Buscar

AMBIENTES E SERVIÇOS DE BIBLIOTECA A2

Prévia do material em texto

AMBIENTES E SERVIÇOS DE BIBLIOTECA
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
São considerados exemplos de redes de cooperação em produtos e serviços de informação, com a EXCEÇÂO da opção:
Escolha uma:
a. OCLC
b. CCN
c. Bibliodata CALCO
d. AGRIS
e. CNEN 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: CNEN.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
O autor Murilo Bastos da  Cunha, no texto “Construindo o futuro: a biblioteca universitária brasileira em 2010”, escreve sobre o futuro das bibliotecas universitárias brasileiras a partir da abordagem de alguns aspectos. Marque a opção cuja afirmativa está relacionada ao aspecto da ORGANIZAÇÃO DO ACERVO INFORMACIONAL:
Escolha uma:
a.  “As bibliotecas universitárias continuarão a incorporar materiais de todas as formas às suas coleções físicas, mas igual importância terá a informação sobre aquilo que não está armazenado localmente. Se as bibliotecas falharem em incorporar a responsabilidade de gerenciamento da informação armazenada em outros lugares (...), elas poderão ser substituídas por empresas comerciais provedoras de informação ou por intermediários da informação”
b.  “Algumas IES poderão desaparecer, outras serão fundidas ou adquiridas por concorrentes, à semelhança das áreas comercial e industrial. (...) como resultado dessas mudanças, suas bibliotecas serão afetadas pelo impactos dessas transformações. ”
c.  “O aspecto negativo desse cenário é que muitas bibliotecas universitárias irão descobrir que suas capacidades para adquirir novos terminais e novas gerações de máquinas será excedida pela demanda por acesso.”
d. “Muito embora a informação esteja se tornando cada vez mais digital, as pessoas precisarão de um lugar para estudo e reflexão. Um lugar para aprenderem a ser indivíduos, e não apenas parte de uma massa”
e.  “Agora, os catalogadores, além de conhecer seus instrumentos de trabalho, necessitam dominar outros, tais como metadados e marcação de textos, e também estar aptos a lidar com as características multimídia dos novos documentos” 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:  “Agora, os catalogadores, além de conhecer seus instrumentos de trabalho, necessitam dominar outros, tais como metadados e marcação de textos, e também estar aptos a lidar com as características multimídia dos novos documentos”.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
Marque a opção que intensificou o compartilhamento da informação, fomentando novas redes de informação, o que acarretou o desenvolvimento de bibliotecas virtuais, digitais e eletrônicas em cooperação, bem como o compartilhamento de recursos para a formação e o desenvolvimento de coleções.
Escolha uma:
a. A Ciência da Informação.
b. O livro eletrônico.
c. O ensino à distância.
d. A Biblioteconomia.
e. A Internet. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A Internet..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
Quais são os quatro tipos de entidades que se incumbem de cuidar dos documentos?
Escolha uma:
a. Bibliotecas, museus, centros de documentação e escolas.
b.  Escolas, universidades, arquivos e bibliotecas.
c. Museus, centros de documentação, escolas e universidades.
d. Universidades, arquivos, bibliotecas e museus.
e. Arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
Segundo o texto de Viviane Tessitone, trabalhado no Fórum 2, “A experiência humana, em sua imensa diversidade, tem produzido e acumulado um grande número de registros que a testemunham e indicam os caminhos trilhados, possibilitando o seu conhecimento e reavaliação. Esse conhecimento é essencial para que cada pessoa, segmento social ou instituição construa sua identidade e defina sua atuação, individual ou coletiva, na sociedade em que vive. Esses registros da atividade humana, em toda a sua complexidade, constituem o que chamamos de”:
Escolha uma:
a. catálogo.
b. artigo.
c. documento. 
d. acervo.
e.  livro.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: documento..
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
As entidades da área documental têm papel comum a desempenhar na guarda e difusão dos documentos, contudo elas se diferem quanto ao tipo de documento que guardam e quanto aos procedimentos técnicos que empregam para organizar e descrever adequadamente o seu acervo. A respeito dos centros de documentação marque a opção que apresenta uma de suas características:
Escolha uma:
a. É constituído por documentos seriados e, ao mesmo tempo, únicos; a totalidade desse conjunto, que espelha a trajetória da entidade ou pessoa que o gerou, é indivisível porque somente dentro desse conjunto cada documento adquire seu pleno significado.
b. Possui documentos arquivísticos, bibliográficos e/ou museológicos, constituindo conjuntos orgânicos (fundos de arquivo) ou reunidos artificialmente, sob a forma de coleções, em torno de seu conteúdo. 
c. Possui objetos tridimensionais originados da atividade humana ou da natureza, reunidos, artificialmente, sob a forma de coleções, em torno de seu conteúdo ou função.
d. Tem sua organização baseada em sistemas predeterminados e universais, exigindo conhecimento do sistema e do conteúdo dos documentos.
e. É um órgão receptor, ou seja, os documentos chegam a ele por passagem natural e obrigatória.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Possui documentos arquivísticos, bibliográficos e/ou museológicos, constituindo conjuntos orgânicos (fundos de arquivo) ou reunidos artificialmente, sob a forma de coleções, em torno de seu conteúdo..
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
O autor Murilo Bastos da Cunha, no texto “Construindo o futuro: a biblioteca universitária brasileira em 2010”, escreve sobre o futuro das bibliotecas universitárias brasileiras a partir da abordagem de alguns aspectos. Marque a opção cuja afirmativa está relacionada ao aspecto do ENSINO À DISTÂNCIA:
Escolha uma:
a. O programa da UniRede “fará com que o número de usuários nas bibliotecas das IES consorciadas aumente, pois, certamente, parte da informação demandada será provida pelos serviços tradicionais das bibliotecas.” 
b. Algumas IES poderão desaparecer, outras serão fundidas ou adquiridas por concorrentes, à semelhança das áreas comercial e industrial. (...) como resultado dessas mudanças, suas bibliotecas serão afetadas pelo impactos dessas transformações.”
c. “Até 2010, com a implantação em todo o Brasil das redes de alta velocidade, os usuários das bibliotecas terão acesso a grandes arquivos de dados, utilizarão aplicações multimídia e outros tipos de produtos/serviços que demandam alta confiabilidade e velocidade de transmissão. “
d. “Deve-se ressaltar que o desenvolvimento das bibliotecas universitárias estará na dependência do intercâmbio regular de experiências entre os diversos projetos em andamento, da formação de consórcios para a compra de hardware e software e da definição de um mínimo de padronização entre os diversos sistemas de automação utilizados.”
e. “Muito embora a informação esteja se tornando cada vez mais digital, as pessoas precisarão de um lugar para estudo e reflexão. Um lugar para aprenderem a ser indivíduos, e não apenas parte de uma massa”
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O programa da UniRede “fará com que o número de usuários nas bibliotecas das IES consorciadas aumente, pois, certamente, parte da informação demandada será provida pelos serviços tradicionais das bibliotecas.”.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
O autor Murilo Bastos da Cunha, no texto “Construindo o futuro: a biblioteca universitária brasileira em 2010”, escreve sobre o futuro das bibliotecas universitárias brasileiras a partir da abordagem de alguns aspectos. Marque a opção cuja afirmativa está relacionada ao aspecto da TECNOLOGIA:
Escolha uma:
a.  “O aspectonegativo desse cenário é que muitas bibliotecas universitárias irão descobrir que suas capacidades para adquirir novos terminais e novas gerações de máquinas será excedida pela demanda por acesso.”
b.  “Algumas IES poderão desaparecer, outras serão fundidas ou adquiridas por concorrentes, à semelhança das áreas comercial e industrial. (...) como resultado dessas mudanças, suas bibliotecas serão afetadas pelo impactos dessas transformações.”
c.  “Muito embora a informação esteja se tornando cada vez mais digital, as pessoas precisarão de um lugar para estudo e reflexão. Um lugar para aprenderem a ser indivíduos, e não apenas parte de uma massa”
d. O programa da UniRede “fará com que o número de usuários nas bibliotecas das IES consorciadas aumente, pois, certamente, parte da informação demandada será provida pelos serviços tradicionais das bibliotecas.”
e. “Até 2010, com a implantação em todo o Brasil das redes de alta velocidade, os usuários das bibliotecas terão acesso a grandes arquivos de dados, utilizarão aplicações multimídia e outros tipos de produtos/serviços que demandam alta confiabilidade e velocidade de transmissão. “ 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: “Até 2010, com a implantação em todo o Brasil das redes de alta velocidade, os usuários das bibliotecas terão acesso a grandes arquivos de dados, utilizarão aplicações multimídia e outros tipos de produtos/serviços que demandam alta confiabilidade e velocidade de transmissão. “.
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
O autor Murilo Bastos da  Cunha, no texto “Construindo o futuro: a biblioteca universitária brasileira em 2010”, escreve sobre o futuro das bibliotecas universitárias brasileiras a partir da abordagem de alguns aspectos. Marque a opção cuja afirmativa está relacionada ao aspecto do ACERVO INFORMACIONAL:
Escolha uma:
a.  “Muito embora a informação esteja se tornando cada vez mais digital, as pessoas precisarão de um lugar para estudo e reflexão. Um lugar para aprenderem a ser indivíduos, e não apenas parte de uma massa”
b. “Algumas IES poderão desaparecer, outras serão fundidas ou adquiridas por concorrentes, à semelhança das áreas comercial e industrial. (...) como resultado dessas mudanças, suas bibliotecas serão afetadas pelo impactos dessas transformações.”
c. “As bibliotecas universitárias continuarão a incorporar materiais de todas as formas às suas coleções físicas, mas igual importância terá a informação sobre aquilo que não está armazenado localmente. Se as bibliotecas falharem em incorporar a responsabilidade de gerenciamento da informação armazenada em outros lugares (...), elas poderão ser substituídas por empresas comerciais provedoras de informação ou por intermediários da informação” 
d. “O aspecto negativo desse cenário é que muitas bibliotecas universitárias irão descobrir que suas capacidades para adquirir novos terminais e novas gerações de máquinas será excedida pela demanda por acesso.”
e. “Até 2010, com a implantação em todo o Brasil das redes de alta velocidade, os usuários das bibliotecas terão acesso a grandes arquivos de dados, utilizarão aplicações multimídia e outros tipos de produtos/serviços que demandam alta confiabilidade e velocidade de transmissão. “
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: “As bibliotecas universitárias continuarão a incorporar materiais de todas as formas às suas coleções físicas, mas igual importância terá a informação sobre aquilo que não está armazenado localmente. Se as bibliotecas falharem em incorporar a responsabilidade de gerenciamento da informação armazenada em outros lugares (...), elas poderão ser substituídas por empresas comerciais provedoras de informação ou por intermediários da informação”.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
O autor Murilo Bastos da Cunha, no texto “Construindo o futuro: a biblioteca universitária brasileira em 2010”, escreve sobre o futuro das bibliotecas universitárias brasileiras a partir da abordagem de alguns aspectos. Marque a opção cuja afirmativa está relacionada ao aspecto da ESTRUTURA:
Escolha uma:
a. “Deve-se ressaltar que o desenvolvimento das bibliotecas universitárias estará na dependência do intercâmbio regular de experiências entre os diversos projetos em andamento, da formação de consórcios para a compra de hardware e software e da definição de um mínimo de padronização entre os diversos sistemas de automação utilizados.”
b. O programa da UniRede “fará com que o número de usuários nas bibliotecas das IES consorciadas aumente, pois, certamente, parte da informação demandada será provida pelos serviços tradicionais das bibliotecas.”
c. “Muito embora a informação esteja se tornando cada vez mais digital, as pessoas precisarão de um lugar para estudo e reflexão. Um lugar para aprenderem a ser indivíduos, e não apenas parte de uma massa”
d. “Algumas IES poderão desaparecer, outras serão fundidas ou adquiridas por concorrentes, à semelhança das áreas comercial e industrial. (...) como resultado dessas mudanças, suas bibliotecas serão afetadas pelo impactos dessas transformações.” 
e.  “Até 2010, com a implantação em todo o Brasil das redes de alta velocidade, os usuários das bibliotecas terão acesso a grandes arquivos de dados, utilizarão aplicações multimídia e outros tipos de produtos/serviços que demandam alta confiabilidade e velocidade de transmissão. “
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: “Algumas IES poderão desaparecer, outras serão fundidas ou adquiridas por concorrentes, à semelhança das áreas comercial e industrial. (...) como resultado dessas mudanças, suas bibliotecas serão afetadas pelo impactos dessas transformações.”.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes