A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO

Pré-visualização | Página 2 de 5

sua maior área superficial específica, diminuem a lixiviação de nutrientes.
A fração sólida do solo, composta pelos minerais do solo e a matéria orgânica, é sede das reações do solo. As argilas são os principais minerais que contribuem para a adsorção e para a troca de íons. Analise as afirmativas das propriedades químicas do solo com relação às argilas e marque a alternativa correta.​​​​​​​
Os minerais 2:1:1 são eletricamente neutros em virtude da neutralização que ocorre pela camada de octaedro que apresentam.
ATRIBUTOS FISICO-QUIMICO DO SOLO
 
A cor predominante de um solo reflete quais dos seus atributos?
A sua umidade, composição mineralógica e processos pedogenéticos.
As partículas sólidas e minerais do solo são divididas de acordo com seu tamanho (diâmetro). Qual alternativa apresenta uma afirmação correta em relação a esse tópico?
Todas as anteriores. 
Você está visitando um campo para definir seu potencial para uso agrícola. Você se recorda desta unidade de aprendizagem e coleta uma pequena amostra de solo para estimar qual a classe textural do solo presente na área. A sua sensação tátil é de uma amostra sem aspereza e você consegue modelar o solo, formando rolinhos que se quebram com facilidade. Qual fração do solo predomina nesta amostra e por quê?​​​​​​​
Silte, que permite a modelagem da amostra e formação de rolinhos que não possuem, entretanto, a durabilidade da argila, quebrando-se facilmente.
Um solo de cor avermelhada possui qual mineral em grande quantidade?
Nenhuma das respostas acima.
A porosidade de um solo está relacionada a sua fertilidade e estrutura. De que maneira a perda de porosidade afeta o crescimento de plantas e que nome se dá a esse fenômeno comum em solos agrícolas?
Alternativas A, B e C.
FENOMENOS DE SORÇÃO E DESSORÇÃO DE IONS
O solo é permeado por cargas elétricas formadas devido à presença de íons provenientes de fontes minerais e orgânicas do solo. As cargas elétricas são fundamentais para a manutenção da fertilidade e da nutrição vegetal. A ocorrência das cargas é influenciada pelas características de cada solo, e as próprias cargas estruturam características ao solo devido à sua presença nele.
Entre as alternativas a seguir, qual delas apresenta dois processos do solo que somente acontecem devido à presença das cargas elétricas?    ​​​​​​​
Dupla camada difusa e cargas permanentes/variáveis.
A reação de adsorção das cargas elétricas do solo entre as superfícies das partículas coloidais e a solução do solo forma a dupla camada difusa. Essa camada nada mais é do que a área de interação da força elétrica dos cátions e ânions presente no solo e na superfície coloidal. Em virtude de as partículas serem, em sua maioria, carregadas negativamente, as cargas positivas em geral ficam dispersas. Essa interação que acontece entre as forças elétricas de cátions e ânions favorece a formação de uma característica importante do solo.
Das alternativas a seguir, qual apresenta uma importante característica do solo influenciada pela formação da dupla camada difusa?​​​​​​​
Floculação e dispersão das partículas.
As reações de troca de íons nos solos acontecem a partir da capacidade de troca catiônica e aniônica. Os coloides do solo são, em sua maioria, carregados negativamente, então a capacidade de troca catiônica é mais comum no sistema. Contudo, a capacidade de troca aniônica tem sua importância, principalmente para elementos específicos, como o fósforo. Além do tipo diferente de íon adsorvido, a adsorção aniônica apresenta outras diferenças em relação à troca catiônica.
Qual opção apresenta essas diferenças? Assinale a alternativa correta.
Irreversibilidade; não mantém a estequiometria nas reações; específica para determinados nutrientes; e mais ativa em pH ácido.
A capacidade de troca catiônica do solo (CTC) é o processo em que as cargas negativas presentes na superfície dos coloides são neutralizadas pelos íons de cargas positivas (cátions) do solo. Esse processo é importante para a fertilidade e a nutrição mineral, pois, a partir dessa troca, nutrientes importantes são dessorvidos na solução do solo e ficam disponíveis para absorção vegetal. A partir da análise da CTC em amostras de dois solos distintos, observou-se:
I. amostra de solo 1: altos níveis de Ca2+, Mg2+ e K+;
II. amostra de solo 2: altos níveis de H+ e Al3+.
Visando ao cultivo de hortaliças folhosas, um agrônomo escolheu uma das amostras.
Assinale a alternativa que presenta o motivo que levou o agrônomo a escolher uma amostra em detrimento da outra.
A amostra 1 apresenta altos teores de Ca2+, Mg2+ e K+, indicativo de solo fértil.
Diversos produtos agroquímicos podem contaminar o solo quando aplicados em excesso. Os excessos podem ser adsorvidos e/ou dessorvidos na solução do solo. Assim, são lixiviados, percolam no perfil do solo, reduzem a biodisponibilidade e contaminam os cursos d’agua. É o que acontece com muitos herbicidas aplicados para controle de plantas daninhas. Na solução do solo, reagem e ficam em sua forma iônica, podendo ficar adsorvidos nas partículas. Para reduzir os impactos dos agroquímicos no solo, algumas práticas de manejo do solo podem ser adotadas.
Qual das opções a seguir é adequada para a redução do excesso de moléculas de herbicidas no solo?​​​​​​​
Aumento de matéria orgânica do solo.
INTRODUÇÃO À FERTILIDADE DE SOLO
A ciência da fertilidade do solo tem seus próprios conceitos. Dentre eles, dois são muito similares, porém não significam a mesma coisa: os conceitos de solo fértil e de solo produtivo. A compreensão da terminologia edáfica é importante, pois, dessa forma, o profissional da Agronomia consegue realizar a tomada de decisão do manejo adequado de um solo. Sendo assim, qual das opções a seguir apresenta o exemplo mais adequado de solo produtivo?    
Latossolo com elevados teores de Ca2+ e Mg+2; pH 6,0; estrutura franco-arenosa, em uma área plana; alta capacidade de reter umidade.
A fertilidade do solo é regida por conceitos e leis importantes que estabelecem a interação dos adubos no solo. Essas leis integram o conhecimento a respeito da melhor dose, da fonte de nutriente e da necessidade de nutrição dos vegetais.
Dentre essas leis da fertilidade, há uma em que é postulado o seguinte conceito: “os fatores de produção têm influência uns nos outros e, para a melhor eficiência, devem-se considerar os efeitos entre eles”.
Lei da interação.
A compreensão das leis da fertilidade é fundamental para se obter um cultivo produtivo, menos oneroso e mais rentável.​​​​​​​ 
Seu João, agricultor que cultiva milho, fez adubações sucessivas em seu cultivo. Pensando em aumentar a produtividade, ele aplicou doses crescentes de adubo na formulação de NPK, aplicando 200, 400, 600 e 800kg/ha nas safras consecutivas. No final da última safra, em que usou 800kg/ha, observou que sua produtividade caiu e que, na verdade, a maior produtividade foi alcançada quando aplicou 400kg/ha. Mesmo na safra adubada com 600kg/ha de NPK, a produtividade foi próxima à de 400kg/ha.
Para compreender o que poderia ter acontecido, Seu João procurou um agrônomo, que lhe explicou o que houve com base nas leis da fertilidade.
A lei que explica o que ocorreu no cultivo de Seu João é:​​​​​​​
Lei de Mitscherlich.
Alguns aspectos de deficiência nutricional nos vegetais indicam um manejo inadequado da fertilidade do solo. As leis da fertilidade propõem uma melhoria no manejo de forma a garantir uma adubação adequada a cada cultura. Um exemplo desse caso é o da agricultora Maria, que cultiva tomates e percebeu que suas plantas apresentavam clorose nas folhas velhas, sintoma de baixa disponibilidade de nitrogênio ao cultivo. Como resultado, a colheita foi menor que a anterior, quando essa deficiência não tinha ocorrido. Mesmo após ter feito uma adubação de cultivo com nitrogênio, resolveu aplicar uma nova dose desse adubo sem fazer uma análise prévia do solo e esperando melhor produtividade na safra seguinte.
Contudo, as plantas não melhoraram, a clorose se agravou  para a região internerval e apareceram pontos necrosados nas

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.