Buscar

Exercício- Doenças Infecciosas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

@medvet.rotina
Doenças infecciosas
1. É uma doença em que a contaminação se dá por contato direto (secreções nasais, orais, urina, fômites). A principal via de transmissão é por aerossóis, que pode chegar a até 40m de distância. Os animais mais susceptíveis são filhotes de 3 a 6 meses de vida, não vacinados. A partir do 8º ou 9º dias pós-infecção, o vírus atinge o SNC. Sinais mais comuns são: secreção ocular e nasal, tosse e pneumonia, diarreia, sinais neurológicos e hiperqueratose de coxins plantares e focinho.
a) A doença mencionada é a Parvovirose.
b) A doença mencionada é a Cinomose.
c) A doença mencionada é a Leptospirose.
d) A doença mencionada é a Criptococose.
e) A doença mencionada é a Raiva.
2. Doença infectocontagiosa viral endêmica com distribuição mundial, caracterizada por vômitos e diarreia sanguinolenta. Apresenta alta letalidade, acomete o cão doméstico e outros animais da família Canidae. Em um período de 12-24h há uma evolução muito rápida do quadro clínico. As manifestações clínicas podem se apresentar por forma de doença generalizada, em animais muito jovens (menos de 3 semanas), o que geralmente leva a morte súbita. Tem também a forma miocárdica, que ocorre em cães de 3 a 8 semanas de vida.
a) A doença mencionada é a Parvovirose.
b) A doença mencionada é a Coronavirose canina.
c) A doença mencionada é a Cinomose.
d) A doença mencionada é a Leptospirose.
e) A doença mencionada é a Raiva.
3. Doença de infecção horizontal ocorre por via oronasal (mucosas) ou por mordidas (percutânea), pode ser pelo contato com a saliva, sangue infectado, cópula e leite, brigas é a principal forma de transmissão. A longo prazo atinge o SNC, onde tem a alteração do metabolismo neuronal e toxicidade neuronal. Os sinais clínicos mais comuns relacionados são, gengivite, estomatite, diarreia persistente, perda de peso lenta e progressiva, caquexia, febre crônicas, glomerulonefrite, alterações comportamentais, demência, neuropatias periféricas, linfopenia e neutropenia, poliartrite progressiva crônica, imunossupressão com infecções oportunistas.
a) A doença mencionada é a FELV.
b) A doença mencionada é a Dermatofitose.
c) A doença mencionada é a FIV.
d) A doença mencionada é a Criptococose.
e) A doença mencionada é o Histoplasma.
GABARITO:
1: Letra B; 2: Letra A; 3: Letra C.

Outros materiais