A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
ESTRUTURAS DE ARMAZENAGEM E TERMINAIS - 2021 GABARITO

Pré-visualização | Página 1 de 1

Disciplina: ESTRUTURAS DE ARMAZENAGEM E TERMINAIS 
	AV
			Avaliação:
7,0
	Nota Partic.:
	Av. Parcial.:
1,5
	Nota SIA:
8,5 pts
	 
		
	ENSINEME: PLANEJAMENTO DE LAYOUT DE ARMAZÉM
	 
	 
	 1.
	Ref.: 3991205
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A armazenagem de materiais adquiridos pela empresa para sua utilização rotineira, tanto na área administrativa quanto na de produção, necessita ter algumas condições fundamentais para que as características de utilização desses materiais sejam respeitadas, possibilitando a otimização dos recursos da organização. 
Uma boa prática de armazenagem de materiais é a seguinte: 
		
	 
	armazenamento dos materiais em instalações que possibilitem uma rápida movimentação, tornando o processo eficiente.
	
	posicionamento da matéria-prima em local distante de onde serão consumidos, considerando o princípio da movimentação de materiais 
	
	armazenamento centralizado dos materiais permitindo que a entrega e o inventário sejam realizados mais rapidamente
	
	padronização da armazenagem, igualmente, para todos os materiais da empresa, visando à minimização dos custos e à otimização do espaço.
	
	 ocupação de todo o espaço do almoxarifado, desconsiderando os aspectos de circulação de pessoas, o que é proibido na área de armazenagem 
	
	
	 2.
	Ref.: 3991215
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A função armazenagem é um componente geralmente crítico e altamente influente na gestão de materiais. As alternativas abaixo apresentam algumas vantagens inerentes a uma boa organização da armazenagem, EXCETO: 
		
	
	Utilização racional do espaço físico interno. 
	 
	Baixo grau de flexibilidade do leiaute. 
	
	Otimização dos inventários.
	
	Redução dos desvios e sinistros de materiais.
	
	Fácil acesso aos principais itens de estoque. 
	
	
	 3.
	Ref.: 3991217
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Em relação ao almoxarifado de uma organização, assinale a alternativa que não está de acordo com os princípios relativos ao adequado sistema de armazenamento e controle de materiais. 
		
	 
	A armazenagem compreende a guarda, localização, segurança e preservação dos materiais adquiridos, a fim de suprir, adequadamente, as necessidades operacionais das unidades integrantes da estrutura do órgão ou entidade. na saída destes materiais estocados, do almoxarifado, deve-se utilizar, preferencialmente, o sistema UEPS.
	
	A arrumação dos materiais não deve prejudicar o acesso às saídas de emergência, aos extintores de incêndio ou à circulação de pessoal especializado, para combate a incêndios.
	
	A movimentação de material entre o almoxarifado e outro depósito ou unidade requisitante, deverá ser precedida de registro no competente instrumento de controle (ficha de prateleira, ficha de estoque ou listagens processadas em computador), à vista de guia de transferência, nota de requisição ou de outros documentos de descarga. 
	
	Os estoques devem ser objeto de constantes revisões e análises, com a finalidade de identificar os itens ativos e inativos. Considera-se itens ativos, aqueles requisitados regularmente, em um dado período estipulado pelo órgão, e bens inativos, aqueles não movimentados em um determinado período estipulado pelo órgão e, comprovadamente, desnecessários para utilização neste.
	
	Os materiais não devem ser estocados em contato direto com o piso. É preciso utilizar, corretamente, os acessórios de estocagem para sua proteção, como prateleiras e paletes. 
	
	
	 
		
	ENSINEME: UNIDADES ARMAZENADORAS DE MATERIAIS
	 
	 
	 4.
	Ref.: 3991227
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Os materiais de uma organização podem ser armazenados por diversas metodologias, dentre elas: por frequência, por características, por agrupamento, por separação entre lote de reserva e diário e por setores de montagem. A armazenagem com separação entre lote de reserva e lote diário:
		
	
	é adotada geralmente em linhas de produção de pequeno e médio porte, e os materiais que serão utilizados são organizados de forma sequencial, seguindo a sequência da linha de produção.
	
	desconsidera a frequência com que o material é movimentado, o que em geral dificulta a localização e o manuseio. 
	 
	necessita de um espaço destinado a cobrir as necessidades do dia a dia e outro para materiais que são de uso esporádico.
	
	facilita a arrumação e localização dos materiais, mas, em contrapartida, o espaço físico pode não ser otimizado.
	
	engloba as peças de série num grupo de forma a constituir uma base de produção por família de peças.
	
	
	 5.
	Ref.: 3991225
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	"Um sistema de armazenamento implica na exigência de espaço físico para promover a guarda de materiais". (Razzolini Filho, Edelvino. Administração de Material e Patrimônio. Ed. IEDES, 2012, p. 113). 
Nesse contexto, assinale a alternativa que não contém um motivo básico para manter um espaço físico de armazenagem. 
		
	
	redução de custos de transporte e produção 
	 
	atender as exigências do departamento pessoal 
	
	coordenar suprimento e demanda
	
	atender as necessidades da produção
	
	atender as demandas da área de marketing
	
	
	 6.
	Ref.: 3991224
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	De acordo com os subsistemas da administração de materiais, assinale a alternativa que corresponda com a correta definição de Subsistema de Armazenagem: 
		
	
	encarregado do cadastramento de fornecedores, pesquisa de mercado e compras. 
	
	responsável pela estruturação das informações eletrônicas e criação de banco de dados.
	
	encarregado do controle e normalização das transações de recebimento, fornecimento, devoluções, transferências de materiais e quaisquer outros tipos de movimentações de entrada e de saída de material.
	 
	responsável pela gestão física dos estoques, compreendendo as atividades de guarda, preservação, embalagem, recepção e expedição de material, segundo determinadas normas e métodos de armazenamento. É o subsistema responsável pela guarda física dos materiais em estoque, com exceção dos produtos em processo.
	
	responsável pela gestão, negociação e contratação de compras de material através do processo de licitação. Preocupa-se sobremaneira com o estoque de matéria-prima. É da responsabilidade deste subsistema assegurar que as matérias-primas exigidas pela produção estejam à disposição nas quantidades certas, nos períodos desejados. 
	
	
	 7.
	Ref.: 3991226
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Geralmente os almoxarifados públicos possuem quatro atividades básicas, a saber: recebimento, estocagem, controle e distribuição. 
As atividades de estocagem no armazém são: 
		
	
	fornecimento e entrega dos materiais aos setores, de acordo com a solicitação, observando as quantidades e prazos de entrega.
	
	um conjunto de ações integradas que registram e garantam a eficiência da movimentação do estoque, bem como de ações relacionadas a sua gestão, manutenção e segurança, sempre baseadas em técnicas específicas e documentadas. 
	
	inspeções e conferência do material e suas condições de aquisição, com respectivo aceite ou rejeição pelo almoxarifado.
	 
	armazenamento com segurança, do material adquirido, utilizando técnicas adequadas para suprir as necessidades da organização.
	
	emissão do pedido de compras e solicitação de renovação do estoque.
	
	
	 8.
	Ref.: 3991228
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	A armazenagem e o manuseio de mercadorias são componentes essenciais do conjunto de atividades logísticas. Os seus custos podem absorver grande parte das despesas logísticas das empresas. A seguir as opções demonstram as razões básicas para uma organização utilizar espaço físico de armazenagem, exceto: 
		
	
	Auxiliar o processo de produção.
	
	 Reduzir custos de transporte e produção.
	 
	 Prever oscilações de preços. 
	
	Coordenar suprimento e demanda.
	 
	Disponibilizar capital de giro.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.