A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
TEAs_ARTES CONTEMPORANEA

Pré-visualização | Página 1 de 2

1
Parte superior do formulário
A modernidade é o produto de processos globais de racionalização, que se deram na esfera econômica, política e cultural. Sobre o conceito de modernidade, análise as afirmativas abaixo:   Uma visão de mundo (ou um período histórico) que se consolidou com a Revolução Industrial e normalmente está relacionada com o desenvolvimento do Capitalismo. É um período de profundas transformações e conflitos na sociedade.     Intelectualmente, pode ser encarada como a emancipação da razão ou a forma de (re)inventar novos caminhos e pensamento que dêem conta dos novos questionamentos. São as novas leituras de mundo.   Assinale a alternativa correta.
Parte inferior do formulário
Todas as afirmativas estão corretas  
Analise as assertivas abaixo sobre modernidade e pós-modernidade, e marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) (  ) A  promessa do projeto da modernidade era, através da racionalização da vida, possibilitar ao homem a sua realização, sua liberdade e afirmava, com muita convicção, que o primeiro passo, para que isso ocorresse, seria criticar a religião.   (  ) Pode se dizer é que o que caracteriza a modernidade é a mercadoria, tal como é produzida em nossa sociedade. A produção capitalista de mercadorias revela uma relação de exploração e dominação de uma classe social por outra.   (  ) As características da pós-modernidade podem ser resumidas em alguns pontos: propensão a se deixar dominar pela imaginação das mídias eletrônicas; colonização do seu universo pelos mercados (econômico, político, cultural e social); celebração do consumo como expressão pessoal; pluralidade cultural;    (  ) A modernidade tem predomínio do instantâneo, da perda de fronteiras, gerando a idéia de que o mundo está cada vez menor através do avanço da tecnologia. Estamos diante de um mundo virtual, imagem, som e texto em uma velocidade instantânea.   Assinale a alternativa correta
 V, V, V, F.
2
IF-RS - 2015 - A indústria cultural é uma das maiores e mais lucrativas empresas do capitalismo, e através dela se disseminam não apenas produtos, mas também padrões de comportamento, ideologias e estilos de vida. Tal temática tem sido densamente discutida na produção sociológica, especialmente desde a chamada Escola de Frankfurt. Sobre a análise sociológica do consumo, assinale se as sentenças abaixo são VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F). ( ) Theodor Adorno e Max Horkheimer apontam que a mídia não deve ser pensada como mero entretenimento, mas uma verdadeira indústria, a indústria cultural, responsável pela disseminação de ideologias dominantes que permitiam a domesticação das massas. ( ) Walter Benjamin indica que a difusão em massa é um dos elementos básicos da obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica e, através da reprodução, a obra de arte ganha em valor de exibição sem perder seu valor de culto e sua aura. ( ) Para Theodor Adorno a mídia transformava a cultura em mercadoria, servindo ao processo de acumulação de capital, de forma que produtos estandardizados difundiam clichês e estereótipos, mas tal processo encontrava oposição por parte dos consumidores, que escolhiam os produtos conforme seu gosto particular. ( ) Autores contemporâneos como Jean Baudrillard e Mike Featherstone vêm identificando, dentre as marcas da indústria cultural na atualidade, a sedução das massas, o triunfo do simulacro em detrimento do real e a exacerbação do consumismo supérfluo e inútil como busca de felicidade e gratificação instantâneas. ( ) As análises recentes têm mostrado que a flexibilização dos padrões de consumo e a demanda por produtos customizados ao gosto do cliente impulsionam o que vem sendo denominado de produção flexível – a produção de mercadorias e serviços em menor escala, orientados a nichos de mercado específicos. Assinale a alternativa que contém a sequência correta, na ordem de cima para baixo:
 V-F-F-V-V.
Adorno e Horkheimer, teóricos da escola de Frankfurt, apresentaram pela primeira vez o termo indústria cultural em 1947, referindo-se à cultura de massas, ou cultura que emergiria espontaneamente das massas, porém, essa interpretação foi abandonada, por não se referir a esse tipo de cultura, mas aos produtos da indústria cultural. Para esses autores, qual é o tipo de produção da indústria cultural?
Bens culturais como mercadorias e a ilusão de felicidade no presente, eliminando a dimensão crítica e impedindo a  emancipação social.
3
(IFB/2017) A partir do tema Pop Arte, de acordo com o crítico Michel Archer (2001), assinale V (VERDADEIRO) ou F (FALSO) nas afirmativas a baixo.  ( ) Pinturas subsequentes com múltiplas imagens e a repetição dos objetos reiteram a ideia da obra de arte como mercadoria. ( ) Por seu caráter jocoso e despreocupado, a Arte Pop norte-americana se mostrava indiferente à dimensão política da realidade que retratava. ( ) A Pop Art na Alemanha foi reconhecida como movimento do Realismo Capitalista. Artistas como Sigmas Polke e Gerhard Richter, que utilizavam imagens midiáticas como material-fonte para suas pinturas se enquadravam no movimento. ( ) Extraindo temas da banalidade dos estados Unidos urbanos, Warhol se apropriou de imagens associadas à morte, como desastres nos tablóides, vítimas de acidentes nas estradas, distúrbios raciais, criminosos mais procurados da América, para evidenciar seu caráter transformador e informativo. A alternativa que corresponde à ordem CORRETA de
 V, V, F, F
Considere a obra abaixo.   (FCC/2016) A obra denominada “O que Exatamente Torna os Lares de Hoje Tão Diferentes, Tão Atraentes?”, de 1956, com autoria de Richard Hamilton foi concebida como pôster e ilustração para o catálogo da exposição This Is Tomorrow [Este É o Amanhã] do Independent Group de Londres. O quadro carrega temas e técnicas dominantes de uma nova expressão artística que despontava nos EUA. O nome do Movimento artístico a que a obra pertence e a técnica utilizada pelo artista para sua composição são, respectivamente:
 Pop Art, colagem.
4
(CEC/2014) Para a arte conceitual, vanguarda surgida na Europa e nos Estados Unidos no fim da décadade1960 e meados dos anos 1970, o conceito ou a atitude mental tem preponderância de ideias e conceitos em relação à aparência da obra. Diante disso, pode-se considerar: I. O termo arte conceitual é usado pela primeira vez num texto de Henry Flynt, em 1961, entre as atividades do Grupo Fluxus, grupo constituído por artistas de diversas nacionalidades e forte atuação politica. II. A arte conceitual é caracterizada pela crítica às instituições, pela efemeridade dos meios e pela precariedade dos materiais utilizados e que caracterizam a arte conceitual. III. O mais importante para a arte conceitual são as ideias; a execução da obra fica em segundo plano e tem pouca relevância. A arte deixa de ser primordialmente visual, feita para ser olhada, e passa a ser considerada como ideia e pensamento. IV. O brasileiro Cildo Meireles, que participou da exposição Information, realizada no The Museum of Modern Art - MoMA [Museu de Arte Moderna] de Nova York, em 1970, considerada como um dos marcos da arte conceitual, realizou a série Inserções em Circuitos Ideológicos, onde o artista se serviu de garrafas de Coca-cola e sistemas de circulação de notas de dinheiro, para difundir anonimamente mensagens políticas durante o período da Ditadura Militar. Assinale a alternativa correta:
Todas as afirmações estão corretas.
(COPERVE/2010) Com relação à arte contemporânea, assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas. I. Esta modalidade de produção artística que lança a obra no espaço com auxílio de materiais muito variados, de caráter plástico, formal ou conceitual é denominada: _____________________. II. Na _____________________, o artista não luta mais com a matéria, mas com a ideia. Não faz mais obras, propõe ideias para fazer obras. Exige participação mental do espectador.
instalação – arte conceitual.
5
(FGV /2915) A respeito da arte urbana, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.    ( ) A arte urbana é uma manifestação apenas de

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.