Buscar

AV2 - PROCESSO CIVIL IV T3002

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

UNESA
DUQUE DE CAXIAS - NOITE
CAIO GOMES DA SILVA
201707148831
AV2 - PROCESSO CIVIL IV T3002
1. SOBRE A TUTELA ESPECÍFICA NO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA QUE RECONHECE A EXIGIBILIDADE DE OBRIGAÇÃO DE FAZER, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA (1,0 PONTO):
X a) por meio da tutela específica, o exequente busca conseguir, através do execução forçada, exatamente aquilo que o cumprimento voluntário da obrigação lhe entregaria.
b) a mera impossibilidade jurídica de obtenção da tutela específica não autoriza a sua conversão em prestação pecuniária.
c) sendo materialmente impossível obter a tutela específica, a execução deve ser extinta, eis que impossível obter de outro modo a satisfação do direito contido no título executivo apresentado pelo exequente.
d) ainda que o exequente manifeste desinteresse pela tutela específica, a obrigação de fazer não poderá ser convertido em prestação pecuniária.
ALTERNATIVA A
2. A RESPEITO DO PROCESSO COLETIVO, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA (1,0 PONTO):
X a) apenas o Ministério Público tem legitimidade para propor a ação civil pública.
b) o inquérito civil tem natureza de processo judicial e é de utilização obrigatória pelo Ministério Público, pois deve necessariamente instruir a petição inicial da ação civil pública.
c) em caso de procedência do pedido formulado na ação coletiva, os particulares poderão se aproveitar da coisa julgada, ficando dispensados de ingressar com nova ação individual condenatória, podendo diretamente liquidar o montante de seus prejuízos individuais em liquidação de sentença.
d) podem figurar no polo passivo da ação civil pública apenas os entes federativos, a saber, a União, os Estados, os Municípios e o Distrito Federal.
ALTERNATIVA A
3. SOBRE O CUMPRIMENTO DE SENTENÇA QUE RECONHECE A EXIGIBILIDADE DE OBRIGAÇÃO DE FAZER E NÃO FAZER, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA (1,0 PONTOS):
a) a obrigação de fazer e não fazer nunca poderá ser convertida em prestação pecuniária;
b) ao fixar o valor da multa coercitiva, o juiz deve observar a faixa dos valores em dinheiro constantes em capítulo específico do CPC/2015 para este fim;
c) a multa coercitiva produz coisa julgada material, de forma que não pode ter seu valor modificado ou suprimido no momento executivo;
X d) a decisão que fixa a multa é passível de cumprimento provisório, devendo ser depositada em juízo, permitido o levantamento do valor após o trânsito em julgado da sentença favorável à parte.
ALTERNATIVA D
4. SOBRE O CUMPRIMENTO DE SENTENÇA QUE RECONHECE A EXIGIBILIDADE DE OBRIGAÇÃO DE ENTREGAR COISA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA (1,0 PONTO):
a) as disposições do CPC/2015 sobre o cumprimento de obrigação de fazer e não fazer são inteiramente incompatíveis com o procedimento para o cumprimento de sentença de obrigação de entregar coisa;
b) no início do cumprimento de sentença, deve o juiz fixar o prazo peremptoriamente fixado no CPC/2015 para a entrega da coisa, independentemente das particularidades do caso concreto.
c) deve o juiz seguir o procedimento rigidamente fixado no CPC/2015, sem liberdade para adaptá-lo ao caso concreto.
X d) uma vez não cumprida a obrigação de entregar a coisa no prazo estabelecido na sentença, o juízo expedirá mandado de busca e apreensão (bem móvel) ou de imissão na posse (bem imóvel).
ALTERNATIVA D
5. A RESPEITO DA EXECUÇÃO CONTRA A FAZENDA PÚBLICA, MARQUE A ASSERTIVA CORRETA (1,0 PONTO):
a) embora os bens da Fazenda Pública sejam públicos, poderão ser expropriados por execução forçada, sendo, portanto, penhoráveis;
b) nas execuções contra a Fazenda Pública, haverá sempre a necessidade de expedir precatório.
X c) a execução por quantia contra a Fazenda pode estar fundada em título judicial ou extrajudicial;
d) se a Fazenda Pública não fizer o pagamento voluntário no prazo assinalado pelo juiz, lhe será imposta multa de 10% sobre o valor do débito.
ALTERNATIVA C
6. QUANTO À EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR INSOLVENTE, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA (1,0 PONTO):
a) a execução por quantia certa contra devedor insolvente é inteiramente regulada no CPC/2015, tendo sido revogadas as disposições sobre o tema no CPC/1973;
X b) a execução por quantia contra devedor insolvente pressupõe uma fase prévia, cujo fim é a obtenção da declaração de insolvência do devedor. Essa primeira fase tem natureza cognitiva, e não executiva;
c) na segunda fase, executiva, os credores deverão ingressar com suas execuções individuais contra o devedor, formando-se assim vários processos em juízos diferentes;
d) é possível converter a execução contra devedor solvente em execução contra devedor insolvente.
ALTERNATIVA B
7. SOBRE O PROCESSO DE EXECUÇÃO DA OBRIGAÇÃO DE FAZER E NÃO FAZER, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA (1,0 PONTO):
X a) tratando-se de obrigação de fazer fungível, que pode ser satisfeita por outros sujeitos além do devedor, é possível obter a realização da obrigação por terceiro;
b) nessa espécie de execução, deve o executado prestar uma garantia de que a obrigação de fazer será satisfeita.
c) na execução da obrigação de não fazer, o que se busca é evitar que o ato proibido seja realizado.
d) quanto às obrigações de não fazer instantâneas, em razão da impossibilidade do desfazimento da violação, não é possível que a obrigação converta-se em perdas e danos.
ALTERNATIVA A
8. SOBRE A EXECUÇÃO DA OBRIGAÇÃO DE PAGAR ALIMENTOS, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA (1,0 PONTO):
X a) o credor deve necessariamente utilizar a forma especial de promover a execução de alimentos, por meio da qual o devedor será intimado pessoalmente para pagar em três dias, comprovar que já o fez ou provar a impossibilidade de fazê-lo, sob pena de ser decretada a sua prisão civil.;
b) a forma especial de execução de alimentos, com possibilidade de prisão civil do executado, pode ser utilizada para executar alimentos indenizatórios, devidos em razão da prática de um ato ilícito, sem relação familiar ou de parentesco entre credor e devedor;
c) o cumprimento da pena não exime o executado do pagamento das prestações alimentícias vencidas e vincendas;
d) o devedor de alimentos poderá ser preso mais de uma vez pelas mesmas prestações.
ALTERNATIVA A
9. O Ministério Público tem legitimidade para propor ação coletiva em que pretende tutelar direito individual homogêneo? Responda justificadamente, apontando para as espécies de interesses que podem ser protegidos por meio das ações coletivas e para os poderes conferidos pela Constituição ao Ministério Público (1,0 PONTO):
Sim, o MP tem legitimidade para defender direito individual homogêneo desde que seja indisponível, ou sendo disponível, que haja relevância social. A CF/88 ao consagrá-lo em seu art. 127 “instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbiu-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”, legitimou-o, em seu art. 129, para entre outras funções, promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos.
10. Esther propôs execução de alimentos por título extrajudicial em face do seu genitor, Daniel. O juiz mandou citar o executado para, em 3 dias, efetuar o pagamento das parcelas anteriores ao início da execução e das que se vencerem no seu curso, provar que o fez ou justificar a impossibilidade de fazê-lo. Daniel deixou escoar o prazo, permanecendo inerte. O juiz então decretou a sua prisão civil. Intimado, Daniel sustenta não ser possível a prisão civil nas execuções de alimentos fundadas em título extrajudicial. Procede a alegação de Daniel? Responda fundamentadamente (1 PONTO).
Não. Conforme art., deve ser admitida a prisão do devedor na execução de alimentos, pois o mesmo se manteve inerte e não realizou os pagamento. 
Art. 911. Na execução fundada em título executivo extrajudicial que contenha obrigação alimentar, o juiz mandará citar o executado para, em 3 (três) dias, efetuar o pagamento das parcelas anteriores ao início da execução e das que se vencerem no seu curso, provarque o fez ou justificar a impossibilidade de fazê-lo.