Buscar

ATIVIDADE 1 - SEMANA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Na sua opinião, porque as revoluções científica e industrial são acontecimentos marcantes no processo de dissociação homem-natureza?
Para responder essa pergunta é necessário traçar uma breve linha histórica. Como inicio de sociedade, tivemos grupos denominados caçadores e coletores que pelo circunstância acabavam extraindo da natureza apenas o que necessitavam para períodos curtos, essa relação era pouco danosa, visto que a extração estava ligada apenas as necessidades pontuais do grupo e por serem nômades, acumular objetivos ao longo do caminho atrapalharia no desenvolvimento do grupo. 
Ao conseguir compreender alguns modos operantes da natureza passamos a criar moradia em locais, especialmente, perto de rios, começando a domesticar alguns animais e plantas. Esse, por muitos, é o início para dissociação entre homem e natureza, pois a partir daqui o homem passa a controlar o ambiente ao seu redor para se favorecer e não depender mais de épocas e condições climáticas para ter o seu sustento.
Assim, com o passar do tempo e o desenvolvimento de técnicas tanto no adestramento de animais e plantas, como no desenvolvimento da comunicação, chegamos em dois pontos de virada, o primeiro é a revolução cientifica que tornou o conhecimento mais estruturado e prático, marcando uma ruptura entre o conhecimento e a igreja, começamos o desenvolvimento e aplicação de técnica e a formulação teórica como base para os estudos sobre os mais diversos campos do conhecimento. 
Por sua vez, a revolução industrial foi um período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVII e que se ramificou pelo mundo causando grande transformações na divisão do trabalho, garantindo o surgimento de um pensamento industrial para produção e a consolidação do capitalismo. Nesse momento, passamos a produzir em grande escala e de maneira padronizada, nossos gastos aumentaram exponencialmente e o contato com a natureza passou para planos secundários.
Dito isto, os processos citados acimas foram de suma importância para o processo de dissociação homem e natureza pois eles possibilitaram que a espécie humana tivesse o monopólio de controle do ambiente, podendo manipular e construir sistemas e organizações para atender as necessidades de cada grupo.
2. As grandes revoluções tecnológicas que vieram depois, representadas pela expansão da eletricidade, da indústria química, do automóvel, do uso do petróleo e das TICs (tecnologias de informação e comunicação) também impactaram o meio ambiente? Como?
Sim, impactaram de uma maneira negativa. A evolução tecnológica revolucionou a maneira como vivemos, cada vez mais um indivíduo médio de países emergentes possui mais artefatos e serviços ao seu dispor do que os seus ancestrais mais próximos, por consequência, a produção de energia elétrica mais que duplicou nos últimos vintes anos, liderados principalmente por grandes potências econômicas como China, Estados Unidos e países europeus.
Nessa linha, diversos esforços adicionais foram tomados para sustentar esse aumento, descobrimos e consumimos diversos combustíveis sem pensar nas consequências e hoje estamos lidamos com os seus efeitos secundários, como, por exemplo, o aquecimento global, buracos de ozono e poluição no ar e nas águas. 
Um ponto interessante de análise está em um relatório desenvolvido pela Berkeley Lab, nesse documento, em 2000, havia no mundo cerca de 415M de dispositivos ligado à internet, 16 anos depois temos cerca de 3.5MM, um aumento de 826%. Esse é um número que aponta para a dimensão que a internet e a comunicação por rede ocuparam no nosso cotidiano. Junta-se a isso a mineração de moedas digitais, que exige um grande aparelhamento tecnológico, a produção crescente e constante de novos dispositivos eletrônicos, construção e consolidação de grandes empresas de tecnologias (Big Tecs). 
Internal Use Only

Outros materiais