A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
37 pág.
N2 Desafios contemporaneios

Pré-visualização | Página 5 de 10

militares, como o aprimoramento e criação de armas, quanto para a população civil como o avanço na medicina e o desenvolvimento dos antibióticos, até aparelhos que usamos no nosso cotidiano diário.”
Fonte: Brasil Escola. As duas grandes guerras mundiais: o legado tecnológico. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/historia-geral/as-duas-grandes-guerras-mundiais-o-legado-tecnologico.htm Acesso em Jul/2019.
Tradicionalmente, lembramos das grandes guerras mundiais pelo seu terror. Pelo sofrimento das mortes causadas em campos de batalha, pelo extermínio em massa de grupos sociais e por regimes que buscavam a todo custo a expansão de seus territórios. Apesar disso, existe um lado de inovações tecnológicas, indique um avanço deste período que permanece até os dias atuais:
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	Técnicas médicas.
	Resposta Correta:
	Técnicas médicas.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta – “técnicas médicas” tiveram um grande avanço com os conflitos, dada a necessidade de intervenção urgente naqueles que eram vítimas. Os avanços podem ser listados como: uso do soro fisiológico, cirurgias menos invasivas, ampliação dos antibióticos.
	 
	 
	 
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	“E durante dois anos o cortiço prosperou de dia para dia, ganhando forças, socando-se de gente. E ao lado o Miranda assustava-se, inquieto com aquela exuberância brutal de vida, aterrado defronte daquela floresta implacável que lhe crescia junto da casa, por debaixo das janelas, e cujas raízes, piores e mais grossas do que serpentes, minavam por toda a parte, ameaçando rebentar o chão em torno dela, rachando o solo e abalando tudo.”
Fonte: AZEVEDO, Aluisio. O Cortiço - São Paulo: Ática, 1997.
O trecho acima, presente na obra “O Cortiço”, publicada a primeira vez em 1890 passa-se no Rio de Janeiro do fim do século XIX, que estava vivendo um processo de urbanização que não se estendeu as classes menos favorecidas. A respeito deste processo de urbanização, marque a alternativa que corresponde a um processo urbano característico desta época.
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	Favelização das cidades.
	Resposta Correta:
	Favelização das cidades.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: Favelização das cidades – as primeiras favelas no Brasil surgiram no século XIX, trata-se de um problema fortemente ligado a urbanização e a industrialização, com o êxodo rural acontece a migração em massa para as cidades, em que as populações menos favorecidas acabaram se aglomerando em periferias.
	 
	 
	 
· Pergunta 4
0 em 1 pontos
	 
	 
	 
	“Ruth Benedict escreveu em seu livro O crisântemo e a Espada que a cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e, portanto, têm visões desencontradas das coisas. Por exemplo, a floresta amazônica não passa para o antropólogo — desprovido de um razoável conhecimento de botânica — de um amontoado confuso de árvores e arbustos, dos mais diversos tamanhos e com uma imensa variedade de tonalidades verdes. A visão que um índio Tupi tem deste mesmo cenário é totalmente diversa: cada um desses vegetais tem um significado qualitativo e uma referência espacial [...]”
Fonte: LARAIA, Roque de Barros. Cultura um conceito Antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1986. 116 p.
 
Durante muito tempo, o conhecimento produzido na Europa classificou o mundo conforme suas perspectivas, criando um conhecimento de mundo hegemônico e não amplo, de acordo com as vivências de cada ser humano, conforme é apontado acima. Deste modo, essa visão europeia de ver o mundo pode ser chamada de:
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	Etnocentrismo.
	Resposta Correta:
	Eurocentrismo.
 
	Feedback da resposta:
	Reposta incorreta: Antropocentrismo trata da visão de mundo na qual o ser humano é atribuído como o centro de todo universo. Já o Heliocentrismo é um modelo estrutural e cosmológico que coloca o Sol no centro do universo. Quando se fala em Teocentrismo é uma visão de mundo que considera Deus/Divino como o centro universal e responsável pela criação de tudo que nele existe. Ao tratar de etnocentrismo é colocar um grupo étnico ou cultural em um plano mais importante que outras culturas.
	 
	 
	 
· Pergunta 5
0 em 1 pontos
	 
	 
	 
	A cidade de Paris, na França, tem por prática dar gratuidade no transporte público em dias que a poluição na cidade alcança picos muito elevados, o que faz com que menos carros circulem, diminuindo a emissão de gases poluentes. No Brasil, há cidades em que a poluição alcança níveis até duas vezes superiores aos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde, como é o caso de São Paulo. Apesar disso, não são tomadas medidas como a adotada por Paris.
Fonte: EAD. Br. Ebook.Material didático da disciplina Desafios Contemporâneos. Módulo 3 – Existe Ética no Desenvolvimento Tecnológico?
A ação utilizada na França para diminuir a quantidade de poluição faz parte das medidas de Desenvolvimento Sustentável que visa suprir as demandas da sociedade atual sem colocar o meio ambiente em risco. Em relação ao Brasil, há vários interesses em jogo quando a temática de poluição é colocada em pauta. Assinale a alternativa que corresponde ao que é levado em conta no Brasil para tomar decisões de Desenvolvimento Sustentável.
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	Normas internacionais de regulação, que têm sido questionadas pelo Brasil, alegando serem travas para o desenvolvimento.
	Resposta Correta:
	Interesses econômicos, considerando primordialmente o lucro de empresas acima do bem estar da população.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta: As outras alternativas correspondem ao que deveria ser levado em conta para desenvolver medidas e ações de desenvolvimento sustentável no Brasil.
	 
	 
	 
· Pergunta 6
0 em 1 pontos
	 
	 
	 
	“A sociedade transnacional manifesta-se pelo intercâmbio comercial, pelos movimentos de pessoas, pelas crenças comuns, pelas organizações que ultrapassam as fronteiras nacionais, pelas cerimônias e competições abertas aos membros de todas as unidades políticas. Ela é tanto mais viva quanto maior é a liberdade de comércio, de movimentação e de comunicação; e quanto mais fortes forem as crenças comuns, mais numerosas serão as organizações não nacionais” 
Fonte: PETRI, Fernanda. Os efeitos da globalização nos processos de
integração dos blocos econômicos. Disponível em: http://coral.ufsm.br/mila/publicacoes/reppilla/edicao02-2006/2006%20%20artigo%205.pdf
As sociedades transnacionais são um reflexo de nosso tempo, elas podem ser justificadas pela:
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	Nações com padrões de culturas próximos.
	Resposta Correta:
	Facilidade de deslocamento no mundo globalizado.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta – As culturas cada vez mais se abrem ao novo e a noções de alteridade, os estados soberanos estão com suas fronteiras fragilizadas e abertas aos cidadãos em constantes deslocamentos, as negociações são realizadas cada vez mais em sistemas online e com países cada vez mais distantes, é possível um brasileiro realizar transações comerciais com um coreano por exemplo, sem mesmo sair de casa.
	 
	 
	 
· Pergunta 7
0 em 1 pontos
	 
	 
	 
	“John Rawls, o autor do clássico tratado Uma Teoria da Justiça (1971), é um filósofo político elusivo e, ao mesmo tempo, onipresente na discussão pública contemporânea. [...] "Uma Teoria da Justiça foi o resultado de um trabalho que ocupou o espírito de Rawls por mais de dez anos. A partir da década de 1950, ele praticamente ficou possuído pela ideia da “justiça como equidade” ( justice as fairness) e de como ela poderia ser transmitida não só para as instituições democráticas de uma sociedade liberal como deveriam ser os Estados Unidos, mas também para a construção completa de uma comunidade bem-ordenada"
Fonte: CUNHA, Martin. O que diz “Uma Teoria da Justiça”, de John Rawls, que moldou a discussão política atual. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/o-que-dizuma-teoria-da-justica-de-john-rawls-que-moldou-a-discussao-politica-atual-cdm84kxulw0k7i765zxy51np8/