Buscar

História do Brasil Colonial (HIS29) Final Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	História do Brasil Colonial (HIS29)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:673130) ( peso.:4,00)
	Prova:
	29213363
	Nota da Prova:
	8,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O esforço para a expansão marítima não era algo recente em Portugal, apesar de toda a Europa ter o mesmo interesse em buscar novas terras, buscar novas formas de obter lucros. Portugal, através da Escola de Sagres, se sobressaiu. Desenvolvendo suas embarcações, conhecimentos náuticos e de orientação, com seu espírito de desbravamento, conseguiu chegar às Índias depois de cerca de 70 anos de esforços. Os portugueses foram extremamente criteriosos e científicos nas suas expedições. Disserte sobre a importância da rota das especiarias para Portugal.
	Resposta Esperada:
Esta expedição foi uma das mais importantes para Portugal, pois abriria uma rota comercial sem precedentes na história do comércio europeu com o Oriente. Ela contribuiu significativamente para a solidez do império português. O interesse de Portugal ao aportar à Índia era garantir a rota das especiarias, pois elas possuíam grande valor comercial, uma vez que as técnicas de conservação dos alimentos eram precárias, deixando os alimentos intragáveis, principalmente pelo fato de possuírem uma dieta carnívora. As especiarias, como a pimenta, por exemplo, viriam a servir para dissimular o mau cheiro e melhorar a degustação dos alimentos, possuindo assim um grande valor comercial.
	2.
	Antes mesmo da vinda da corte para o Brasil, fugindo das tropas napoleônicas, Portugal declarou a abertura de nossos portos às nações amigas. Com isso, a partir da ocupação francesa, Portugal pode fazer comércio com as nações que apoiavam sua causa. Quais foram as consequências da abertura dos portos brasileiros às nações amigas e quem se beneficiou com a medida?
	Resposta Esperada:
A abertura dos portos representou na prática a quebra do pacto colonial, a partir daí o Brasil pode comercializar diretamente com outras nações, que passaram a poder comprar aqui os produtos coloniais, com a exceção do Pau-Brasil. Com isso, modificaram-se as tarifas alfandegárias, diminuiu o contrabando e o comércio local foi invadido por produtos ingleses. Quem mais se beneficiou com a medida foi a Inglaterra.
Parte inferior do formulário

Continue navegando