A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
37 pág.
N2 Desafios contemporaneios

Pré-visualização | Página 7 de 10

a tais modelos explicativos.Fonte: MUSSE. R. Apontamentos sobre o nascimento da sociologia. Disponível em: <https://blogdaboitempo.com.br/2012/11/23/apontamentos-sobre-o-nascimento-da-sociologia/>. Acesso em: 09 jul. 2019.
 
Em meio às profundas transformações nas estruturas da sociedade surge uma nova ciência, a Sociologia, tendo como foco analisar, compreender, explicar e transformar a sociedade através de diversas correntes teóricas desenvolvidas por pensadores da época. Assinale a alternativa que corresponde ao primeiro professor de Sociologia, considerado o “pai” dessa disciplina.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Émile Durkheim.
	Resposta Correta:
	 
Émile Durkheim.
	Feedback da resposta:
	Resposta certa: O primeiro professor de sociologia, considerado o “pai” dessa disciplina, foi o francês Émile Durkheim (1858-1917). Ele estava inserido no contexto das transformações que ocorriam na França e buscou explicar a sociedade, ou seja, identificar os mecanismos que promovem a ordem, mas também a mudança social. Para ele, a sociedade se sobrepunha ao indivíduo, que a partir da observância às normas e regras, se mantinha integrado ao coletivo em redes de solidariedade.
	
	
	
 
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	“Um novo relatório, desta vez elaborado por especialistas de 27 academias de ciência europeias reunidas num conselho chamado Easac pinta com tintas ainda mais fortes o impacto que o aquecimento global provoca na saúde dos seres humanos. Para o futuro, segundo os cientistas, há de se esperar que as ondas de calor e as secas, cada vez mais intensas e frequentes, disseminem mais doenças transmitidas por mosquitos. E chegará a expandir problemas de saúde mental provocados pelo estresse de lidar com uma situação que absolutamente não é favorável a um bem-estar humano. [...]”
Fonte: G1 Portal de Notícias – Disponível em: https://g1.globo.com/natureza/blog/amelia-gonzalez/ post/2019/06/05/novo-estudo-mostra-que-mudancas-climaticas-ja-provocam-da nos-serios-a-saude-humana.ghtml
No trecho de reportagem acima, mais um estudo internacional sobre o aquecimento global é publicado, um alerta da comunidade científica para o caminho que o nosso planeta está tomando. Desta forma, pode-se entender como um fator de aumento para o aquecimento global:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Aumento da emissão de gases estufa
	Resposta Correta:
	 
Aumento da emissão de gases estufa
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: Aumento da emissão de gases estufa, trata-se de gases de emissão por processo natural, porém, com o aumento da produção industrial – queima de combustíveis fosseis, madeira, fabricação de cimento, em um aumento de emissão sustentando o modelo político e econômico que vivemos.
	
	
	
 
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	Os modernos fizeram do homem um ser quase sobrenatural que progressivamente assume o lugar vazio de Deus, uma vez que Bacon, Descartes, Buffon, Marx lhe dão por missão dominar a natureza e reinar sobre o universo. Mas, a partir de Rousseau, o romantismo irá ligar umbilicalmente o ser humano à Natureza-Mãe. Neste sentido, do lado dos escritores e poetas, efetua-se a maternização da Terra. Do lado dos técnicos e dos cientistas, ao contrário, efetua-se a coisificação da Terra, constituída de objetos a serem manipulados sem piedade.Fonte: MORIN, E., & KERN, A. B. Terra Pátria. Porto Alegre: Sulina, 1995.
 
A modernidade modificou todo o ritmo de vida das pessoas e a forma como nos relacionamos com o trabalho, com as outras pessoas, com a natureza etc. Essa forma de relacionar-se trouxe consequências para a sociedade e para o planeta, sendo assim as políticas de crescimento dos Estados da atualidade devem pensar em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Demandas sociais e ambientais.
	Resposta Correta:
	 
Demandas sociais e ambientais.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: O que se propõe é o desenvolvimento pautado pela sustentabilidade, ou seja, que qualquer política de crescimento econômico não deixe de passar pelas demandas sociais e ambientais. E isso se faz ao garantir saúde, alimentação e moradia digna, além de legislações ambientais que protejam o futuro do planeta.
	
	
	
 
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	[...] O conceito de Segurança Alimentar veio à luz a partir da 2ª Grande Guerra com mais de metade da Europa devastada e sem condições de produzir o seu próprio alimento. Esse conceito leva em conta três aspectos principais: quantidade, qualidade e regularidade no acesso aos alimentos.Fonte: BELIK, Walter. Perspectivas para segurança alimentar e nutricional do Brasil, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v12n1/04.pdf
 
 
Assim sendo, trata-se de uma condição essencial para atingir a segurança alimentar
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Alimentação sadia e nutritiva para todos indivíduos.
	Resposta Correta:
	 
Alimentação sadia e nutritiva para todos indivíduos.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: Alimentação sadia e nutritiva para todos os indivíduos, sendo a principal bandeira defendida pelos movimentos em prol da segurança alimentar, atrelado que a segurança alimentar é uma importante medida de desenvolvimento sustentável.
	
	
	
 
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	A Modernidade tinha como propósito contrapor-se ao mundo medieval. O termo "modernidade" foi usado com uma significação abrangente para caracterizar todas as mudanças intelectuais, sociais, políticas, culturais e religiosas das novas direções do mundo (VERGER, 1990). A Modernidade apresentou uma nova visão de mundo que se confrontava com a do espírito medieval. Seus princípios, em comparação com os da Idade Média, foram radicalmente novos. Rompeu por completo com o passado medieval obscurantista, assentado na magia, na alquimia, no misticismo e no império da religiosidade. A modernidade começa por negar a legitimidade dessas questões e das relações dos homens daquele tempo com seu mundo, seu cosmo e seu corpo. No lugar de uma verdade revelada pela fé, instituía a razão humana como princípio de construção do conhecimento e como promessa de melhor condução da vida humana. A razão era a segurança de conhecer e interpretar as leis da natureza, e posteriormente, as da sociedade, que dispensavam o uso de recursos externos ao indivíduo como a mediação com os deuses, as explicações mitológicas, as revelações divinas, a magia etc.Fonte: PEREIRA. E. M. A. A construção do conhecimento na modernidade e na pós-modernidade: implicações para a universidade. Disponível em: <https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/a-construcao-do-conhecimento-na-modernidade-e-na-pos-modernidade-implicacoes-para-a-universidade>. Acesso em: 09 jul. 2019.
Com o advindo da modernidade surge uma nova ciência, marque a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Sociologia.
	Resposta Correta:
	 
Sociologia.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: É com esse cenário de profundas transformações nas estruturas sociais que surge a Sociologia, ciência que busca estudar, explicar, compreender e transformar a sociedade, dependendo da teoria e autor em questão.
	
	
	
 
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	“A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.”
Fonte: WWF Brasil. Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://www.wwf.org .br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/
 
Isto posto, pode ser entendido como uma opção para alcançar o desenvolvimento sustentável:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Adoção de um modelo econômico justo, que objetive a preservação da natureza e de seus recursos para gerações vindouras.
	Resposta Correta:
	 
Adoção de um modelo econômico justo, que objetive a preservação da natureza e de seus recursos para gerações vindouras.
	Feedback da resposta:
	Resposta