Buscar

ad2 de História

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ap2 de História e Educação 
Observando e analisando o material proposto vimos que ultimamente a comemoração do dia do índio não tem sido transmitida da forma correta.
 	O dia do índio é uma data comemorativa oportuna para ser trabalhada detalhadamente obtendo vários aprendizados para melhor compreensão dos alunos sobre outro tipo de cultura. O tema Índio pode e deve ser incluído em todas as disciplinas, e não só no dia 19 de abril, este assunto tem como ser aprimorado e conscientizado de forma que envolva os alunos em uma "viagem" de descoberta do nosso povo, afinal , quando os portugueses chegaram aqui Eles já estavam, pensando nisso o que deve ser ressaltado é que o Brasil é a junção de diversas outras culturas e costumes, dessa forma devemos respeita-las consideravelmente. O importante é que isto se estabeleça de forma que os alunos possa interagir com opiniões e relatos trazidos de suas famílias , fazendo isto, conseguimos obter uma aprendizagem significativa.
 “Eu lembro muito bem de quando eu estudava no ensino fundamental, na minha escola tinha a semana do índio a qual todos os professores se juntavam para poder trabalhar com toda a comunidade escolar em um só grupo sobre a cultura indígena. E sempre no final da semana que no caso é a sexta-feira, faziam várias apresentações. Cada turma ficava responsável por alguma característica da cultura indígena como: comidas, roupas, crenças, etc. Cada turma tinha que apresentar o seu tema e dessa maneira todos nós aprendemos sobre a cultura indígena de uma forma geral e por meio da União e da socialização com os demais.’’Esta realidade atualmente tem sido diferente, talvez por falta de planejamento escolar, ou até mesmo do professor..., o importante é que atualmente tem tido vários erros que devem ser mudados.
 	Sobre o artigo dos 10 erros comuns sobre a cultura indígena no Brasil podemos ver que são realidades que muita das vezes passa despercebidos. Mas ressaltamos que é dever de nós educadores ensinar para o nosso aluno o quanto é belo e diversificada a cultura indígena. Explicando que os índios são pessoas como nós e que até os dias de hoje podemos encontrar povos indígenas, com semelhanças e diferenças, e que de antigamente até aqui a cultura indígena avançou muito e está sendo reconhecida. Devemos erradicar o preconceito de que os índios são seres humanos que vivem na mata, andam pelados e que não tem privilégio nenhum. O lugar do índio é aonde ele quiser! No meio de nós, há vários índios. Devemos desenvolver no aluno um senso crítico sobre a cultura, explicando que cada povo tem a sua particularidade e nós temos que respeitar todas de maneira em geral.

Outros materiais