Buscar

ATIVIDADE 2 - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - 2019B1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE 2 - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - 2019B1
	Período:
	13/05/2019 08:00 a 31/05/2019 23:59 (Horário de Brasília)
	Status:
	ABERTO
	Nota máxima:
	0,50
	Gabarito:
	Gabarito será liberado no dia 01/06/2019 00:00 (Horário de Brasília)
	Nota obtida:
	
	1ª QUESTÃO
	As pressões, cada vez mais fortes por capacitação, desenvolvimento de competências, atualização e risco de desemprego em tempos de crise, trazem um nível de insegurança aos trabalhadores que coloca em risco a sua saúde física e mental. Assim como afirma Zanelli (2010, p. 26), “as intensas e céleres mudanças no mundo do trabalho têm agravado os níveis de estresse e os danos à saúde dos trabalhadores, especialmente a partir do final do século passado”.
 
COSTA, W. Psicologia Organizacional. Maringá-Pr: Unicesumar, 2018.
 
Assim, com base nesta informação analise as asserções abaixo.
 
I – A organização do trabalho imposta ao trabalhador é a fonte de tensão responsável pelos transtornos e desequilíbrios psíquicos, o que ele chama de trabalho fatigante.
 
Porque
 
II – Quando o trabalho é livremente escolhido ou organizado, ele é fonte de equilíbrio, chamado pelo autor de trabalho equilibrante.
 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
 
	ALTERNATIVAS
		
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
	
	A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	2ª QUESTÃO
	O uso de testes psicológicos, que se desenvolveram especialmente a partir do início do século XX, foi estabelecendo medidas de QI – Quociente Intelectual – indicando quocientes de inteligência, em que as pessoas são classificadas. Bergamini (2008) afirma que, a partir da utilização dos testes, fez-se projeções que consideram que a população se distribua em: 50% de pessoas com nível mental normal; 20% abaixo e 20% acima do normal; 5% muito abaixo ou muito acima do normal.
 
COSTA, W. Psicologia Organizacional. Maringá-Pr: Unicesumar, 2018.
 
Considerando as dimensões da inteligência ou habilidade intelectual, associe as duas colunas, relacionando a dimensão com sua descrição.
 
	(1) Aptidão numérica.
	(  ) Habilidade para fazer cálculos aritméticos rápidos e precisos.
	(2) Compreensão verbal.
	(  ) Habilidade para reter e evocar experiências passadas.
	(3) Raciocínio indutivo.
	(  ) Habilidade para usar a lógica e avaliar as implicações de um argumento.
	(4) Raciocínio dedutivo.
	(  ) Habilidade para identificar uma sequência lógica em um problema e, em seguida, resolvê-lo.
	(5) Memória.
	(  ) Habilidade para entender o que é lido ou ouvido e como é a relação entre as palavras.
A sequência correta dessa classificação é:
 
	ALTERNATIVAS
		
	4, 5, 3, 2, 1.
	
	3, 1, 5, 2, 4.
	
	1, 5, 4, 3, 2.
	
	4, 1, 5, 3, 2.
	
	5, 2, 3, 4, 1.
	3ª QUESTÃO
	Fase de_________: em que vários processos físicos são desencadeados, como aumento da frequência cardíaca e liberação de várias substâncias, preparando o organismo para a luta ou fuga frente à ameaça.
Fase de_________: mantendo-se o agente ou agentes estressores, as alterações no organismo são mais acentuadas, com sintomas como irritabilidade, insônia, mudanças de humor, depressão, diminuição do desejo sexual.
Fase de_________: nessa fase, ocorre a falha nos mecanismos de adaptação, ou seja, nas respostas do organismo aos desafios e ameaças do meio, havendo esgotamento por sobrecarga fisiológica (imagine uma pessoa com o coração acelerado constantemente!), o que pode levar à morte.
 
COSTA, W. Psicologia Organizacional. Maringá-Pr: Unicesumar, 2018.
 
 
Diante do exposto sobre as fases do estresse, na sequência, assinale a alternativa que preencha as lacunas corretamente.
 
	ALTERNATIVAS
		
	Alarme, exaustão, resistência.
	
	Alarme, resistência, exaustão.
	
	Resistência, alarme, exaustão.
	
	Exaustão, alarme, resistência.
	
	Exaustão, resistência, alarme.
	4ª QUESTÃO
	O mundo do trabalho passou por significativas mudanças que consequentemente determinou o lugar e o papel de cada trabalhador no ambiente de trabalho. Nesse sentido, Ferronato (2002, p. 24)  corrobora dizendo que  “...
  nesse contexto organizacional, o treinamento adquire uma nova posição, relacionando-se com o planejamento das atividades, juntamente com o sistema de produção desenvolvido, gerando uma correlação entre habilidade  e otimização de resultados, elementos-chave da eficácia empresarial”. O autor (2002, p.25) afirma ainda que “a formação profissional generalizou-se como uma necessidade não só da fábrica, mas também da sociedade...
.  Em paralelo, ao sistema educacional tradicional (escolas e universidades), as empresas criaram salas escolares nas próprias fábricas...
”.
​
ANICETO, K. R. Mudanças no mundo do trabalho e novas exigências de qualificação dos trabalhadores. Revista Científica Hermes, Osasco-Sp, v. 1, p. 49-70, jul./dez. 2009. p. 53 (adaptado).
 
A partir do exposto e a respeito do lugar e papel do trabalhador na atualidade, analise as afirmações a seguir:
 
I – Algumas mudanças têm vindo a ocorrer no mundo do trabalho e têm alterado a consciência do lugar e papel que cada trabalhador ocupa no mundo do trabalho, assim como vêm se alterando os sentidos e significados do trabalho em si.
II – Os avanços tecnológicos, que ocorrem de forma cada vez mais veloz, exigem das empresas uma evolução constante, logo, exigindo das pessoas uma flexibilidade e capacitação constante de forma nunca antes vista.
III – O fenômeno da globalização, em que o mercado impõe uma concorrência mais local, regional ou nacional, e não em nível mundial, exige que os profissionais transformem-se nos “talentos”, essenciais para a sobrevivência das empresas. 
IV – As organizações buscam profissionais que tenham uma atuação global e não reducionista, profissionais que entendam do negócio, dos processos de trabalho e de estratégias organizacionais, independentemente da área de atuação.
 
É correto o que se afirma em:
 
	ALTERNATIVAS
		
	I e II, apenas.
	
	I, II e IV, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	III e IV, apenas.
	
	I, III e IV, apenas.
	5ª QUESTÃO
	Vroom é responsável pela formulação da Teoria das Expectativas e o postulado principal dessa teoria é que: “a nossa tendência para agir e a força que empregaremos nessa ação dependerá da força da expectativa de que essa ação trará como resultado algo realmente valioso”.
 
COSTA, Waldeciria Souza da. Psicologia Organizacional. Maringá-PR: UniCesumar, 2018.
Considerando a teoria de Vroom, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Relação esforço-desempenho: refere-se à percepção pelo indivíduo da quantidade de esforço que será necessária para alcançar certo desempenho.
II. Relação desempenho-recompensa: refere-se ao grau em que um indivíduo acredita que determinado nível de desempenho trará a recompensa esperada.
III. Relação recompensa-metas pessoais: refere-se ao grau em que as recompensas proporcionadas satisfazem as metas pessoais ou necessidades do indivíduo.
  
É correto o que se afirma em:
 
	ALTERNATIVAS
		
	II, apenas.
	
	III, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	I, II e III.
	6ª QUESTÃO
	 
A teoria de dois fatores proposta por Frederick Herzberg tem como prerrogativa a motivação dos indivíduos, buscando entender os fatores que promovem insatisfação e satisfação no ambiente de trabalho. A teoria parte do princípio que o trabalho pode ser tanto uma fonte de satisfação quanto de aborrecimento para as pessoas.
 
​COSTA, Waldeciria Souza da. Psicologia Organizacional. Maringá-PR: UniCesumar, 2018.
Considerando a teoria de Herzberg, analise as afirmativas
a seguir:
 
I. Os fatores que levam à satisfação no trabalho são diferentes e independentes daqueles que levam à insatisfação.
II. Os fatores higiênicos são os relacionados ao ambiente, tais como: limpeza, organização, manutenção da empresa.
III. Os fatores motivacionais são ligados à atividades que permitem a auto realização e o desenvolvimento do potencial intelectual e criativo.
 
É correto o que se afirma em:
	ALTERNATIVAS
		
	I, apenas.
	
	I e II apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	I, II e III.
	7ª QUESTÃO
	As empresas precisam reconhecer a importância da adoção de estratégias para prevenção da Síndrome de Burnout entre seus funcionários. Para isso, é necessário que ocorra uma flexibilização no modo de organizar os processos de trabalho e desenvolvimento de práticas que promovam o bem-estar, que sejam preventivas para que não surjam doenças. Nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir:
I. As estratégias para prevenir o burnout no contexto de trabalho estão nas mãos do funcionário, que é o principal responsável pela sua qualidade de vida.
II. Empresa e funcionários devem se conscientizar das ações que precisam realizar, para evitar que o burnout se instale e comprometa a saúde mental do trabalhador.
III. O atendimento de aspectos ergonômicos são estratégias individuais para o combate ao burnout.
É correto o que se afirma em:
	ALTERNATIVAS
		
	I, apenas.
	
	II, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	I, II e III.
	8ª QUESTÃO
	Todas as pessoas com as quais nos relacionamos apresentam diferenças comportamentais marcantes, seja no ambiente de trabalho, seja no núcleo familiar ou social. Essas diferenças sofrem influência de uma característica psicológica fundamental para compreendermos os seres humanos, que se chama Personalidade. Existem dezenas de definições de personalidade dadas por inúmeros autores e várias abordagens psicológicas têm teorizado sobre a personalidade.
COSTA, Waldeciria Souza da. Psicologia Organizacional. Maringá. UniCesumar, 2018.
Assinale a alternativa que contém uma definição correta do termo Personalidade.
	ALTERNATIVAS
		
	Pode ser definida como traços e características individuais de longa duração, formadores de um padrão que distingue uma pessoa de todas as demais.
	
	É uma pseudociência que estuda as prováveis relações que possuem entre a vida das pessoas e os acontecimentos na Terra.
	
	É um substantivo feminino, com origem no latim persona, e significa a disposição do ânimo de uma pessoa ou a sua veia cômica. O termo persona é aplicado ao estado de espírito e, por esse motivo, muitas vezes se afirma que uma pessoa está de bom ou mau humor.
	
	É o estado de satisfação extrema; sentimento de contentamento ou de prazer excessivo.
	
	É um quadro psiquiátrico que caracteriza-se por dificuldades de adaptação por parte do indivíduo, embora este seja capaz de trabalhar, estudar, envolver-se emocionalmente e estar bem entrosado com a realidade.
	9ª QUESTÃO
	Em tempos de administração estratégica, em que se busca planejar as ações para atender às contingências internas e externas a empresa, é bom lembrar que os desafios podem se converter em oportunidades para que os administradores utilizem os conceitos do comportamento organizacional.
 
COSTA, W. Psicologia Organizacional. Maringá: Unicesumar, 2016.
 
Analisando o exposto sobre os desafios e oportunidades no campo do comportamento humano no trabalho, é correto afirmar que:
 
	ALTERNATIVAS
		
	Uma empresa fracassa pelo mau atendimento que seus funcionários prestam ao cliente. No entanto, criar uma cultura de atendimento de excelência e oportunizar o treinamento necessário é responsabilidade do funcionário, individualmente.
	
	Administrar pessoas em época de crise é estimulante e gera segurança para o gerente, tendo em vista a ameaça real de desemprego e queda de renda dos seus liderados e a necessidade de estabelecer um clima mais positivo no ambiente de trabalho.
	
	As empresas precisarão ajudar os seus colaboradores a atingir um equilíbrio entre vida profissional e pessoal para que consigam atrair e reter os melhores profissionais que querem, de modo geral, "ter uma vida" além de terem um emprego, exigindo flexibilidade da empresa.
	
	Lidar com as diferenças culturais das pessoas com as quais se interage, ao trabalhar em regiões diferentes do seu local de origem, exige menos do gerente do que ao administrar a diversidade da força de trabalho de pessoas de diferentes sexos, etnias e culturas, trabalhando em sua própria cidade, por exemplo.
	
	A expressão das emoções no trabalho tem aumentado e envolve o aumento da violência e de comportamentos agressivos, tais como o preconceito e ofensas verbais e assédio, não se estendendo a emoções positivas, como o namoro entre funcionários ou a contratação de parentes. No entanto, lidar com emoções no trabalho não se constitui um desafio para o mundo contemporâneo.
	10ª QUESTÃO
	Maslow organizou as necessidades humanas em cinco categorias, e ao organizá-las hierarquicamente chamava a atenção de que essas necessidades obedecem a certa sequência, levando a pessoa a buscar o atendimento de suas necessidades indo das primárias às secundárias, caminhando rumo à autorrealização: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais (pertencimento), estima e autorrealização (COSTA, 2016). 
COSTA, W. S. Psicologia Organizacional. Maringá: Unicesumar, 2016
​Assinale a alternativa correta sobre a definição de autorrealização:
	ALTERNATIVAS
		
	Autorrealização é a possibilidade de amar e ser amado.
	
	Ser reconhecido socialmente é importante, isso é autorrealização.
	
	Ser capaz de suprir aspectos importantes da vida, tais como sede, fome e sono.
	
	É a capacidade de se sentir livre, porém com estabilidade necessária para seguir as leis e seus limites.
	
	Sentir-se capaz de se desenvolver de forma satisfatória e buscar um nível mais elevado de seu potencial.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais