Buscar

ATIVIDADE IED

Prévia do material em texto

1)As normas Estatais e Não Estatais, introduzem no ordenamento novas normas jurídicas. Indique e exemplifique estas normas. Texto Multilinha.
Normas Estatais: são produzidas pelo poder público.
Normas não Estatais: decorrem diretamente da sociedade, ou de órgãos que não façam parte da estrutura do Estado.
Exemplo de norma Estatal: Decreto Estadual Nº 55.856, de 27 de abril 2021- instituiu o Sistema de Distanciamento Controlado para prevenção do Covid-19.
Lei Nº 14.019, de 2 de julho de 2020- dispõe da obrigatoriedade do uso de mascaras para proteção individual e circulação em espaços públicos e privados.
Exemplo de norma Não Estatal: costumes jurídico e costume social, no qual ambos surgem no meio da coletividade e também contamos com a doutrina que surgiu a partir dos juristas e filósofos do Direito.
2)A norma regular as relações jurídicas entre os particulares, o direito é privado. Este conceito está correto? Justifique.
 Sim, pois o Direito Privado zela pelas relações privadas entre particulares, onde não envolva a participação do Estado, ou seja, se trata de qualquer tipo de contrato entre duas pessoas físicas, onde predomina apenas o interesse da ordem privada. 
3)Qual a distinção entre direito e justiça? Exemplifique.
O Direito busca a resolução de conflitos que possam aparecer durante nosso convívio e preza pela harmonia de todos. A Justiça trata-se de julgar e entender aquilo que é correto. Deste modo o Direito está atrelado a Justiça, pois o Direito sendo um conjunto de normas onde se faz a manutenção da paz social segue a Justiça que faz valer o direito de cada um de nós.
4)A norma jurídica depende da concordância do indivíduo para se fazer valer? Por quê
Sim, pois a lei pode ser estipulada, mas se o individuo não possuir moral e caráter mesmo a norma estando estabelecida para que haja organização em nossa sociedade, o mesmo pode simplesmente descumprir a Lei de forma intencional, visto que de acordo com o Art.3 da Introdução ao Código Civil: “ninguém se escusa de cumprir a lei alegando que não há conhece”. Portanto a obediência a Lei é uma condição de princípios e valores de cada pessoa.
5).Tema: Costume como fonte do direito. João foi multado por estar dirigindo seu veículo sem fazer uso do cinto de segurança. Para evitar “ganhar pontos na carteira”, interpõe recurso administrativo, alegando que é costume da população a não utilização do cinto de segurança. Acredita, assim, que tal costume teria revogado a lei, uma vez que esta não conta com a aceitação da sociedade. Decida a questão, levando em conta os costumes como fonte do direito, o direito positivo e o embasamento legal face a situação.
Ao meu ver levaria em conta o Direito Penal, pois o não uso do cinto de segurança coloca em risco tanto a vida do mesmo quanto aos demais indivíduos, entende-se o réu querer interpor de recurso administrativo levando em conta a vontade da sociedade local, mas tendo em conta o Art.65 do Código de Transito Brasileiro, o mesmo prevê que “ É obrigatório o uso de cinto de segurança para o condutor e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo CONTRAN”. Ressalto assim que neste caso é considerado uma infração grave, com multa de R$ 195,00 e cinco pontos na carteira.
6) O estudo do Direito foi dividido com em Direito Público e Privado para melhor entendimento. Assim, especificamente diferencie estes ramos.
Direito Publico se trata de normas obrigatórias em que todos nós estamos sujeitos a elas ou seja de interesse do Estado. Exemplos: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal e Direito Tributário, já o Direito Privado organiza os interesses entre particulares. Exemplos: Direito Civil, Direito Empresarial, Direito de Trabalho, Direito do Consumidor. 
7) É correto afirmar que o Direito positivo é institucionalizado pelo Estado. É a ordem jurídica em determinado lugar e tempo? Justifique
Sim, pois o Direito Positivo é um conjunto de regras onde se preza pela harmonia social, sendo assim está de forma permanente em nosso País, então é um direito colocado pelo Estado, dotado de validade, apenas por obedecer a condições formais de sua formação. Exemplos: Código Penal e Código Civil.
8) O que são normas e conduta? Quais são as consequência de uma norma jurídica não respeitada? Conceitue moral e justiça.
Normas são leis que visam controlar a conduta do individuo e a conduta, consiste no nosso comportamento. Caso alguma norma jurídica não seja respeitada, surge assim a chamada Sanção, com intuito de efetivar a pena correspondente á violação de uma lei. 
Moral: traz consigo o conceito de comportamento humano, visando seus valores e princípios, ou seja, uma regra que é respeitada de forma inconsciente sem obrigatoriedade e coerção 
Justiça: visa o equilíbrio de nossa sociedade, é o ato de julgar o que é certo.
9) Conceitue o Direito enquanto: processo de adaptação social; norma de conduta; efeito.
Adaptação social: é uma constante mudança no Direito para que se mantenha a organização de nossa sociedade durante sua evolução. 
Norma de conduta : se trata de questões comportamentais, moral e valores que visam respeitar as normas vigentes.
Efeito: sua função é garantir a paz e segurança de nossa sociedade, definindo também nossos direitos e os deveres de cada pessoa.
10) Citar 3 fatos sociais e as respectivas Leis que foram elaborados com intensa participação das entidades de defesa dos interesses sociais, e ampliou em muito a resposta do Estado e da sociedade às suas necessidades.
Fatos sociais são aqueles que interferem, refletem, condicionam tanto a sociedade quanto o Estado. A Defesa de Interesses sociais tem como objetivo gerar recursos destinados á reparação de danos ao meio ambiente, bens de valor artístico, ao consumidor, ao contribuinte, as pessoas com deficiência, ao idoso, á saúde publica, á habitação e urbanismo. Exemplos de fatos socias: 
11)Conforme tratado em sala o Direito objetivo e direito subjetivo são duas formas distintas e interligadas de relação com o ordenamento assim jurídico. Assim, diferencie e de exemplos do Direito Objetivo e Direito Subjetivo
https://www.politize.com.br/4-projetos-de-iniciativa-popular-que-viraram-leis/

Continue navegando