Buscar

AV II Gestão da Qualidade de Produtos e Processos

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Gestão da Qualidade de Produtos e Processos 
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX 
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Um dispositivo Poka-Yoke é aplicado usualmente em processos de produção, mas também em vários produtos finais. Em automóveis, por exemplo, conta-se com diversos dispositivos com a finalidade de evitar o erro humano e muitos deles são capazes de evitar acidentes. Vários equipamentos eletrônicos contêm dispositivos que impedem o uso incorreto pelo usuário final. Já nos processos de manufatura, podemos classificar os dispositivos Poka-Yoke de acordo com suas funções e métodos de atuação. Acerca do exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Quando um dispositivo Poka-Yoke apresenta uma função reguladora, este fica caracterizado pela capacidade de impedir que o erro siga na linha de produção. Esse impedimento de fluxo do erro envolve métodos de alerta e parada da linha.
II- Um dispositivo é caracterizado pelo método de controle quando este, em sua atuação na linha de produção, paralisa a linha ou processo na ocorrência de anormalidades, evitando, assim, que novos produtos defeituosos sejam produzidos.
III- Quando um dispositivo Poka-Yoke apresenta, em sua atuação, informação ao operador na ocorrência de anormalidades (que pode ser por sinais luminosos ou sonoros) sem parar a linha, ele é classificado como método de controle.
IV- Entende-se por método de posicionamento uma característica associada a dispositivos Poka-Yoke, os quais permitem a continuidade dos processos através de contatos de sensores somente quando posicionados corretamente.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	2.
	A boa relação e interação entre clientes e fornecedores é importante para a definição do escopo dos requisitos do produto, assim como para a identificação dos aspectos a serem melhorados. Existem várias formas de abordagem para atender ao nosso cliente. Com relação às diferentes formas que podemos realizar esse atendimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Promover reuniões de avaliação de resultados com os clientes.
(    ) Visitar os clientes, fazer-se presente, questionando o produto e serviço.
(    ) Deixar que o cliente tome iniciativa das demonstrações do produto.
(    ) Envolver um grupo de clientes para interagir sobre seus produtos e serviços.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	3.
	De acordo com Xavier (1994), a Gestão da Qualidade não deve ser vista como um processo de modernização da empresa, mas, sim, envolver as pessoas de maneira que se conclua que o benefício comum é maior do que os benefícios isolados das partes envolvidas. A Gestão da Qualidade deve ser baseada em processos de melhoria contínua, porém sabemos que só podemos melhorar aquilo que podemos medir. Sobre a medição da qualidade na análise de desempenho, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: XAVIER, A. C. da R. Rompendo paradigmas: a implantação da gestão da qualidade total nas escolas municipais de Cuiabá. Brasília: IPEA, 1994 (RI IPEA/CPS, n. 15/94).
	 a)
	Um índice de não conformidades pode ser calculado a partir da razão entre a Frequência de Deficiências e Oportunidade de Deficiências.
	 b)
	A medição da qualidade sempre está vinculada a sistemas de auditoria externa.
	 c)
	A medição da qualidade se resume ao uso de instrumentos de medição, tais como paquímetros.
	 d)
	A qualidade é um conceito subjetivo, portanto não há meios de avaliarmos a qualidade de forma quantitativa.
	4.
	Na visão do cliente, a inovação aplicada por uma empresa em um determinado produto transparece apenas nas qualidades e potencialidades que este produto pode oferecer. Geralmente, as mudanças efetuadas no processo ou na empresa para condicionar novas características aos produtos não são percebidas pelos clientes. Sobre a inovação em produtos, analise as afirmativas a seguir:
I- A inovação é considerada um requisito para as empresas se manterem competitivas no mercado.
II- A chamada miopia de mercado acontece quando uma empresa é ultrapassada pelas concorrentes por não investir na inovação da tecnologia de seus produtos.
III- Os fatores sistêmicos ligados à inovação de um produto referem-se à estratégia de gestão da empresa e à capacidade nominal de produção.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	5.
	Conforme exposto por Juran (2009), os erros humanos podem estar ligados a diversos fatores. Os indivíduos podem errar conscientemente, muitas vezes na forma de violação de regras para evitar repreensão por uma produção abaixo do esperado ou como forma de vingança, motivada pela crença em uma injustiça. Sobre os erros humanos, analise as sentenças a seguir:
I- Um dispositivo Poka-Yoke pode ter como finalidade evitar o erro humano.
II- O CEP (Controle Estatístico do Processo) pode ser considerado um dispositivo à prova de falhas, pois é sistemático e não depende de experiência prévia do operador no sistema.
III- Ao desenvolvermos uma nova política da qualidade e conscientizarmos os funcionários de sua importância, estamos criando dispositivos para evitar o erro humano.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: JURAN, J. M. A qualidade desde o projeto: novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviços. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	Na década de 1960, nos EUA, foi estabelecido o conceito de qualidade assegurada ou garantia da qualidade, por fruto de força da lei, principalmente pela segurança operacional das instalações nucleares e equipamentos militares (CAMPOS, 1990). O abastecimento das linhas de produção, quando realizado diretamente pelo fornecedor, implica a garantia de que o produto fornecido atenda à qualidade esperada. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Nesse caso, estamos tratando da metodologia de fornecimento denominada "ship to line".
II- Os produtos passam por análise de recebimento antes de serem enviados para as linhas.
III- "Ship to line" é uma ferramenta do sistema "Lean manufacturing".
IV-  Os produtos são analisados pelo cliente na planta do processo produtivo do fornecedor, garantindo a qualidade antes do embarque da mercadoria.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CAMPOS, V. F. Gerência da Qualidade Total. Rio de Janeiro: Bloch, 1990.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	7.
	Os indicadores de desempenho são utilizados nas organizações para demonstrar, por exemplo, a evolução de um dado índice ao longo de um dado período de tempo. Em processos produtivos, é comum a utilização do indicador de percentual de defeitos apontados ao longo de um mês. Sobre os indicadores, analise as seguintes sentenças:
I- É importante que sejam confiáveis e compreensíveis.
II- Deve mostrar qual o seu objetivo ou meta.
III- Não devem apresentar gráficos.
IV- Apresentam uma formatação normatizada.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	8.
	Na implantação de controles em um processo produtivo, são considerados alguns itens e suas respectivas especificidades. Nesses casos, os objetosde controle resultantes são uma combinação de certas características. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta características inerentes aos objetos de controle em processos produtivos:
	 a)
	Características do processo, dos equipamentos e dos operadores.
	 b)
	Características do produto, do processo e dos efeitos secundários.
	 c)
	Características gerenciais, do processo e dos sistemas de gestão.
	 d)
	Características organizacionais, de projeto e de execução.
	9.
	De acordo com os conceitos elaborados por Shingo (1986), um método eficaz para a obtenção do "Defeito Zero" consiste na utilização de dispositivos de inspeção na fonte. Os sistemas à prova de falhas podem identificar atividades não conformes e até interromper o processo para que as falhas não sigam em frente. Sobre esses dispositivos, analise as sentenças a seguir:
I- Esses dispositivos são muito utilizados no setor de serviços, cuja aplicação pode incluir a eliminação da fonte do erro.
II- São denominados dispositivos Poka-Yoke e têm aplicação em processos produtivos.
III- As cartas de controle são um bom exemplo de dispositivos à prova de falhas, pois podemos visualizar a ocorrência do problema a ser eliminado.
IV- A aplicação de normas consiste em um mecanismo à prova de falhas: nenhum produto pode ser produzido fora das especificações, as quais são descritas nas normas ou procedimentos.
V- A inspeção de produtos com instrumentos de medição na linha de produção não evita possíveis falhas, portanto não pode ser considerada como um método ou dispositivo à prova de falhas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SHINGO, S. Zero Quality Control: source inspection and Poka Yoke system. Cambridge: Productivity Press, 1986.
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças II, IV e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e V estão corretas.
	10.
	O Poka-Yoke foi concebido na Toyota com a ajuda de Shigeo Shingo, considerado um dos gurus da qualidade. As técnicas possibilitam que qualquer pessoa possa executar sem cometer erros. Essa metodologia é indicada para reduzir o número de não conformidades nos produtos e os erros humanos no processo. Sobre as funções básicas do Poka-Yoke, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A função fundamental do Poka-Yoke é sinalizar a detecção de anormalidades.
(    ) A função do Poka-Yoke é gerar maior controle das características preestabelecidas do produto e/ou processo.
(    ) Os dispositivos de Poka-Yoke não podem paralisar o sistema produtivo (máquina, linha etc.).
(    ) O Poka-Yoke tem como função primordial a redução de erros humanos no processo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
Parte inferior do formulário

Continue navegando