Buscar

Atividade 1 - PFMM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Matéria: PROCESSOS DE FABRICAÇÃO MECÂNICA E METROLOGIA
Aluno: TIAGO Lopes Justiniano
ra: 176086-05
eNGENHARIA DE PRODUÇÃO.
atividade 1
A usinagem é uma operação que consiste em remover material de uma peça base para a obtenção de uma forma desejada, de acordo com um projeto mecânico e dos requisitos da aplicação. Há por sua vez várias tecnologias de usinagem que se adéquam de acordo com a necessidade, assim, quando um Engenheiro de Produção está diante de uma necessidade de definir o melhor processo de usinagem por conta da viabilidade, é importante a definição da melhor tecnologia a ser utilizada.  Com base nesta condição, identifique a tecnologia de usinagem adequada à cada situação com a justificativa que viabilize sua produção:
1- Usinagem de eixo cilíndrico de aço.
R: Torneamento. Neste processo, a peça é presa na placa, ou castanha, e o movimento se dá sobre seu próprio eixo e a ferramenta de corte presa no porta-ferramenta realiza movimentos que vai moldando a peça, bastante utilizada para a usinagem de cilindros. 
2- Usinagem de cabeçote de motor de carro.
R: Fresamento. Neste processo, a peça é fixada sobre mesa fixa da fresadora, onde a mesma fornece o movimento de rotação a ferramenta de corte (fresa). Nos casos de cabeçote de motor de carro, onde pode precisar que seja rebaixado, precisa de um fresamento frontal.
3- Usinagem de ranhuras internas de tubo metálico.
R: Brochamento. Neste processo, a geometria da ferramenta é transferida para a peça. Ou seja, o formato da ferramenta de corte (brocha) é transferido internamente para a peça.
4- Usinagem de acabamento em peças metálicas prontas.
R: Retificação. É o processo quase sempre usado para conceder o acabamento a peças com a forma já estabelecida pelos processos anteriores.
5- Usinagem para a formação de roscas em furos de chapas metálicas.
R: Rosqueamento. Para a formação dos filetes em furos de chapas metálicas, utiliza-se o processo de rosqueamento interno a partir da ferramenta de corte denominada macho.
6- Usinagem para impressão de imagem em superfície metálica.
R: Corte a laser. Pois este processo possibilita furações, corte e entalhe entres outros processos, com muita precisão. 
7- Usinagem de precisão para corte de peças em chapas metálicas em grandes volumes.
R: Corte a plasma. Para grandes volumes de chapas metálicas, o corte a plasma é ideal pois possibilita altas velocidades de corte e um acabamento muito bom, evitando gastos elevado de tempo para o acabamento dos cortes. 
8- Usinagem para a impressão de circuitos eletrônicos em placa de fibra de vidro e fenolite.
R: Usinagem química. Permite obter geometrias complexas a partir de um ataque químico. Além disso, a grande vantagem deste processo é poder ser aplicado para materiais metálicos e não metálicos, diferenciando dos outros processos de impressão.

Outros materiais