Buscar

APS - Ciências

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

·	As coisas se deslocam ao longo do sistema: extração - produção - distribuição - consumo - tratamento de lixo = Econômia de materiais.
·	Esse sistema está em crise, pois é linear. Não se pode gerir um sistema linear no planeta finito.
·	As pessoas são importantes nesse processo pois elas vivem nesse trabalho, algumas mais importantes e com poder de decisão maior que as outras.
1.	Governo: O governo é das, pelas e para as pessoas pois a função dele é cuidar de nós. Extração: desmatar, destruir, acabar com os animais e recursos naturais. Nas 3 útlimas décadas destruímos 33% dos recursos naturais. Permos 2mil de árvore por minuto no Amazonas. De acordo com o governo, as pessoas que vicem nesses lugares não são donas desses recursos, mesmo que morem lá e nem possuem poder de compras, ou seja, não possuem nenhum valor.
2.	Da extração para Produção com produtos contaminados com tóxicos de produtos químicos e tóxicos. Continuamos desconhecidas desses produtos pois eles estram e saem das nossas casas, trabalhos e escolas sem sabermos o impacto disso, são neurotóxicos (tóxicos para nossos cérebro). Essas toxicas vão se acumulando na cadeia alimentar nos nossos corpos e o leite materno é o produto do topo da cadeia alimentar com mais tóxicos, onde a amamentação é o ato de proteção, cuidado e o melhor pro nossos filhos. As pessoas que mais sofrem com esses produtos químicos são os trabalhadores, mulheres com idades reprodutivas que trabalham com toxinas que afetam a gestação. Que tipo de mulher com idade reprodutiva que trabalharia nesse local tão exposta a sua saúde se não mulheres que não tem outra alternativa? Muitas delas mal tem onde morar, o que comer, tem filhos para sustentar, maridos doentes, moram em latas e com poucas oportunidades de um emprego melhor. As toxinas entram e saem como produtos e como subprodutos (poluição). Os EUA admitem distruibir 1,800kk mil produtos tóxicos por ano. Eles mudam as fábricas para outros países mas a poluição vem para nós com o vento. Depois de tranformar esses produtos, passa para a:
3.	Distribuição: O que significa vender todo lixo contaminado com toxina o mais rápido possível, o objeto é manter os preços baixos com pessoas comprando em constante movimento, ou seja, inferiozar os custos, o verdadeiro custo não se reflete no preço. O produto não reflete o seu verdadeiro valor, pois todos pagaram: as pessoas da extração por perderem seu espaço e seus recursos naturais, a produção com a perda do ar puro, aumento de doenças como asma e câncer e as crianças do combo com a perda do seu futuro e infância pois 30% abadonam a escola para trabalharem em minas - o metal que usamos - e a distribuição por não terrem direitos de seguros de saúde e elas contribuiram para as nossas compras de produtos vendidos pro elas, exteriorizar o verdadeiro custo de prudução.
4.	 Nos tornamos uma nação de consumidores, não mães, professores, produtores. Manter os produtos circulando é importante para o levantamento do governo. 99% das coisas que percorrem o sistema é lixo em menos de 6 meses. Como podemos gerir um planeta com esse nível de rendimento? Como isso aconteceu? Não aconteceu por acaso, foi planejado. Pouco depois da segunda guerra mundial, o governo estudava a forma de impulsionar a economia, o analista de vendas Victor Lebol articulou a solução e tornaria a norma de todos os sistemas, Em 1955, o economista Victor Lebow comentou: "Nossa economia produtiva requer que o consumo se torne nosso modo de vida, a convertermos o ato de comprar e usar bens como rituais, que tenhamos satisfação pessoal e espiritual ao consumirmos. Precisamos consumir, queimar, substituir e descartar em uma velocidade muito rápida.", o conselheiro do presidente disse que o principal objetivo da encomia americana é produzir mais produtos de consumo, como assim mais bens de consumo? O principal objetivo não é produzir mais Cuidados Médicos, Educação, Transportes seguros, sustentabilidades ou Justiça. Como eles nos fizeram adotar esse sistema de forma tão entusiastica? Na seta dourada entre a distribuição e o consumo... 
·	Usaram duas de suas melhores estratégias e mais bem sucedidas, que são: Absolescência planejada: É uma outra forma de dizer "criado para ir para o lixo" ou seja, fazer coisas tão inútelpossível para quebrar e voltarmos a comprar novamente, vemos muito isso em sacolas e copo de plástico mas podemos ver também em câmeras, churrasqueira e computadores, trocam-se pequenas peças que não são capazes de serem trocadas novamente a única opção é comprar um novo.
·	Absolescência perceptiva: Nos convence jogar fora coisas que são ainda úteis, como? Mudando a aparência das coisas, a tornando mais tecnológica, mais bonita, mais na moda, mais autal etc. Fazer isso nos torna pessoas que não contribuíram para a seta dourada , a publicidade e a mídia em geral tem um papel importante nisso pois elas nos fazem querer mais e mais, nos EUA assistem 3000 anuncios por dia, nos fazendo infelizes com o que temos nos fazendo comprar que tudo passa, podendo afetar o pscilógico das pessoas as tornando inconformadas. Somos as pessoas com menos pouco tempo livre dês do povo Feudo e sabe como gastamos esse tempo livre na maioria das vezes? Ver TV e fazer compras, isso se torna um ciclo, trabalhar, chegar cansados e ver TV, fazer compras e trabalhar novamente, ou seja, trabalhar, ver e comprar. E no final, o que acontece com todos esse produtos que consumimos? 
6. Nesse ritmo de consumo, não vai caber tudo em casa apesar dos tamanhos das casas terem duplicados nesse país dês dos anos 70, vai tudo pro lixo e isso nos leva o tratatmento do lixo... 
7. Essa é a parte da economia de materia sque conhecemos melhor porque nós temos de levar o lixo até a esquina, cada americado produz 2kg o dobro do que faziamos a 30 anos atrás. Todo esse lixo ou é despejado no aterro, incinerado e depois despejado no aterro. A Incineração é estramente ruima o ambiente, exramente poluente, queimar lixo produz tóxicos novos como a Dioxina, a substância mais tóxicas feito pelo homem e os incineradores é a principak fonte de Dioxina, isso signifca que podemos parar com essa fonte simplismente parando de queimar lixo.
E a reciclagem, ela ajuda? Sim, ajuda. Ela reduz o lixo no consumo e depois reduz a pressão para minerar e colher mais na extração e produção. Reciclar não é o suficiente pois o lixo das nossas casas é apenas a ponta o aiceberg, para cada saco de lixo que deixamos na esquina, 70 sacos de lixos são criados anteriormente, mesmo se podessemos reclicar 100% dos nsosos lixos, não chegaria no X da questão, e ainda tem o fato de que nem todos os lixos são recicláveis, ou por que tem tóxicos ou porque não foram criados para serem reciclados, é um sistema em crise.
 Mas a parte boa é ver tantos pontos de intervenção, há pessoas salvando florestas, produção limpa, salvando comércio, recuperar nosso governo que são para as pessoas e pelas pessoas. Nosso obetivo como cidadões é recuprar esse sistema e transformá-los em algo novo, nos livrar desse pensamento de usar e jogar fora, produzir limpo, reciclare produzir algo novo. O que precisamos nos livrar é desse pensamento sujo. Há uma nova escola baseada nesse assunto e é baseada em sustentabilidade e equidade, um sistema que não disperdice nem produtos e nem pessoas. Química verde, 0 rezíduos, produção em ciclo fechados, energia renovável, economias locais vivas, podemos fazer a diferença, podemos criar algo novo, podemos fazer a diferença, devemos olhar de onde tudo isso começou e acabar com a raiz do problema.

Outros materiais