Buscar

apol Materiais Manipuláveis no Ensino de Matemática nota 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Materiais Manipuláveis no Ensino de Matemática - Eletiva
Sua nota:
100
1
“Os jogos podem contribuir para um trabalho de formação de atitudes, enfrentar desafios, lançar-se à busca de soluções, desenvolvimento da crítica, da intuição, da criação de estratégias e da possibilidade de alterá-las quando o resultado não é satisfatório, necessários para aprendizagem da matemática”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Eva Maria Siqueira. A ludicidade e o ensino de matemática: uma prática possível. 4. ed. Campinas: Papirus, 2007.
Fundamentando-se nas discussões do livro-base Materiais concretos para o ensino de Matemática, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(  ) Os jogos são uma possibilidade de construir conceitos matemáticos através de espaços interativos.
(  ) O jogo, quando utilizado na educação matemática, tem caráter lúdico, não servindo como material de ensino.
(  ) O jogo instiga o aluno a estabelecer planos de ação para alcançar objetivos, bem como, a avaliar a eficácia desses planos.
(  ) O jogo reforça e estimula capacidades físicas e intelectuais.
(  ) O uso de jogos é tão produtivo no ensino que qualquer jogo pode servir como recurso para a aprendizagem de matemática.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – V – V
	
	B
	F – V – V – V – F
	
	C
	V – V – V – F – V
	
	D
	V – F – V – V – F
	
	E
	F – F – V – V – F
 
2
Leia o texto a seguir.
“’O ensino da Matemática tem passado, ao longo dos anos, por sucessivas reformas. Mesmo assim, o fracasso escolar matemático continua. No momento em que as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação se esforçam para absorver e se adequar às novas normas vigentes, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) desempenham importante papel’. Nos textos que compõem o referido documento encontra-se a seguinte afirmação: ‘É importante destacar que a Matemática deverá ser vista pelo aluno como um conhecimento que pode favorecer o desenvolvimento do seu raciocínio, de sua sensibilidade expressiva, de sua sensibilidade estética e de sua imaginação’''.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2332-8.pdf>. Acesso em: 29 maio 2016.
É verdade que nas duas primeiras décadas do século XXI, a educação e o ensino de matemática têm sofrido grandes mudanças nas reformulações curriculares, visando melhorias nas propostas pedagógicas. Fundamentando-se no livro-base Materiais concretos para o ensino de Matemática, leia as afirmativas a seguir assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(  ) As reformulações curriculares sinalizam novas propostas pedagógicas para o trabalho em sala de aula.
(  ) Nas novas propostas pedagógicas estão sendo considerados os processos cognitivo e afetivo, motivacionais e metodológicos.
( ) A educação matemática apresenta-se como um dos caminhos de resistência às mudanças propostas para o ensino de matemática, defendendo o ensino tradicional baseado no formalismo e rigor.
(  ) As propostas educacionais resultantes das discussões e pesquisas na área de Educação Matemática, contrapõem-se ao ensino tradicional de matemática.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – F – F – V
	
	D
	V – V – F – V
	
	E
	F – V – V – F
3
Leia o excerto a seguir:
“O recurso didático não é em si um conhecimento, mas o meio que auxilia a construção do conhecimento e a sua compreensão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHAMORRO, M. C. Didáctica de las Matemáticas para Primaria. Madrid: Pearson Educación, 2003.
A respeito do uso de materiais didáticos no ensino de matemática, analise as afirmativas a seguir.
I. É importante proporcionar diversas oportunidades de contato dos alunos com materiais concretos, para despertar o interesse e envolver o aluno em situações significativas de aprendizagem matemática.
II. O caráter abstrato da matemática torna o uso de materiais concretos inadequado, pois os eles não auxiliam na sistematização dos conceitos.
III. O uso de materiais concretos no ensino de Matemática é sustentado por psicólogos e educadores, e recomendado em currículos e programas de Matemática em diferentes países.
IV. Com o uso de bons materiais didáticos, o papel do professor deixa de ser decisivo no processo de ensino e aprendizagem.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I, II e IV.
	
	D
	I e III.
	
	E
	II e IV.
4
Leia o seguinte excerto:
“Para ensinar Matemática é fundamental que o professor saiba identificar as principais características dessa ciência, de seus métodos, de suas ramificações e aplicações; bem como, conhecer a história de vida dos alunos, sua vivência de aprendizagens fundamentais, seus conhecimentos informais sobre um dado assunto, suas condições sociológicas, psicológicas e culturais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL, Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (Matemática). Brasília: Secretaria, 1998. p. 19.
Fundamentando-se no livro-base Materiais concretos para o ensino de Matemática, leia as afirmativas que se seguem e marque V para as afirmativas consideradas verdadeiras e F para as falsas, no que diz respeito a algumas das contribuições de Vygotsky para a Educação Matemática.
( ) Para Vygotsky, é preciso considerar a influência das relações sociais vivenciadas pelo educando sobre seu processo de aprendizagem.
( ) O professor deve privilegiar a apresentação fragmentada dos conteúdos, pois isso facilita o acesso à zona de desenvolvimento proximal.
(  ) Os acontecimentos sociais não apresentam influência sobre o desenvolvimento do pensamento matemático de um aluno.
(  ) Os estudos desenvolvidos por Vygotsky se referem apenas ao desenvolvimento da linguagem, não há referências que possam embasar o ensino de matemática.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
	
	A
	V – F – F – V
	
	B
	V - F - F - F
	
	C
	F – F – V – F
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	V – V – F – F
5
Analise a citação a seguir:
“A resolução de problemas é uma estratégia didática/metodológica importante e fundamental para o desenvolvimento intelectual do aluno e para o ensino da matemática. Porém, em sala de aula, constata-se um uso exagerado de regras, resoluções por meio de procedimentos padronizados, desinteressantes para professores e alunos, empregando-se problemas rotineiros e que não desenvolvem a criatividade e autonomia em matemática”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://www.ucb.br/sites/100/103/TCC/22005/ArianaBezerradeSousa.pdf>. Acesso em: 29 maio 2016.
Fundamentando-se no livro-base Materiais concretos para o ensino de Matemática, análise as afirmativas a seguir, no que diz respeito ao uso da resolução de problemas como recurso para o ensino de matemática na educação básica.
I. A resolução de problemas é um processo que não exige grande desempenho cognitivo, apenas o raciocínio intuitivo.
II. Resolver problemas desenvolve, entre outros aspectos, o raciocínio lógico-matemático.
III. Vários autores defendem o uso de problemas contextualizados, de modo que a criança perceba tanto o pensamento quanto os conceitos matemáticos envolvidos em sua vida.
IV.O trabalho com resolução de problemas pode ser associado ao uso de outros recursos, por exemplo, com a modelagem matemática.
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	I e II, apenas.
	
	B
	II, III, IV apenas.
	
	C
	I, II e III apenas.
	
	D
	I, III e IV apenas.
	
	E
	II e III apenas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais