminuição do sofrimento dos transexuais. Estes desejam ver seu direito à saúde e à cidadania respeitados , visto que merecem viver com dignidade exercendo seus direitos e cumprindo seus deveres sem constrangimentos.
O principio beneficência, esse vem a colidir com o principio da autonomia, vez que consiste no dever de fazer o que é melhor para o doente, ou seja, agir no seu melhor interesse. Já o principio da não maleficência, consiste na obrigação de não fazer mal a outrem, e por fim o principio da justiça, esse diz respeito a como profissionais da saúde (medico) devem agir com imparcialidade, se esquivando ao máximo de tomar suas decisões baseadas em aspectos culturais, religiosos, financeiros, ou outros que interfiram na sua decisão, buscando sempre estabelecer uma condição de equidade obrigação ética de tratar cada indivíduo conforme o que é moralmente correto e adequado, de dar a cada um o que lhe é devido. 
Podemos dizer que alguns fatos que ocorreram e ocorrem nos dias atuais são exemplos polêmicos que envolvem a bioética, como o aborto, transplante de órgãos, cirurgia de adequação de sexo uso de animais e humanos em experimentos, da eutanásia, e a bioética veio para trazer “solução” para alguns conflitos éticos, e uma aplicação prática da ética. Alguns dos exemplos citados são palcos de grandes discussões como o caso reprodução assistida e a busca pelo bebe perfeito, pode trazer a tona e eugenia, ou ate mesmo buscar a clonagem humana, como forma de alcance da perfeição, mas essa perfeição pode trazer uma serie de “conflitos” vez que e com a diferenciação das características e que podemos, por exemplos diferenciar um autor de um crime , seja ela por características físicas, como a digital ou ate mesmo por meio do DNA.
Por fim podemos concluir que o estudo da bioética possui grande importância social, visto que se centraliza principalmente no fato de que ela procura evitar que a vida seja afetada ou que alguns tipos de vida sejam considerados inferiores a outros.

Outros materiais