Logo Passei Direto
Buscar

PROVA FINAL - Teoria da História e Historiografia (HID27)

Ferramentas de estudo

Mês do Cliente Passei Direto

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Questões resolvidas

A tradição historiográfica do século XIX tinha preocupação com temas do passado que refletissem as preocupações da sua própria época. Assim, essa tradição se dedicou a assuntos como a diplomacia, as relações entre as nações, os grandes impérios e reinos e a temas correlatos. Entre os historiadores do período encontramos Droysen, que defendia a ideia de que a construção do saber histórico deveria se fundamentar em uma rigorosa metodologia própria da disciplina de História e com autonomia em relação às demais ciências.
Quanto ao pensamento e à obra de Droysen, analise as afirmativas a seguir:
I- Droysen concebia a História separada da ciência.
II- Para Droysen, o objetivo da História é fornecer modelos.
III- Segundo Droysen, devemos pensar a História teleologicamente.
IV- Droysen era um adepto do positivismo historiográfico.
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) As afirmativas I e III estão corretas.
c) Somente a afirmativa IV está correta.
d) As afirmativas II, III e IV estão corretas.

Raymundo Faoro (1925-2003) é um intelectual brasileiro que simpatizava com as abordagens do materialismo histórico e dialético de produção de conhecimento e que, na vida pública e política, militou com o Partido Comunista Brasileiro. Dentre as suas principais obras, encontra-se ?Os donos do poder?, que se debruça na análise e interpretação da formação do patronato político brasileiro.
Com relação à principal tese de Faoro defendida nesta obra, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os donos do poder eram um grupo de comerciantes e empresários dos meios de comunicação e não os integrantes da burguesia industrial.
( ) Os donos do poder eram os integrantes da burguesia industrial e comercial e não os proprietários de terras no interior do Brasil.
( ) Os donos do poder eram um grupo de latifundiários de terras no interior do Brasil e não burocratas e funcionários ligados ao Estado e governo brasileiro.
( ) Os donos do poder eram um grupo de burocratas e funcionários ligados ao Estado e governo brasileiro e não os integrantes da burguesia industrial.
a) F - V - F - F.
b) V - F - F - F.
c) F - F - V - F.
d) F - F - F - V.

René Descartes (1596-1650) foi responsável pela difusão do método cartesiano que nortearia a prática científica moderna. Entre suas teses está a de Ego cogito ergo sum: "eu que penso, logo existo".
Sobre as teorias de Descartes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Entre os princípios de investigação encontrava-se o pressuposto da dúvida, que em contrapartida exigia que se provasse, por procedimentos e métodos, a existência de algo.
( ) No interior do processo de investigação do funcionamento ou da composição de um ser ou objeto, o autor defendeu que fazia necessário dividir, isolar, reduzir e reunir/recombinar novamente o que estivesse sendo estudado.
( ) Em meio aos exercícios de investigação deviam ocorrer as operações de verificar, analisar, enumerar e sintetizar, e deveriam ser as partes primordiais para que se garantisse a verdade no interior do processo científico de produção do conhecimento.
( ) O autor defendeu que a ciência e os métodos de investigação deveriam buscar a verdade como finalidade, e como método deveria resguardar a integridade dos seres e não intervir nos fenômenos no meio/sociedade em que eles ocorrem.
a) F - V - V - V.
b) V - F - F - V
c) V - V - V - F.
d) F - F - V - F.

Auguste Comte foi um pensador do século XIX que pretendeu fundar uma nova ciência, por ele chamada de Física Social, que pretendia fazer a síntese do conhecimento científico necessário à proposição de políticas capazes de, a partir da análise dos conflitos e contradições de caráter social, propor soluções e reformas.
Sobre Comte e sua teoria dos três estados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A filosofia positiva de Comte tinha por objeto a história humana.
( ) Comte defendia o fim da propriedade privada e o uso social.
( ) Para Comte, as ciências seriam doravante a base da ordem social.
( ) Para Comte, no estado positivo, os sacerdotes devem deter o poder.
a) V - V - F - F.
b) V - F - V - F.
c) F - F - V - V.
d) F - V - F - F.

Entre os pensadores que à época do Iluminismo deram contribuições importantes à disciplina de História encontramos Giambattista Vico. Esse filólogo e historiador de origem italiana contribuiu, significativamente, ao campo da teoria da História, com sua obra "Ciência Nova".
Com relação ao pensamento de Vico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Vico negava à história um caráter teleológico.
( ) Vico priorizava o conhecimento da natureza.
( ) Vico tinha uma obra racionalista e sistemática.
( ) Vico via a história percorrendo um trajeto helicoidal.
a) V - F - V - F.
b) V - V - F - V.

Um grupo de pesquisadores estrangeiros, conhecidos como 'brasilianistas', dedicou-se a pesquisar e sistematizar os mais diversos momentos históricos do Brasil. Pode-se citar Thomas Skidmore, Alfred Stefan, Charles Boxer, Kenneth Maxwell, entre outros. Quais foram as contribuições mais relevantes que os estudos de pesquisadores estrangeiros alcançaram no que diz respeito à tarefa de explicar a sociedade brasileira?
a) A percepção e a descrição de hábitos e costumes que se encontravam naturalizados em meio ao cotidiano do brasileiro; a exemplo disso, tem-se a indicação do arroz e do feijão na tradição culinária.
b) A percepção e a descrição de hábitos e costumes que se encontravam naturalizados em meio ao cotidiano do brasileiro; a exemplo disso, tem-se a forte presença da tradição musical europeia com as rodas de samba e chorinho.
c) A percepção e a descrição de hábitos e costumes que se encontravam naturalizados em meio ao cotidiano do brasileiro; a exemplo disso, tem-se a forte influência do modo de vida africano, expressa na prática do futebol e do churrasco acompanhado de maionese.
d) A percepção e a descrição de hábitos e costumes que se encontravam naturalizados em meio ao cotidiano do brasileiro; a exemplo disso, tem-se a presença de refrigerantes e sorvetes e o gosto pelas artes marciais.

A criação do Instituto Histórico, Geográfico e Brasileiro (IHGB) ocorreu em 1838, e a sua fundação deste instituto deve-se à necessidade de escrever a história nacional, conforme os interesses dos mandatários políticos da época do Brasil Império.
No que diz respeito à produção do conhecimento histórico brasileiro destes teóricos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Francisco Adolfo Varnhagen escreveu sobre a presença de trabalhadores escravos no Brasil Imperial, destacando que se tratavam de indivíduos inferiores e que a prática da escravidão era encontrada inclusive nos evangelhos bíblicos.
( ) Francisco Adolfo Varnhagen, em seus estudos, preocupou-se em apresentar a população indígena do país como indivíduos dependentes, inferiores e subordinados aos colonizadores lusitanos.
( ) Capistrano de Abreu foi responsável por escrever ?Capítulos de História Colonial?, quando apontou novidades para a compreensão do passado brasileiro, agora contado a partir da perspectiva da existência dos povos indígenas, e não com a chegada europeia.
( ) Capistrano de Abreu, ao narrar a história da Inconfidência Mineira, destacou a importância do herói Tiradentes, como um representante dos grupos sociais subalternos.
a) F - V - V - V.
b) V - V - V - F.
c) V - F - V - V.
d) V - V - F - V.

Entre os pensadores mais influentes do século XIX encontramos Nietzsche. Com Freud e Marx, Nietzsche foi responsável por uma verdadeira revolução na maneira do Ocidente perceber e refletir acerca dos fenômenos humanos, a História inclusa.
Quanto à obra de Nietzsche, analise as sentenças a seguir:
I- Nietzsche criticava a História na sua abordagem do "mito de origem".
II- Nietzsche destacava a harmonia da sociedade grega.
III- Nietzsche apontava para uma tensão entre o apolíneo e o dionisíaco.
IV- Nietzsche defendia um "reencantamento" do mundo pela metafísica.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças I e III estão corretas.

Considerando a necessidade de os historiadores se valerem de registros documentais para produzir conhecimento e, paralelamente, o enorme alargamento de nossa compreensão atual do que sejam documentos históricos, avalie as seguintes afirmacoes: I- Apesar das transformações pelas quais passou o campo historiográfico ao longo do século XX, ainda são os documentos oficiais (via de regra emanados das instâncias de poder) aqueles que permitem as interpretações efetivamente confiáveis. II- Para a maioria dos historiadores, na atualidade, a compreensão que prevalecia no século XIX, de que o documento era portador da "verdade dos fatos" não é mais aceita, porque se entende que as interpretações sobre o passado se fundamentam no diálogo construído pelos historiadores envolvendo teoria, eventos e documentos. III- Durante o século XX ocorreu um alargamento em relação aos objetos de interesse dos historiados, o que implicou na ampliação do que se pode considerar como fontes históricas, chegando-se a conceder o estatuto de "fonte" a praticamente tudo que permita vislumbrar a ação humana. IV- Um documento histórico não se define como importante a partir de uma determinada visão de época, ou seja, os documentos existem e mantêm seu valor independentemente do meio social que os conserva. Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
b) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.

Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O trabalho de enquadramento da memória se alimenta do material fornecido pela história. Esse material pode ser interpretado e combinado a diversas referências associadas; guiado pela preocupação não apenas de manter as fronteiras sociais, mas também de modificá-las, esse trabalho reinterpreta incessantemente o passado em função dos combates do presente e do futuro.
II- O trabalho de análise do passado se dá a partir dos interesses e do domínio metodológico que o historiador possui. O enquadramento da memória pela história é, costumeiramente, realizado por docentes e pesquisadores de história, quando não seguem a metodologia proposta pela história oral.
a) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
c) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A tradição historiográfica do século XIX tinha preocupação com temas do passado que refletissem as preocupações da sua própria época. Assim, essa tradição se dedicou a assuntos como a diplomacia, as relações entre as nações, os grandes impérios e reinos e a temas correlatos. Entre os historiadores do período encontramos Droysen, que defendia a ideia de que a construção do saber histórico deveria se fundamentar em uma rigorosa metodologia própria da disciplina de História e com autonomia em relação às demais ciências.
Quanto ao pensamento e à obra de Droysen, analise as afirmativas a seguir:
I- Droysen concebia a História separada da ciência.
II- Para Droysen, o objetivo da História é fornecer modelos.
III- Segundo Droysen, devemos pensar a História teleologicamente.
IV- Droysen era um adepto do positivismo historiográfico.
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) As afirmativas I e III estão corretas.
c) Somente a afirmativa IV está correta.
d) As afirmativas II, III e IV estão corretas.

Raymundo Faoro (1925-2003) é um intelectual brasileiro que simpatizava com as abordagens do materialismo histórico e dialético de produção de conhecimento e que, na vida pública e política, militou com o Partido Comunista Brasileiro. Dentre as suas principais obras, encontra-se ?Os donos do poder?, que se debruça na análise e interpretação da formação do patronato político brasileiro.
Com relação à principal tese de Faoro defendida nesta obra, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os donos do poder eram um grupo de comerciantes e empresários dos meios de comunicação e não os integrantes da burguesia industrial.
( ) Os donos do poder eram os integrantes da burguesia industrial e comercial e não os proprietários de terras no interior do Brasil.
( ) Os donos do poder eram um grupo de latifundiários de terras no interior do Brasil e não burocratas e funcionários ligados ao Estado e governo brasileiro.
( ) Os donos do poder eram um grupo de burocratas e funcionários ligados ao Estado e governo brasileiro e não os integrantes da burguesia industrial.
a) F - V - F - F.
b) V - F - F - F.
c) F - F - V - F.
d) F - F - F - V.

René Descartes (1596-1650) foi responsável pela difusão do método cartesiano que nortearia a prática científica moderna. Entre suas teses está a de Ego cogito ergo sum: "eu que penso, logo existo".
Sobre as teorias de Descartes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Entre os princípios de investigação encontrava-se o pressuposto da dúvida, que em contrapartida exigia que se provasse, por procedimentos e métodos, a existência de algo.
( ) No interior do processo de investigação do funcionamento ou da composição de um ser ou objeto, o autor defendeu que fazia necessário dividir, isolar, reduzir e reunir/recombinar novamente o que estivesse sendo estudado.
( ) Em meio aos exercícios de investigação deviam ocorrer as operações de verificar, analisar, enumerar e sintetizar, e deveriam ser as partes primordiais para que se garantisse a verdade no interior do processo científico de produção do conhecimento.
( ) O autor defendeu que a ciência e os métodos de investigação deveriam buscar a verdade como finalidade, e como método deveria resguardar a integridade dos seres e não intervir nos fenômenos no meio/sociedade em que eles ocorrem.
a) F - V - V - V.
b) V - F - F - V
c) V - V - V - F.
d) F - F - V - F.

Auguste Comte foi um pensador do século XIX que pretendeu fundar uma nova ciência, por ele chamada de Física Social, que pretendia fazer a síntese do conhecimento científico necessário à proposição de políticas capazes de, a partir da análise dos conflitos e contradições de caráter social, propor soluções e reformas.
Sobre Comte e sua teoria dos três estados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A filosofia positiva de Comte tinha por objeto a história humana.
( ) Comte defendia o fim da propriedade privada e o uso social.
( ) Para Comte, as ciências seriam doravante a base da ordem social.
( ) Para Comte, no estado positivo, os sacerdotes devem deter o poder.
a) V - V - F - F.
b) V - F - V - F.
c) F - F - V - V.
d) F - V - F - F.

Entre os pensadores que à época do Iluminismo deram contribuições importantes à disciplina de História encontramos Giambattista Vico. Esse filólogo e historiador de origem italiana contribuiu, significativamente, ao campo da teoria da História, com sua obra "Ciência Nova".
Com relação ao pensamento de Vico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Vico negava à história um caráter teleológico.
( ) Vico priorizava o conhecimento da natureza.
( ) Vico tinha uma obra racionalista e sistemática.
( ) Vico via a história percorrendo um trajeto helicoidal.
a) V - F - V - F.
b) V - V - F - V.

Um grupo de pesquisadores estrangeiros, conhecidos como 'brasilianistas', dedicou-se a pesquisar e sistematizar os mais diversos momentos históricos do Brasil. Pode-se citar Thomas Skidmore, Alfred Stefan, Charles Boxer, Kenneth Maxwell, entre outros. Quais foram as contribuições mais relevantes que os estudos de pesquisadores estrangeiros alcançaram no que diz respeito à tarefa de explicar a sociedade brasileira?
a) A percepção e a descrição de hábitos e costumes que se encontravam naturalizados em meio ao cotidiano do brasileiro; a exemplo disso, tem-se a indicação do arroz e do feijão na tradição culinária.
b) A percepção e a descrição de hábitos e costumes que se encontravam naturalizados em meio ao cotidiano do brasileiro; a exemplo disso, tem-se a forte presença da tradição musical europeia com as rodas de samba e chorinho.
c) A percepção e a descrição de hábitos e costumes que se encontravam naturalizados em meio ao cotidiano do brasileiro; a exemplo disso, tem-se a forte influência do modo de vida africano, expressa na prática do futebol e do churrasco acompanhado de maionese.
d) A percepção e a descrição de hábitos e costumes que se encontravam naturalizados em meio ao cotidiano do brasileiro; a exemplo disso, tem-se a presença de refrigerantes e sorvetes e o gosto pelas artes marciais.

A criação do Instituto Histórico, Geográfico e Brasileiro (IHGB) ocorreu em 1838, e a sua fundação deste instituto deve-se à necessidade de escrever a história nacional, conforme os interesses dos mandatários políticos da época do Brasil Império.
No que diz respeito à produção do conhecimento histórico brasileiro destes teóricos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Francisco Adolfo Varnhagen escreveu sobre a presença de trabalhadores escravos no Brasil Imperial, destacando que se tratavam de indivíduos inferiores e que a prática da escravidão era encontrada inclusive nos evangelhos bíblicos.
( ) Francisco Adolfo Varnhagen, em seus estudos, preocupou-se em apresentar a população indígena do país como indivíduos dependentes, inferiores e subordinados aos colonizadores lusitanos.
( ) Capistrano de Abreu foi responsável por escrever ?Capítulos de História Colonial?, quando apontou novidades para a compreensão do passado brasileiro, agora contado a partir da perspectiva da existência dos povos indígenas, e não com a chegada europeia.
( ) Capistrano de Abreu, ao narrar a história da Inconfidência Mineira, destacou a importância do herói Tiradentes, como um representante dos grupos sociais subalternos.
a) F - V - V - V.
b) V - V - V - F.
c) V - F - V - V.
d) V - V - F - V.

Entre os pensadores mais influentes do século XIX encontramos Nietzsche. Com Freud e Marx, Nietzsche foi responsável por uma verdadeira revolução na maneira do Ocidente perceber e refletir acerca dos fenômenos humanos, a História inclusa.
Quanto à obra de Nietzsche, analise as sentenças a seguir:
I- Nietzsche criticava a História na sua abordagem do "mito de origem".
II- Nietzsche destacava a harmonia da sociedade grega.
III- Nietzsche apontava para uma tensão entre o apolíneo e o dionisíaco.
IV- Nietzsche defendia um "reencantamento" do mundo pela metafísica.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças I e III estão corretas.

Considerando a necessidade de os historiadores se valerem de registros documentais para produzir conhecimento e, paralelamente, o enorme alargamento de nossa compreensão atual do que sejam documentos históricos, avalie as seguintes afirmacoes: I- Apesar das transformações pelas quais passou o campo historiográfico ao longo do século XX, ainda são os documentos oficiais (via de regra emanados das instâncias de poder) aqueles que permitem as interpretações efetivamente confiáveis. II- Para a maioria dos historiadores, na atualidade, a compreensão que prevalecia no século XIX, de que o documento era portador da "verdade dos fatos" não é mais aceita, porque se entende que as interpretações sobre o passado se fundamentam no diálogo construído pelos historiadores envolvendo teoria, eventos e documentos. III- Durante o século XX ocorreu um alargamento em relação aos objetos de interesse dos historiados, o que implicou na ampliação do que se pode considerar como fontes históricas, chegando-se a conceder o estatuto de "fonte" a praticamente tudo que permita vislumbrar a ação humana. IV- Um documento histórico não se define como importante a partir de uma determinada visão de época, ou seja, os documentos existem e mantêm seu valor independentemente do meio social que os conserva. Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
b) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.

Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O trabalho de enquadramento da memória se alimenta do material fornecido pela história. Esse material pode ser interpretado e combinado a diversas referências associadas; guiado pela preocupação não apenas de manter as fronteiras sociais, mas também de modificá-las, esse trabalho reinterpreta incessantemente o passado em função dos combates do presente e do futuro.
II- O trabalho de análise do passado se dá a partir dos interesses e do domínio metodológico que o historiador possui. O enquadramento da memória pela história é, costumeiramente, realizado por docentes e pesquisadores de história, quando não seguem a metodologia proposta pela história oral.
a) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
c) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.

Prévia do material em texto

28/06/2021 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 1/6
Acadêmico: Fernando Pereira dos Santos (964800)
Disciplina: Teoria da História e Historiografia (HID27)
Avaliação: Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:512996) ( peso.:3,00)
Prova: 19160380
Nota da Prova: 7,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. A tradição historiográfica do século XIX tinha preocupação com temas do passado que
refletissem as preocupações da sua própria época. Assim, essa tradição se dedicou a
assuntos como a diplomacia, as relações entre as nações, os grandes impérios e reinos e a
temas correlatos. Entre os historiadores do período encontramos Droysen, que defendia a
ideia de que a construção do saber histórico deveria se fundamentar em uma rigorosa
metodologia própria da disciplina de História e com autonomia em relação às demais
ciências. Quanto ao pensamento e à obra de Droysen, analise as afirmativas a seguir:
I- Droysen concebia a História separada da ciência.
II- Para Droysen, o objetivo da História é fornecer modelos.
III- Segundo Droysen, devemos pensar a História teleologicamente.
IV- Droysen era um adepto do positivismo historiográfico.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a afirmativa IV está correta.
 b) As afirmativas I e III estão corretas.
 c) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
 d) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
2. Raymundo Faoro (1925-2003) é um intelectual brasileiro que simpatizava com as abordagens
do materialismo histórico e dialético de produção de conhecimento e que, na vida pública e
política, militou com o Partido Comunista Brasileiro. Dentre as suas principais obras,
encontra-se ?Os donos do poder?, que se debruça na análise e interpretação da formação do
patronato político brasileiro. Com relação à principal tese de Faoro defendida nesta obra,
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Os donos do poder eram um grupo de comerciantes e empresários dos meios de
comunicação e não os integrantes da burguesia industrial.
( ) Os donos do poder eram os integrantes da burguesia industrial e comercial e não os
proprietários de terras no interior do Brasil.
( ) Os donos do poder eram um grupo de latifundiários de terras no interior do Brasil e não
burocratas e funcionários ligados ao Estado e governo brasileiro.
( ) Os donos do poder eram um grupo de burocratas e funcionários ligados ao Estado e
governo brasileiro e não os integrantes da burguesia industrial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - V - F - F.
 b) V - F - F - F.
 c) F - F - V - F.
 d) F - F - F - V.
28/06/2021 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 2/6
3. René Descartes (1596-1650) foi responsável pela difusão do método cartesiano que nortearia
a prática científica moderna. Entre suas teses está a de Ego cogito ergo sum: "eu que penso,
logo existo". Sobre as teorias de Descartes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F
para as falsas:
( ) Entre os princípios de investigação encontrava-se o pressuposto da dúvida, que em
contrapartida exigia que se provasse, por procedimentos e métodos, a existência de algo.
( ) No interior do processo de investigação do funcionamento ou da composição de um ser
ou objeto, o autor defendeu que fazia necessário dividir, isolar, reduzir e reunir/recombinar
novamente o que estivesse sendo estudado.
( ) Em meio aos exercícios de investigação deviam ocorrer as operações de verificar,
analisar, enumerar e sintetizar, e deveriam ser as partes primordiais para que se garantisse a
verdade no interior do processo científico de produção do conhecimento.
( ) O autor defendeu que a ciência e os métodos de investigação deveriam buscar a
verdade como finalidade, e como método deveria resguardar a integridade dos seres e não
intervir nos fenômenos no meio/sociedade em que eles ocorrem. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - V - F.
 b) V - F - F - V
 c) F - V - V - V.
 d) F - F - V - F.
4. Auguste Comte foi um pensador do século XIX que pretendeu fundar uma nova ciência, por
ele chamada de Física Social, que pretendia fazer a síntese do conhecimento científico
necessário à proposição de políticas capazes de, a partir da análise dos conflitos e
contradições de caráter social, propor soluções e reformas. Com esse objetivo, Comte volta-
se para a análise da História, caracterizando essa em diversos estados. Esses seriam
representativos do nível de desenvolvimento do espírito humano. Sobre Comte e sua teoria
dos três estados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A filosofia positiva de Comte tinha por objeto a história humana.
( ) Comte defendia o fim da propriedade privada e o uso social.
( ) Para Comte, as ciências seriam doravante a base da ordem social.
( ) Para Comte, no estado positivo, os sacerdotes devem deter o poder.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - V - F.
 b) V - V - F - F.
 c) F - V - F - F.
 d) F - F - V - V.
5. Entre os pensadores que à época do Iluminismo deram contribuições importantes à disciplina
de História encontramos Giambattista Vico. Esse filólogo e historiador de origem italiana
contribuiu, significativamente, ao campo da teoria da História, com sua obra "Ciência Nova".
Vico não era o típico pensador iluminista, mas apresentava traços do seu pensamento aos
críticos de tradição medieval. Com relação ao pensamento de Vico, classifique V para as
sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Vico negava à história um caráter teleológico.
( ) Vico priorizava o conhecimento da natureza.
( ) Vico tinha uma obra racionalista e sistemática.
( ) Vico via a história percorrendo um trajeto helicoidal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - V - F.
 b) V - V - F - V.
28/06/2021 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 3/6
 c) F - V - V - F.
 d) V - F - F - V.
6. Grupo de estudiosos reunidos no Instituto de Pesquisa Social, herdeiros de uma tradição
intelectual que inclui Kant e Hegel, tinham como principal fonte teórica Marx e Freud. Seu
marxismo era não dogmático e era influenciado pela tradição filosófica do Ocidente, como em
Lukács, por exemplo. Foram críticos, tanto do capitalismo, quanto do socialismo soviético.
Estamos nos referindo aos membros da:
 a) Escola de Viena.
 b) Escola dos Annales.
 c) Escola de Frankfurt.
 d) Escola de Chicago.
7. O conceito de verdade sempre sofreu ao longo da história um processo contínuo de
ressignificação. Na tradição cartesiana, positivista e historicista do século XVII, XVIII e XIX,
tinha-se como pressuposto que era impossível produzir conhecimento com a perspectiva de
dúvida. O conhecimento só poderia ser válido do ponto de vista científico se não restassem
incertezas nos documentos. Estes pressupostos garantiriam objetividade, neutralidade e
verdade, desde que fossem cumpridas as regras e as normas metodológicas da construção
do conhecimento histórico. No século XX, com o questionamento dos paradigmas científicos,
houve várias mudanças na concepção de verdade histórica. Sobre o conceito de verdade em
Foucault no século XX, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para Foucault, devemos pensar em termos de política da verdade, visto que a produção
de verdade é um processo político.
( ) Para Foucault, devemos, ao produzir conhecimento histórico, buscar a neutralidade do
conhecimento e negar a subjetividade do pesquisador para termos uma visão imparcial da
história.
( ) Para Foucault, a produção de conhecimentoé uma relação estratégica que evidencia o
lugar de quem pesquisa, por isso todo conhecimento é obrigatoriamente parcial, oblíquo e
perspectivo.
( ) Para Foucault, não existe uma rede que possibilite a análise das relações de poder e
sua relação com a verdade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - V - F.
 b) F - V - F - F.
 c) F - F - V - V.
 d) V - V - F - V.
8. Um grupo de pesquisadores estrangeiros, conhecidos como 'brasilianistas', dedicou-se a
pesquisar e sistematizar os mais diversos momentos históricos do Brasil. Pode-se citar
Thomas Skidmore, Alfred Stefan, Charles Boxer, Kenneth Maxwell, entre outros. Quais foram
as contribuições mais relevantes que os estudos de pesquisadores estrangeiros alcançaram
no que diz respeito à tarefa de explicar a sociedade brasileira?
 a) A percepção e a descrição de hábitos e costumes que se encontravam naturalizados em
meio ao cotidiano do brasileiro; a exemplo disso, tem-se a indicação do arroz e do feijão
na tradição culinária.
 b) A percepção e a descrição de hábitos e costumes que se encontravam naturalizados em
meio ao cotidiano do brasileiro; a exemplo disso, tem-se a forte presença da tradição
musical europeia com as rodas de samba e chorinho.
 c) A percepção e a descrição de hábitos e costumes que se encontravam naturalizados em
meio ao cotidiano do brasileiro; a exemplo disso, tem-se a presença de refrigerantes e
sorvetes e o gosto pelas artes marciais.
 d) A percepção e a descrição de hábitos e costumes que se encontravam naturalizados em
meio ao cotidiano do brasileiro; a exemplo disso, tem-se a forte influência do modo de vida
africano, expressa na prática do futebol e do churrasco acompanhado de maionese.
28/06/2021 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 4/6
9. A criação do Instituto Histórico, Geográfico e Brasileiro (IHGB) ocorreu em 1838, e a sua
fundação deste instituto deve-se à necessidade de escrever a história nacional, conforme os
interesses dos mandatários políticos da época do Brasil Império. Dentre os primeiros
estudiosos que se destacaram pelas publicações que faziam atreladas ao IHGB, tem-se
Francisco Adolfo de Varnhagen (1816- 1878) e Capistrano de Abreu (1853-1927). No que diz
respeito à produção do conhecimento histórico brasileiro destes teóricos, classifique V para
as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Francisco Adolfo Varnhagen escreveu sobre a presença de trabalhadores escravos no
Brasil Imperial, destacando que se tratavam de indivíduos inferiores e que a prática da
escravidão era encontrada inclusive nos evangelhos bíblicos.
( ) Francisco Adolfo Varnhagen, em seus estudos, preocupou-se em apresentar a
população indígena do país como indivíduos dependentes, inferiores e subordinados aos
colonizadores lusitanos.
( ) Capistrano de Abreu foi responsável por escrever ?Capítulos de História Colonial?,
quando apontou novidades para a compreensão do passado brasileiro, agora contado a partir
da perspectiva da existência dos povos indígenas, e não com a chegada europeia.
( ) Capistrano de Abreu, ao narrar a história da Inconfidência Mineira, destacou a
importância do herói Tiradentes, como um representante dos grupos sociais subalternos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - V - V - V.
 b) V - V - V - F.
 c) V - F - V - V.
 d) V - V - F - V.
10.Entre os pensadores mais influentes do século XIX encontramos Nietzsche. Com Freud e
Marx, Nietzsche foi responsável por uma verdadeira revolução na maneira do Ocidente
perceber e refletir acerca dos fenômenos humanos, a História inclusa. Estudando a
Antiguidade Clássica, Nietzsche mudou nossa maneira de perceber esse período histórico.
Quanto à obra de Nietzsche, analise as sentenças a seguir:
I- Nietzsche criticava a História na sua abordagem do "mito de origem".
II- Nietzsche destacava a harmonia da sociedade grega.
III- Nietzsche apontava para uma tensão entre o apolíneo e o dionisíaco.
IV- Nietzsche defendia um "reencantamento" do mundo pela metafísica.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e II estão corretas.
 b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 c) Somente a sentença II está correta.
 d) As sentenças I e III estão corretas.
28/06/2021 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 5/6
11.(ENADE, 2014) Destruídos todos os documentos sobre um determinado período, nada
poderia ser dito por um historiador. Uma civilização da qual não tivéssemos nenhum vestígio
arqueológico, nenhum texto e nenhuma referência por meio de outros povos, seria como
uma civilização inexistente para o profissional de História? A categoria documento define
uma parte importante do campo de atuação do historiador e a amplitude de sua busca.
FONTE: KARNAL, L.; TATSCH, F. G. A memória evanescente. In: PINSKI, C. B.; LUCA, T.R.
O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009, p. 9. 
Por trás dos grandes vestígios sensíveis da paisagem, os artefatos ou as máquinas, por trás
dos escritos aparentemente mais insípidos e as instituições aparentemente mais desligadas
daqueles que as criaram, são os homens que a história quer capturar. Quem não conseguir
isso será apenas, no máximo, um serviçal da erudição. Já o bom historiador se parece com o
ogro da lenda. Onde fareja carne humana, sabe que ali está sua caça.
FONTE: BLOCH, M. Apologia da história ou o ofício do historiador. São Paulo: Zahar, 1989,
p. 54.
Considerando a necessidade de os historiadores se valerem de registros documentais para
produzir conhecimento e, paralelamente, o enorme alargamento de nossa compreensão
atual do que sejam documentos históricos, avalie as seguintes afirmações:
I- Apesar das transformações pelas quais passou o campo historiográfico ao longo do século
XX, ainda são os documentos oficiais (via de regra emanados das instâncias de poder)
aqueles que permitem as interpretações efetivamente confiáveis.
II- Para a maioria dos historiadores, na atualidade, a compreensão que prevalecia no século
XIX, de que o documento era portador da "verdade dos fatos" não é mais aceita, porque se
entende que as interpretações sobre o passado se fundamentam no diálogo construído pelos
historiadores envolvendo teoria, eventos e documentos.
III- Durante o século XX ocorreu um alargamento em relação aos objetos de interesse dos
historiados, o que implicou na ampliação do que se pode considerar como fontes históricas,
chegando-se a conceder o estatuto de "fonte" a praticamente tudo que permita vislumbrar a
ação humana.
IV- Um documento histórico não se define como importante a partir de uma determinada
visão de época, ou seja, os documentos existem e mantêm seu valor independentemente do
meio social que os conserva.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
 b) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
 c) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
 d) As afirmativas I, II e III estão corretas.
28/06/2021 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 6/6
12.(ENADE, 2011) Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O trabalho de enquadramento da memória se alimenta do material fornecido pela história.
Esse material pode ser interpretado e combinado a diversas referências associadas; guiado
pela preocupação não apenas de manter as fronteiras sociais, mas também de modificá-las,
esse trabalho reinterpreta incessantemente o passado em função dos combates do presente
e do futuro.
PORQUE
II- O trabalho de análise do passado se dá a partir dos interesses e do domínio metodológico
que o historiador possui. O enquadramento da memória pelahistória é, costumeiramente,
realizado por docentes e pesquisadores de história, quando não seguem a metodologia
proposta pela história oral. 
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
 b) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta
da primeira.
 c) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa
correta da primeira.
 d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.
Prova finalizada com 7 acertos e 5 questões erradas.

Mais conteúdos dessa disciplina