Buscar

Paper_Influencia_da_Mídia_na_Alimentação[1]

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA ALIMENTAÇÃO
Gabriel Tiegs
Jacqueline Maria Andreazza Devigili
Lara Cristina Busarello Mayer
Prof. Francielle Schweder
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Nutrição (NTR0037) – Seminário Interdisciplinar: Ciclos de Vida e Aspectos Biopsicossociais
12/10/2020
 
1. INTRODUÇÃO 
Os hábitos alimentares são de extrema importância para a saúde e bem estar das pessoas. Ele acontece não somente pelo o que lhe é ensinado, mas também pela observação das pessoas que lhe sirvam de exemplos, pela influência que elas exercem sobre elas. Eles podem ser influenciados por diversas maneiras e fatores como a cultura e costumes de um povo, religião, estilo de vida, escola, amigos, condição que se vive e muito também pelo o que a mídia fornece. Hoje a alimentação é vista também como um dos fatores contribuintes para o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis, que começam a surgir cada vez e em pessoas mais jovens.
A alimentação é uma das necessidades mais importantes para o desenvolvimento do ser humano, não somente no aspecto biológico, como também por envolver os aspectos sociais, psicológicos e econômicos. O alimento se faz presente em todas as etapas de nossa vida, contudo, é na infância e na adolescência que ele se torna mais importante (KART; HUBSCHER; MURA, 2007).
2. FUNDAMENTAÇÃICAO TEOR
Hoje, mais que diariamente somos expostos ao que a mídia oferece em termos de estratégias para a divulgação de produtos alimentícios, oferecendo forte influência sobre nossos hábitos alimentares. Visto que atualmente em função da vida que levamos, na correria do dia a dia os meios de comunicação seja TV, rádio, revistas, outdoor, filmes, aplicativos de internet, se prevaleçam em vender a ideia de consumir produtos, onde mostram apenas pontos positivos em consumir esses produtos, do que necessariamente os reais perigos que ele pode oferecem a saúde, usam de estratégias como por exemplo, pessoas famosas para divulgá-los, sendo que quando vistas, toma-se como exemplo, como pessoas a seguir ou a copiar , como se fosse algo de bom para sua vida. 
“A publicidade de alimentos ultra processados domina os anúncios comerciais de alimentos, frequentemente veicula informações incorretas ou incompletas sobre alimentação e atinge, sobretudo, crianças e jovens.” (GUIA ALIMENTAR, 2014, P.117)
Alimentar-se de produtos que a mídia oferece, pode ocasionar diverso riscos a saúde, como obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol, pois a sua publicidade envolve produtos que fazem praticamente milagres, oferecem energia para o dia a dia, nutrientes para o bom desenvolvimento do organismo, emagrecimentos , lanches rápidos para não perder muito tempo no preparo, ela mostra que biscoitos, salgadinhos, hambúrgueres são produtos fundamentais e saudáveis para a saúde, escondendo que são produtos altamente calóricos, cheios de açúcares e sódio, do qual são muito prejudiciais ao organismo.
Cada vez mais as pessoas são influenciadas por falsas propagandas, principalmente as crianças, onde que estas ainda não possuem o discernimento do que é ou não saudável, do quem tem ou não nutrientes, sendo facilmente dominados por propagandas com personagens animados, por super heróis e outros, fazendo que criem um padrão de alimentação não saudável desde cedo.
 Além disso, com base no que veem nos comerciais, crianças e adolescentes, e a população em geral, são levados a acreditar que os alimentos ultraprocessados têm qualidade superior a dos demais ou que tornarão as pessoas mais felizes, atraentes, fortes, “super saudáveis” e socialmente aceitas ou, ainda, que suas calorias seriam necessárias para a prática de esportes. Se comerciais, anúncios, ofertas, promoções e embalagens são convincentes e sedutores para os adultos, para as crianças são ainda mais. As crianças estão em um processo especial de desenvolvimento e, sozinhas, ainda não conseguem compreender muitos dos elementos do mundo adulto. Cada vez mais precocemente, as crianças se constituem no público-alvo da publicidade de alimentos. Isso por conta da influência que exercem na escolha das compras das famílias e também porque estão formando hábitos de consumo que poderão prolongar-se pelo resto de suas vidas. (GUIA ALIMENTAR, 2014, P.118).
Tendo em vista essas informações, e os mais variadas consequências que uma má alimentação pode gerar, cabe a família fazer com que as crianças despertem e desenvolvam o senso crítico do que é importante para a saúde e o que pode fazer mal. O acompanhamento dos pais e educadores, mostrando que a intenção da propaganda é mais vender do que propriamente nutrir, é umas das operações que se pode fazer para tentar mudar essa situação. Também, diminuir o tempo em que as crianças ficam em frente a tv, disponibilizando mais tempo para atividades físicas, e orientar sobre a importância de se alimentar com frutas, legumes e produtos naturais, mostrando o quantos elas podem ser benéficas é outra forma de auxiliá-las.
3. OBJETIVO GERAL:
O objetivo deste trabalho teve como foco principal compreender e analisar os meios que a mídia utiliza para influenciar as pessoas a consumirem seus produtos e realizar uma revisão da literatura analisando o papel da mídia na alimentação e os possíveis impactos ao longo da vida.
4. OBJETIVO ESPECÍFICO
Identificar como a mídia tem o poder de persuadir e influenciar as pessoas, utilizando de informações superficiais a respeitos dos produtos e ignorando informações essenciais para o benefício da saúde, e justificar como esse contexto pode vir a ser prejudicial a vida e demonstrar formas saudáveis para alcançando assim a construção de bons hábitos.
5. METODOLOGIA
 Trata-se de um estudo do tipo bibliográfico, exploratório e retrospectivo. Após a definição do tema foi feita busca em bases de dados virtuais, tais como SCIELO e GOOGLE ACADÊMICO. Foram utilizados os descritor: Influência da mídia na nutrição, nutrição e hábitos alimentares. Encontraram-se artigos publicados entre 2007 a 2014. Após a leitura exploratória do material, foi possível identificar a visão de diversos autores a respeito da influência da mídia na alimentação infantil.
6. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Com base nas informações alcançada na pesquisa bibliografia , nota-se uma forte influência da mídia sobre o consumo de produtos alimentares, principalmente no público de crianças, sabendo que possuem forte poder de persuasão na escolha e compra de produtos, e da qual utilizam meios de conquistas como personagem e outros. As consequências desses maus hábitos podem acarretar em diversa doenças como obesidade, hipertensão e diabetes. 
7. REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA:
1. GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA.2014 
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA EM HÁBITOS ALIMENTARES. POR PUCCAMP · 20 DE MAIO DE 2016.http://jornal.puc-campinas.edu.br/a-influencia-da-midia-nos-habitos-alimentares/ 
2. ALENCAR, MARCIA REJANE DE. Estudante de nutrição analisa papel da mídia.  09 de março de 2007, http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias

Outros materiais