A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO

Pré-visualização | Página 1 de 5

QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO
COMPOSIÇÃO MINERAL DOS SOLOS
Os solos são formados a partir da ação do intemperismo que atua ao longo do tempo na litosfera. Os processos físicos, químicos e biológicos provocam modificações na rocha de origem. Dentre os processos conhecidos de intemperismo do solo citados a seguir podemos considerar como processo físico, químico e biológico, nesta ordem, os seguintes processos:​​​​​​​
Formação de rachaduras pela chuva, oxidação do Fe2+ e decomposição de material vegetal.
O solo é composto por três fases: sólida, líquida e gasosa. A fase sólida constitui 50% do solo, sendo 45% formada por minerais e 5% de matéria orgânica. A fase líquida e a gasosa, formadas, respectivamente, pela água e pelo ar do solo, constituem os demais 50%. Na fase sólida, os minerais e a matéria orgânica têm proporções fixas, variando pouco ao longo do tempo. Contudo, as demais fases têm variações ao longo do tempo em determinadas condições. Qual das opções a seguir é uma situação mais próxima do equilíbrio entre as fases líquida e gasosa no solo?  ​​​​​​​
Solos franco-arenoso após precipitação.
Durante a formação do solo, diversas características são estruturadas como, por exemplo, a cor. A coloração dos solos é proveniente da transformação química dos minerais primários e secundários presentes na rocha de origem. Em solos com alta concentração dos minerais primários, como o quartzo, e secundários, como os óxidos e os hidróxidos de Fe (hematita e goethita), quais são, respectivamente, as cores frequentemente observadas no perfil do solo devido às transformações químicas desses minerais?​​​​​​​
Amareladas/avermelhadas e brancas.
Os argilominerais são classificados de acordo com a sua composição química em argilas silicatadas e não silicatadas. As argilas silicatadas são constituídas de duas unidades estruturais básicas: os tetraedros de sílica e os octaedros de alumínio. A ligação entre essas unidades forma as chamadas unidades cristalográficas. Essas unidades se estruturam em camadas e são divididas em argilas 1:1 ou 2:1. As ligações entre as camadas podem ser fortes ou fracas, e isso tem influência direta na capacidade de troca catiônica e na retenção de água no solo. De acordo com as características das argilas 1:1 e 2:1 e pensando no desenvolvimento vegetal em um solo com boa disponibilidade de nutrientes, qual das opções a seguir apresenta o melhor tipo de argila para que o solo apresente boa CTC?​​​​​​​
Esmectitas.
Os argilominerais têm cargas elétricas, que são formadas durante as transformações químicas, e são importantes para a manutenção da capacidade de troca catiônica do solo. São produzidas cargas negativas e positivas, sendo as negativas de ocorrência mais frequente principalmente em solos de regiões de clima temperado e com maior concentração de argilas silicatadas mais ativas. Em frequência menor, ocorre a formação de cargas positivas, mais comum em solos de regiões tropicais. Dentre os processos de formação de cargas negativas conhecidos, tem-se:
I) a formação de cargas associada a arestas dos argilominerais, com influência no pH do solo.
II) mudança dos íons dos tetraedros e octaedros.
Conforme o que foi aprendido nesta Unidade de Aprendizagem, quais são os processos de formação de carga abordados, respectivamente, em I e II?
Dissociação de hidroxilas e substituição isomórfica.
COMPOSIÇÃO DA SOLUÇÃO DO SOLO
A solução do solo é um sistema aberto, complexo e dinâmico. A quantidade de íons presente na solução varia conforme o manejo e o preparo do solo. Determinadas práticas de manejo, como a calagem, são importantes para complexar elementos tóxicos, como cátions de alumínio, e liberar cátions de cálcio e magnésio.
Sabendo disso, qual das alternativas apresenta a forma como a calagem atua na alteração dos cátions de interesse para a nutrição vegetal?
Formação de bicarbonatos na reação entre ácido carbônico, Ca e Mg, liberando Ca2+ e Mg2+ em vez de​​​​​​​ Al3+.
O pH da solução do solo é relacionado às alterações no teor de cátions H+. Alterações como aumento do teor de íons de Al e exsudação radicular de cátions de NH4+ e K+ aumentam o efluxo de H+ no solo. Assim, para determinar o tipo de acidez observada no solo, existem duas classificações, de acordo com a forma como o cátion H+ está presente.
Qual das alternativas abaixo apresenta essa classificação?
Acidez momentânea: H+ dissolvidos na solução do solo; acidez potencial: H+ adsorvidos aos coloides.
O solo é um sistema trifásico constituído das fases sólida, líquida e gasosa. Para que todos os processos físicos, químicos e biológicos funcionem corretamente, é necessário que a solução do solo tenha o dinamismo entre ganho e perda das substâncias que a compõem na interconexão das fases. É possível citar diversos fatores de ganho e perda que acontecem no solo e no ambiente ao redor que interferem nos tipos e na quantidade dos íons presentes na solução.
Qual das alternativas apresenta um modo de ganho decorrente da presença de plantas no sistema e um modo de perda decorrente de um processo físico-químico nos teores de íon K+ no solo, respectivamente? ​​​​​​​
Exsudação e lixiviação.
m agricultor preocupado com o aumento da erosão em áreas de pastagem de sua propriedade contratou um engenheiro agrônomo para saber o que poderia fazer para acabar com o problema e melhorar a qualidade do solo da área. O profissional indicou o plantio direto com consórcio de braquiária com feijão-caupi para reduzir a erosão e melhorar a qualidade do solo, aprimorando a infiltração de água.Com a adição de matéria orgânica nesse caso, qual das alternativas melhor representa o ganho para a solução do solo com o cultivo consorciado dessas espécies? ​​​​​​​
Aumento da mineralização de nutrientes e da fixação biológica de nitrogênio.
 
Um pesquisador analisou a solução do solo de dois locais com manejos diferentes, mas a identificação dos tipos de manejo respectivos a cada amostra de solo foi perdida no laboratório. O resultado das análises foi:
- Amostra da solução A = pH ácido (5,2), baixo teor de Al3+ e altos teores de Ca2+, Mg2+, K+ e N-NH4+
- Amostra da solução B = pH ácido (4,8), alto teor de Al3+ e baixos teores de Ca2+, Mg2+, K e N-NH4+
É possível inferir o tipo de manejo do solo por meio dos valores encontrados nas soluções.
Qual das alternativas abaixo apresenta os manejos presentes nas áreas das amostras A e B, respectivamente?
Plantio direto e plantio convencional.
PROPRIEDADES QUIMICAS DO SOLO
A fração sólida do solo apresenta estruturas denominadas coloides do solo, que são grandes centros de troca de íons e fornecem propriedades químicas relevantes para os solos que os contêm. As partículas de argila, matéria orgânica e óxidos fazem parte desse grupo. Sobre as propriedades dessas partículas, é possível afirmar que:
os elementos químicos estão ligados aos coloides por meio de forças de retenção diferentes.
A troca de íons no solo e a adsorção são os mecanismos que permitem a sobrevivência das plantas. As trocas de íons positivos, chamados de cátions, são mais relevantes, pois são importantes para a nutrição das plantas. Analise as alternativas a respeito dos fatores que influenciam a adsorção e a troca de íons e selecione a alternativa correta.
Um íon será mais adsorvido quanto maior for o seu diâmetro.
A CTC do solo, caracterizada pela quantidade de cargas positivas que um solo pode reter por unidade de peso, é um atributo muito utilizado por técnicos para inferir sobre a qualidade de um solo. Com relação à CTC, é correto afirmar que:​​​​​​​
solos argilosos possuem uma CTC mais elevada do que solos arenosos. Isso justifica o manejo parcelado da adubação e calagem em solos arenosos. 
A lixiviação de íons é um fenômeno natural que ocorre no solo. As propriedades químicas do solo permitem melhor compreensão desse fenômeno e, por meio do entendimento, buscam melhor manejo do solo e uso dos solos. Sobre as propriedades químicas e a lixiviação, marque a alternativa correta.
As partículas coloidais do solo quando presentes no solo, em virtude de

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.