Buscar

AVALIAÇÃO FINAL

Prévia do material em texto

A atuação do psicólogo na escola não se limita ao diagnóstico, à orientação e ao encaminhamento dos casos mais difíceis. Sobre as competências do psicólogo escolar, propostas por Del Prette (1999), analise as sentenças a seguir:
I- Assessorar a elaboração, implementação e avaliação permanente do projeto pedagógico, norteado por objetivos claramente definidos por todos os setores da unidade escolar.
II- Assessorar a execução de instrumentos e procedimentos para avaliação dos alunos, de acordo com a CLT.
III- Auxiliar na preparação de programas especiais de ensino para as atividades regulares de sala de aula, inclusive relacionados às propostas de atendimento e integração dos portadores de necessidades educativas especiais.
IV- Assessorar a elaboração de programas e atividades complementares, em áreas pertinentes à consecução do projeto educativo, como desenvolvimento emocional, relações interpessoais, orientação profissional e preparação para o trabalho, orientação sexual, prevenção de uso de substâncias psicoativas, criatividade etc.
FONTE: DEL PRETTE, Z.A. Psicologia, educação e LDB: novos desafios para velhas questões? In: GUZZO, R.S.L. (Org.) Psicologia escolar: LDB e educação hoje. Campinas, São Paulo: Alínea, 1999, p. 11-34.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, II e III estão corretas.
B
As sentenças I, III e IV estão corretas.
C
Somente a sentença IV está correta.
D
As sentenças II e III estão corretas.
2Para Wallon, a afetividade expressada por meio da emoção tem funções bastante definidas, que permitem o desenvolvimento do indivíduo. A primeira função parece evidente na história da espécie: permitir a sobrevivência filogenética, por meio da adaptação ao meio físico e social. A segunda função parece ser decorrência da primeira: a afetividade, por meio da expressão emocional, permite a mediação das relações interpessoais. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Emocionar-se também proporciona ao indivíduo formas psicomotoras de se relacionar com o mundo, por exemplo, se você sentir medo de altura, sua ação provavelmente será a de evitar lugares muito altos.
II- A afetividade possibilita a compreensão e a representação da realidade para o indivíduo e para os outros.
III- As emoções e os sentimentos não variam de intensidade. Todavia, em função dos contextos, e por estarem presentes em todos os momentos da vida, interferem de alguma maneira em nossas atividades.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença II está correta.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
Somente a sentença I está correta.
D
As sentenças II e III estão corretas.
3Atualmente, na sociedade em que vivemos, muitos adolescentes enfrentam conflitos inerentes à escolha profissional. Trata-se de um momento muito importante e complexo. Além destes sentimentos, somam-se outros aspectos. Assinale a alternativa CORRETA referente aos comportamentos desse adolescentes:
A
Marcado por sentimentos comuns ao processo decisório de seleção de uma profissão.
B
Percepção totalmente realista de suas próprias características.
C
Mudanças físicas e na identidade.
D
Separação, em sua totalidade, da fantasia e da realidade.
4A Psicopedagogia é uma área independente, mas ligada à psicologia. Seus estudos, como os distúrbios de aprendizagem, que dificultam o domínio, por exemplo, de uma criança ou adolescente, das matérias escolares, implicam considerar o que a psicologia sabe sobre a aprendizagem e suas dificuldades. Como base nesta afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Psicopedagogia estuda a aprendizagem humana normal e patológica, buscando reintegrar ao processo de construção do conhecimento o sujeito que apresenta problemas de aprendizagem.
(    ) Faz parte da identidade da psicopedagogia definir as teorias e as técnicas psicológicas que, com as devidas transformações, ela necessita para cumprir seu papel.
(    ) O psicopedagogo, enquanto profissional, compromete-se em analisar e se possível intervir nos aspectos que dificultam, ou eventualmente favorecem, a aprendizagem de conteúdos escolares.
(    ) A psicopedagogia também atua em empresas, hospitais e creches.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - F.
B
F - F - F - F.
C
F - F - V - V.
D
V - V - V - V.
5Para despertar a atenção na aprendizagem, há três funções do sistema atencional (controle, seleção e vigilância). Para tanto, os professores precisam auxiliar os alunos a seguir certos princípios. Diante disto, analise as sentenças a seguir:
I- Evitar que os alunos fiquem muito motivados durante a realização das atividades.
II- Envolver de forma efetiva os alunos durante a realização das atividades.
III- Apresentar, de forma intencional, os materiais de aprendizagem.
IV- Procurar iniciar os exercícios sempre pelos problemas mais complexos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e III estão corretas.
B
As sentenças II e IV estão corretas.
C
As sentenças II e III estão corretas.
D
As sentenças I e IV estão corretas.
6A consciência, conforme estudos, funciona como a internalização de processos relativos à interação do eu com os outros inseridos no social. Para que isso aconteça, é preciso que se estabeleça uma relação mediada por instrumentos e signos. Sobre as funções exercidas pelos instrumentos e signos, analise as sentenças a seguir:
I- Os instrumentos são responsáveis pela regulação das ações do homem no mundo.
II- Os signos nos permitem controlar as atividades psíquicas do eu com os outros.
III- Tanto os signos quanto os instrumentos pouco influenciam na formação da personalidade.
IV- Os signos são frações de lembranças traumáticas originárias na infância.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença III está correta.
B
As sentenças II e IV estão corretas.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
As sentenças III e IV estão corretas.
7Ao pensarmos na educação de jovens e adultos, devemos considerar que este educando ingressa ou reingressa à escola com uma quantidade de conhecimentos e relações sociais estabelecidas, tornando seu processo de aprendizagem diferenciado. Sobre a educação de jovens e adultos (EJA), analise as sentenças a seguir:
I- O professor deve considerar que o aprendiz adulto, mesmo sem saber ler e escrever, é possuidor de conhecimento.
II- Fatores como condições físicas, condições financeiras ou fatores psicológicos influenciam negativamente o aprendiz adulto.
III- Para que o processo de alfabetização de um aprendiz adulto seja efetivo, é necessário partir de sua base cultural.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença II está correta.
B
As sentenças I e III estão corretas.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
Somente a sentença I está correta.
8A memória é um sistema ativo que recebe, armazena, organiza, modifica e recupera a informação. Podemos afirmar que a memória humana não só serve para representar e recordar o aprendido, como também para esquecê-lo quando deixa de ser útil ou eficaz. Por isso, dizemos que as pessoas têm memórias sensorial de curto prazo e de longo prazo. O esquecimento tem um alto valor adaptativo, já que nos permite, entre outras coisas, escapar do peso esmagador de nossas lembranças ou da inútil carga de tantos e tantos conhecimentos inúteis que algum dia tivemos de aprender. Sobre esse processo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A memória é um sistema limitado em capacidade e duração, totalmente caótico e reduzido às aprendizagens realmente importantes, por isso, tem-se a classificação de memória curta e memória longa.
(    ) A memória de curto prazo é também denominada de memória de trabalho, serve como um depósito temporário para pequenas quantidades de informações.
(    ) A memória de longo prazo ou memória permanente tem a função de organizar e manter disponível a informação durante períodos mais longos.
(    ) A memória permanente pode ser um amplificador muito eficaz de nossa reduzida memória de trabalho, mas esta, por sua vez,deve ser o alto-falante através do qual ouvimos a voz de nossa memória, de nossas aprendizagens acumuladas e organizadas.
Assinale a alterntiva que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
V - V - F - V.
C
F - V - V - V.
D
F - F - V - F.
9Foi na Idade Média que a escola tornou-se responsável pela educação, ou seja, um lugar específico para a aprendizagem com pessoas qualificadas em transmitir informações, atendendo aos filhos das famílias com mais poder na sociedade. Depois deste período, a escola passou por diversas transformações, sendo que a mais relevante foi a tendência à universalização. Sobre esta fase, assinale a alternativa CORRETA:
A
A tendência à universalização preconiza que a escola deve atender a todas as crianças da sociedade.
B
A escola pôde desempenhar suas funções de maneira individual.
C
A universalização busca desempenhar as funções da saúde, da clínica e das organizações sociais na escola.
D
A tendência à universalização prevê que a escola atenda exclusivamente a crianças com necessidades inclusivas.
10Ao discutirmos assuntos relativos às dificuldades de aprendizagem, é comum que associemos essa temática ao público infantil. Atualmente, tem-se discutido como as dificuldades de aprendizagem manifestam-se nos adultos. Partindo desse pressuposto, analise as sentenças a seguir:
I- Os adultos ainda associam o aprender à forma pedagógica com que foram instruídos, ou seja, sempre guiados, sendo ensinados.
II- Dificuldade de gerenciar o tempo para realizar os estudos necessários e desenvolver as atividades solicitadas.
III- Neste processo, a maioria das pessoas sentem-se motivadas a aprender, e veem esta oportunidade como uma oportunidade de crescimento.
IV- O voltar a aprender gera uma sensação de desconforto, por associarem o processo de ensino-aprendizagem à época de infância e adolescência.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, II e IV estão corretas.
B
As sentenças I, II e III estão corretas.
C
As sentenças I, III e IV estão corretas.
D
As sentenças III e IV estão corretas.
11(ENADE, 2005) Duas crianças muito competitivas recusaram a possibilidade de desenvolver, juntas, uma mesma atividade. A professora incentivou os alunos a trabalhar em dupla, "para que pudessem aprender mais". Ao fazer esta consideração, a professora se aproxima do princípio de que a aprendizagem é um processo:
A
Inato.
B
Condicionante.
C
Social.
D
Empírico.
12(ENADE, 2005) Após discussão pela disputa de um brinquedo, uma das crianças fica quieta, senta-se próximo à casinha de bonecas e chora. A professora a observa sem intervir. Após alguns instantes, conversa com ela e depois a acompanha para que tome um copo d'água e lave o rosto, a fim de retomarem as atividades, incentivando-a a participar. A professora de Educação Infantil, que considera o sentimento como uma construção social e se preocupa em observar, escutar e aprender com a criança, entende o choro como manifestação de medo, insegurança, raiva ou tristeza, sensações que:
A
Exigem a intervenção do professor para acalmar a ansiedade da criança.
B
Necessitam ser vivenciadas pela criança da mesma forma que as relacionadas à alegria, à curiosidade e ao prazer.
C
Provocam a agressividade entre as crianças e, portanto, devem ser impedidas.
D
Fazem sofrer e, por isso, devem ser evitadas ou reduzidas nas situações escolares.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes