Buscar

av2 pisi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.Explique a afirmativa: ¿O conceito de saúde reflete a conjuntura social, econômica, política e cultural.¿
(2 Pontos)
como se é compreendido atualmente o conceito de saúde mudou muito através dos tempos depois de vários estudos realizados a Oms declara que que saúde não é somente a ausência de doença ou seja a saúde é um todo que envolve vários aspectos inclusive aspectos socias, econômicos, políticos e culturais, e tudo dependerá da época, do lugar, da classe social, dos valores individuais e concepções científicas, religiosas, filosóficas.
2.Como não há um consenso sobre a definição de qualidade de vida. Fale sobre a definição do conceito formulada pela OMS em 1995.
(2 Pontos)
a definição da OMS é um conceito bem abrangente, fala sobre a percepção do indivíduo no contexto cultural, e o que ele vivencia em relação as suas metas, expectativas, padrões e preocupações, essa definição é resultado de estudo de instrumento que avalia a qualidade de vida do ser humano, concluindo-se que pode incluir aspectos positivos e negativos.
3.O conceito da OMS, divulgado na carta de princípios de 7 de abril de 1948 (desde então o Dia Mundial da Saúde), afirma que "Saúde é o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade". Fale sobre a origem desse conceito, sua relação com o conceito de "campo da saúde" e suas principais críticas.
(2 Pontos)
esse conceito surgiu a partir do momento em que se observou que não era só aspectos físicos que causavam a falta de saúde, ate por que os padrões de doença mudaram muito conforme os anos, é possível uma pessoa viver com um sensação de bem estar apesar de sofrer uma condição crônica por exemplo. Umas das criticas é que quase todo mundo nunca estar bem em todos esses aspectos sendo assim quase toda a população nunca estaria totalmente saudável. Vários críticos relatam também que esse conceito seria utópico, ou seja, uma ilusão alcançar esse tal ‘’máximo de bem-estar’’. 
4.Fale sobre o aumento da expectativa de vida e sua relação com a qualidade de vida.
(2 Pontos)
Nesses últimos tempos tem se falado muito, e se dado muita importância aos cuidados a saúde, estamos numa geração onde as pessoas se preocupam mais com seus hábitos alimentares e com a pratica de exercícios físicos e isso automaticamente influencia nessa expectativa de vida já que a pessoa q se cuida tem menos possibilidades de adquirir uma doença que acarrete em uma morte antecipada, outro ponto é a assistência medica que temos, a medicina avançou muito, dificilmente se aparece uma questão q não consiga ser resolvida, outro ponto é a informação, que também é essencial para essa expectativa de vida já que o conhecimento dos perigos de industrializados e do sedentarismo são bem mais compreendidos e repassados a sociedade, sendo assim uma boa parte da população busca essa qualidade de vida o que muitos veem como ter uma boa saúde.
5.Sobre a teoria das doenças: "As doenças são coisas, de existência concreta, fixa e imutável, de lugar para lugar e de pessoa para pessoa, as doenças se expressam por um conjunto de sinais e sintomas, que são manifestações de lesões, que devem ser buscadas por sua vez no âmago do organismo e corrigidas por algum tipo de intervenção concreta." (Camargo, 2003). Que implicações essa teoria tem na prática clínica?
(2 Pontos)
Na prática nem sempre se é possível corrigir a doença no âmago, só a penas trata-la para que não se desenvolva a um ponto indesejável. E a questão da intervenção concreta se torna controvérsia a doenças psicológicas por exemplo onde não são utilizadas intervenções concretas para resolve-las.

Outros materiais