Buscar

av1 pisicologia respondida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

V1
Aluno:Ramaiany Da Silva Matos
Matricula:201707020817
Disciplina: Psicologia Aplicada a Saúde Profa. Dra. Alexandra Marçulo
Data: 14/05/2020
Entrega até às 23h59 do dia 15/05/2020
OBS:
1. Todas as questões devem ser respondidas com no mínimo 10 linhas.
2. Alunos que não enviaram a atividade 1 (valia 5 pontos até dia 01/05) devem fazer as 3 questões.
3. As respostas devem ser individuais e pautadas em um reflexão acerca do assunto, embasadas na literatura (faça referência caso use algum autor)
4. Devem ser encaminhados via teams ou sia.
1. Os diversos modelos de equipes no contexto da saúde pública têm contribuído para uma prática de ação diferenciada. Nesse sentido, solicito que faças uma reflexão a partir de pesquisa bibliográfica e fundamentação teórica sobre o significado da atuação em equipe, buscando refletir a prática da Enfermagem ou Nutrição na área da saúde pública, levando em consideração todos os erros e acertos, possibilidades e impossibilidades, apontando uma nova perspectiva que contribua para uma atenção à saúde mais digna e humana, pautadas nos próprios princípios do SUS: equidade, integralidade e universalidade. Sua perspectiva deve levar em consideração a dificuldade encontrada diante da realização do trabalho coletivo, integrado, comprometido em equipe na área da saúde. (3 pontos).
R= Atualmente já é comprovado a eficacia do trabalho em equipe no ambito da saúde, onde cada um comtribui com um pouiquinho vendo o indiviudo como um todo, mentelmente,socialmente,fisicamente. Que é a terioa prevista pelo SUS onde todos devem ter direito a saúde que de acordo com a OMS( organização mundial da saude) é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Essa harmonia produz uma interface onde o paciente possa ser etendido como um todo.Até porque a doença não aflinge somente o paciente mas todo nucleo familiar.E um dos objetivos dessa equipe é fazer um trabalho humanizado para que o paciente se sinta acolhido. A area da nutrição em especifico é destinada aos cuidados alimentares dos pacientes atender suas necessidades através dos alimentos,que vai da prevenção até o
tratamento de enfermidades.Um profissional dessa área deve entender que sua atuação não deve ser resumido em passar uma dieta, é ai que entra o trabalho interdisciplinar, pós cada ser tem sua singularidades, onde se deve ser analisado seu estado economico, social,pisciologico.
Com certeza é um grande desafio à gestão dos serviços de saúde,já que depende-se do bom convivio de todos partes para fluir um bom serviço, as principais dificuldades de gestão do trabalho coletivo em saúde é à relação entre sujeitos individuais e coletivos,ainda existe o jogo político e econômico que delimita o trabalho, por isso devemos todos ser um agente de mudanças.
2. O processo saúde/doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população, considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores. De acordo com esse conceito, é correto afirmar que as formas concretas de inserção socioeconômica da população (condições de
trabalho e condições de vida) são relevantes para explicar a saúde e o perfil epidemiológico. Considerando o debate acerca dos determinantes sociais da saúde explique a afirmativa acima. (2,5 pontos)
R= O perfil epidemiológico é de importância para a análise de dados a promoção da saúde,e Conhecer a fundo o perfil epidemiológico do público atendido é fundamental para implementar uma estratégia de prevenção e promoção da saúde bem sucedida. Já foi compreendido que a saúde não pode ser tratada apenas no setor saúde ou seja a inserção socioeconômica com certeza vai influnciar num resultado final. Então em relação aos determinates socias vai ser analisado a discrição biologica do individuo mas não só, vai ser analisado também seu modo de vida, seu modo de trabalho, etc.Ou seja o indiviudo visto como ele é e na situação que ele vive. Fatores socias , econômicos , culturais ,étinicos/racias ,pisicológicos e comportamentais são os determinates que podem influênciar a ocorrencia de problemas de saúde. Lembrando que os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do país. Um exemplo ótimo de como outros setores podem influenciar na promoção da saúde é o saneamento basico a não ter um não ira influnciar somente na infraestrutura mas também tera um impacto nas condições de saúde. Então é todo um conjunto de governo trabalhando juntos em prol de diminuir essas iniquidades e melhorar a qualidade de vida.
3. A saúde deve ser compreendida como um fenômeno biopsicossocial, no qual essas dimensões se integram e se afetam mutuamente. Explique a afirmativa fazendo uma relação entre fatores patogênicos na organização de trabalho em contexto de saúde, por exemplo, o estresse e o desenvolvimento de doenças psicossomáticas. (2,5 pontos)
R=A algum tempo as doenças eram tratadas como algo isolado no ser humano e tinha como objetivo o tratamento de somente da parte doente do organismo, mudou e hoje o fenômeno biopsicossial ganha espaço defendendo que o processo de tratamento da doença requer uma equipe de saúde que pontue aspectos biológicos, psicológicos e sociais que influenciam um paciente. Até porque a saúde mental e física estão, sim, associadas, muitas das doenças começam na mente ou até mesmo tem efeitos mais alastrados por conta do que acontece no psicológico. Muitas situações podem influenciar para os desenvolvimentos dessas doenças como: Muitas cobranças e estresse no trabalho, traumas por acontecimentos marcantes, dificuldade em expressar sentimentos ou falar sobre eles, pressão psicológica ou bullying, depressão ou ansiedade, elevado grau de cobrança pessoal. O meio de trabalho pode ser fonte de satisfação assim como também totalmente ao contrario pode se tornar uma prisão. As emoções que afetam o indivíduo no ambiente de trabalho, decorrentes do choque com a organização do trabalho e que podem gerar doenças vêm a ser definidas como doenças psicossomáticas, as doenças psicossomáticas representam um mecanismo defensivo no qual o trabalhador converte o problema psicológico em fisiológico e isso representa a reação adaptativa à ansiedade experimentada no trabalho, ou seja são queixas físicas ligadas ao psíquico. Sendo assim o tratamento pode envolver o uso de medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e anti-histamínicos para aliviar seus sintomas, no entanto, é importante o acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra, para aprender a controlar as emoções, e tratar a verdadeira causa do problema.

Outros materiais

Outros materiais