Buscar

ATIVIDADE COMPLEMENTAR - LIVRO PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome do Aluno: Rakel de Castro Cruvinel Inomaru
RA: 2004958 / Curso: Pedagogia / Turma: 3º Semestre
Componente: Alfabetização e Letramento
Título do Livro: Psicogênese da Língua Escrita
Autor (es): Emília Ferreiro e Ana Teberosky
Resumo: O livro traz como objetivo principal o questionamento à respeito da natureza da leitura e escrita, pois inicia-se muito antes mesmo do ingresso escolar, esse processo começa em casa, sendo mediado por um adulto.
As autoras descrevem o processo de aquisição da língua escrita, questão central da alfabetização psicogênese, aborda os diferentes desempenhos escolares de crianças com classes sociais distintas, não tendo como relevância sua classe social, mas os conhecimentos e saberes que ela traz consigo e os estímulos, isso que acarreta no desempenho, sofrendo variações em crianças menos favorecidas e com menos oportunidades, fazendo com que haja níveis diferentes de aprendizagens nas escolas.
Com base nas teorias piagetianas e pesquisas, Emília e Ana explicam os processos e formas nos quais as crianças conseguem aprendem a ler e escrever. Mais uma vez enfatizando o fracasso da alfabetização, como sendo reflexo da desigualdade social e econômica.
Os livros descreves os métodos, sintético, sendo o mais adotado hoje em dia, pois trata-se da oralidade e escrita como som / grafia; e analítico, método pelo qual a leitura é vista como algo global. Quem adota o método analítico, critica o sintético, por ser processos mecânicos, focando apenas na decodificação.
A obra também explica o processo de aquisição, que é quando a criança procura entender sua naturalidade, criando hipóteses, criando sua própria gramática, buscando compreender os significados.
Os erros cometidos pelas crianças são erros construtivos, devem ser levados em consideração, afim de que por meio deles, a professora saiba identifica-los e fazer a intervenção. O ponto de partida é a aprendizagem do aluno, e não o conteúdo em si.
Para entendermos a teoria de Piaget, para que se compreenda os processos de aquisição da leitura e escrita, o sujeito é aquele que ativamente procura entender o mundo que o rodeia, e tenta resolver através de usas ações.
O livro descreve todos os processos pelos quais as crianças passam, as progressões genéticas, interpretações, atos de leitura, exemplificam as etapas das hipóteses de leitura e escrita para que os pedagogos possam identifica-los e auxiliar utilizando recursos e intervenções para o desenvolvimento da alfabetização.
Benefício para a minha formação acadêmica: O livro nos faz desempenhar um papel importante no processo de aquisição da alfabetização, relata a importância de considerarmos os conhecimentos pré existentes das crianças para se ter um ponto de partida na aprendizagem.

Outros materiais

Outros materiais