A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
37 pág.
N2 Desafios contemporaneios

Pré-visualização | Página 1 de 10

N2 Desafios contemporaneios 
· 
· 
·  Pergunta 1
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	“A Segunda Revolução Industrial iniciou-se na segunda metade do século XIX, entre 1850 e 1870, e finalizou-se no fim do Segunda Guerra Mundial, entre 1939 e 1945. Essa fase da Revolução Industrial representa o início de um novo período da industrialização, vivida inicialmente na Inglaterra, mas que se expandiu para outros países.”
Fonte: Brasil Escola. Segunda Revolução Industrial. Disponível em: /a>https://brasilescola.uol.com.br/historiag/segunda-revolucao-industrial.htm Acesso em jul 2019.
É sabido que a Inglaterra teve uma participação proeminente no processo de industrialização, indique qual país teve papel de destaque nesta segunda fase:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
Estados Unidos.
	Resposta Correta:
	
Estados Unidos.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta – “Estados Unidos” – A segunda fase da Revolução Industrial é marcada pelo emprego da energia elétrica, utilização do Petróleo, surgem os primeiros automóveis e os métodos gerenciais como o taylorismo, sendo os Estados Unidos o berço deste processo.
	
	
	
 
 
·  Pergunta 2
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	“Ao terminar a II Guerra Mundial, depois da divisão da Alemanha, Berlim também ficou dividida em quatro setores de ocupação: soviético, americano, francês e inglês. As péssimas relações entre os comunistas e os aliados foram crescendo até chegar ao ponto de surgirem duas moedas, dois ideais políticos e, finalmente, duas Alemanhas. [...] A maltratada economia soviética e a florescente Berlim ocidental fizeram com que até 1961 quase 3 milhões de pessoas deixassem para trás a Alemanha Oriental para entrar no capitalismo. [...] foi criada a chamada “faixa da morte”, formada por um fosso, um alambrado, uma avenida pela qual circulavam constantemente veículos militares, sistemas de alarme, armas automáticas, torres de vigilância e patrulhas acompanhadas de cachorros as 24 horas do dia. Tentar escapar era similar a jogar roleta russa com a arma carregada. Ainda assim, foram muitos os que tentaram.”
Fonte: Tudo sobre Berlim, disponível em: https://www.tudosobreberlim.com/monumentos-atracoes-berlim
A divisão geopolítica entre capitalismo e socialismo após a Segunda Guerra Mundial, tinha como ponto central e marcante a cidade alemã de Berlim, isto se deve ao fato de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
Pelo Muro de Berlim, que dividia a cidade em duas, a República Democrática da Alemanha e a República Federal da Alemanha evitando fugas de moradores.
	Resposta Correta:
	
Pelo Muro de Berlim, que dividia a cidade em duas, a República Democrática da Alemanha e a República Federal da Alemanha evitando fugas de moradores.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta: Indica o Muro que separou a Alemanha nas zonas controladas por Estados Unidos e União Soviética, buscando coibir a fuga de moradores do lado comunista para o lado capitalista.
	
	
	
 
 
·  Pergunta 3
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	“As Guerras Mundiais ganharam grande destaque por atingir direta e indiretamente todos os países do globo terrestre, tomando proporções jamais vistas na história da humanidade. Se por um lado a guerra devastou cidades e matou milhões de pessoas, por outro lado tivemos o desenvolvimento tecnológico e científico, que ocorrera naquele período, influenciando assim a todos mais tarde. Houve avanço científico tecnológico tanto para fins militares, como o aprimoramento e criação de armas, quanto para a população civil como o avanço na medicina e o desenvolvimento dos antibióticos, até aparelhos que usamos no nosso cotidiano diário.”
Fonte: Brasil Escola. As duas grandes guerras mundiais: o legado tecnológico. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/historia-geral/as-duas-grandes-guerras-mundiais-o-legado-tecnologico.htm Acesso em Jul/2019.
Tradicionalmente, lembramos das grandes guerras mundiais pelo seu terror. Pelo sofrimento das mortes causadas em campos de batalha, pelo extermínio em massa de grupos sociais e por regimes que buscavam a todo custo a expansão de seus territórios. Apesar disso, existe um lado de inovações tecnológicas, indique um avanço deste período que permanece até os dias atuais:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
Técnicas médicas.
	Resposta Correta:
	
Técnicas médicas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta – “técnicas médicas” tiveram um grande avanço com os conflitos, dada a necessidade de intervenção urgente naqueles que eram vítimas. Os avanços podem ser listados como: uso do soro fisiológico, cirurgias menos invasivas, ampliação dos antibióticos.
	
	
	
 
 
·  Pergunta 4
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade. [...] A sociologia nasce, portanto, como uma reflexão acerca dos contornos da nova configuração histórica – daí sua preocupação permanente em distinguir e contrapor a sociedade moderna às sociedades tradicionais. E num ambiente marcado pela competição entre as visões de mundo do conservadorismo, do liberalismo e do socialismo – daí seu esforço constante para se distinguir dessas correntes, apresentando-se como uma alternativa, científica ou mesmo crítica, em relação a tais modelos explicativos.Fonte: MUSSE. R. Apontamentos sobre o nascimento da sociologia. Disponível em: <https://blogdaboitempo.com.br/2012/11/23/apontamentos-sobre-o-nascimento-da-sociologia/>. Acesso em: 09 jul. 2019.
 
Em meio às profundas transformações nas estruturas da sociedade surge uma nova ciência, a Sociologia, tendo como foco analisar, compreender, explicar e transformar a sociedade através de diversas correntes teóricas desenvolvidas por pensadores da época. Assinale a alternativa que corresponde ao primeiro professor de Sociologia, considerado o “pai” dessa disciplina.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
Émile Durkheim.
	Resposta Correta:
	
Émile Durkheim.
	Feedback da resposta:
	Resposta certa: O primeiro professor de sociologia, considerado o “pai” dessa disciplina, foi o francês Émile Durkheim (1858-1917). Ele estava inserido no contexto das transformações que ocorriam na França e buscou explicar a sociedade, ou seja, identificar os mecanismos que promovem a ordem, mas também a mudança social. Para ele, a sociedade se sobrepunha ao indivíduo, que a partir da observância às normas e regras, se mantinha integrado ao coletivo em redes de solidariedade.
	
	
	
 
 
·  Pergunta 5
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	[...] O agravamento da questão ambiental, expresso nos níveis de pobreza, exclusão social, desemprego, poluição, degradação ambiental, demonstra que esses problemas não estão restritos a um país ou outro, mas atinge todo o planeta. Aponta a necessidade de se elaborar instrumentos de intervenção capazes de se consolidar uma ordem ambiental internacional. [...]
Fonte: SANTOS, Ana. Relação entre homem/natureza. Disponível em: http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/fsso/pos-graduacao /servico-social/dissertacoes-e-teses/dissertacoes-2/2014/a-relacao-homemnatu reza-adestruicao-da-natureza-na-sociabilidade-capitalista
Desta forma, pode-se considerar uma intervenção do homem na natureza:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
Exploração mineral.
	Resposta Correta:
	
Exploração mineral.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: trata-se de uma atividade que abrange os processos, atividades e indústria cujos objetivos são a extração mineral de depósitos minerais, sendo um processo indispensável para a vida moderna e industrial, que exige cada vez mais o consumo de petróleo, ferro, gás e outros.
	
	
	
 
 
·  Pergunta 6
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	A partir da revolução industrial, o processo de crescimento das cidades se acelerou pelas duas razões já apontadas: a necessidade de mão-de-obra nas indústrias e a redução do número de trabalhadores no campo. A industrialização promoveu