A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO

Pré-visualização | Página 3 de 5

folhas, sintomas comuns devido à deficiência de magnésio no solo. Nessa safra, a produtividade dos tomateiros continuou baixa. Dona Maria não entendeu o que houve, afinal ela realizou uma adubação para acabar com os sintomas e melhorar a produtividade. Então, contratou uma agrônoma, que explicou o problema com base nas leis da fertilidade.
Qual das alternativas contém a explicação da profissional e o nome da lei da fertilidade?​​​​​​​
Lei de Liebig: a produção será limitada pelo nutriente em menor concentração no solo, mesmo com os demais em concentrações adequadas.
Os incrementos na produtividade podem ser alcançados a partir do cálculo dos custos de produção. Para calcular a dose econômica de um adubo, é necessário considerar os preços dos insumos aplicados na região que o agricultor se encontra. Dessa forma, o exemplo a seguir traz uma situação problema: 
Dona Hermínia é agricultora e cultiva feijão. Na última safra, em 2018/2019, devido ao aumento dos preços do adubo na região onde mora, ela percebeu que os lucros obtidos foram muito pequenos e que o aumento da dose de adubo fosfatado não promoveu maior produtividade.
Nesse contexto, qual das alternativas apresenta uma solução para que, na próxima colheita ela consiga, com base na relação da dose do adubo com a produtividade, reduzir os custos da produção?
Planejar a produtividade desejada e calcular a dose econômica de adubo com base na  razão entre o preço do produto agrícola e do adubo, utilizando os preços aplicados na região.
CICLO DO POTÁSSIO
O potássio é um macronutriente de grande importância para o funcionamento de diversos sistemas fisiológicos da planta e atua em várias fases do ciclo de vida das culturas agrícolas. Nesse sentido, é correto afirmar que:
o potássio atua como um elemento catalisador de diversas reações associadas à fisiologia e ao metabolismo, não participando como constituinte direto das células e das membranas vegetais. 
Uma das notáveis contribuições do potássio na fisiologia da planta é a sua atuação na fotossíntese, por meio dos estômatos, e na regulação da água. Sobre essas funções e a participação do potássio, selecione a alternativa correta.
O potássio auxilia no controle do movimento de “abre e fecha” dos estômatos, que é indispensável para a fotossíntese, no resfriamento da planta e no transporte de água e nutrientes. 
O potássio está presente no solo de diversas maneiras, das mais disponíveis às indisponíveis. Suas associações permanecem em reservatórios, que podem ser transferidos de um local menos disponível para um mais disponível, de acordo com a demanda da planta. Sobre esses reservatórios, assinale a alternativa correta.
Os argilominerais apresentam o potássio adsorvido em suas estruturas interfoliares, sendo disponibilizado quando há redução da quantidade presente nos coloides. 
O processo de disponibilização do potássio e a sua movimentação entre os diversos compartimentos permite dizer que o potássio se comporta de duas maneiras: como um elemento prontamente disponível ou como um elemento lentamente disponível. A respeito das características de cada elemento e dos processos relacionados, marque a alternativa correta.
O potássio lentamente disponível refere-se ao K+ adsorvido nos argilominerais e nos minerais primários e secundários presentes nos solos.
O potássio é um dos dez elementos mais abundantes na crosta terrestre e ocorre na natureza somente na forma de compostos, além de participar da composição de diversos minerais. Alguns desses minerais apresentam uma grande concentração desse macronutriente, sendo utilizado para a fabricação de fertilizantes potássicos. Sobre os fertilizantes potássicos e suas especificidades, marque a alternativa correta.
O sulfato de potássio e magnésio (K2SO4.2MgSO4) é um produto multielementar e muito utilizado, mesmo com a baixa solubilidade.
CALAGEM DO SOLO
A amostragem do solo para análise química é um ponto central para um correto programa de recomendação de práticas agrícolas visando à calagem e/ou à gessagem.
Considerando a importância dessa etapa, avalie as alternativas abaixo:
I. Um erro durante a amostragem é, geralmente, mais significativo quando comparado às demais etapas, como as análises laboratoriais e os cálculos de recomendação.
II. Alguns procedimentos da amostragem não precisam ser realizados de forma rigorosa, pois podem ser corrigidos nas etapas laboratoriais.
III. Resultados obtidos visualmente em campo servem para indicar que pode haver problemas nutricionais no sistema solo-planta.
IV. A amostragem deve considerar a heterogeneidade do solo e do uso da terra; por isso, deve ser realizada observando questões como declividade, tipo e uso de solo.
Assinale a opção que apresenta as alternativas corretas.
I, III e IV.
A calagem é uma prática importante para a neutralização da acidez do solo, o que promove a disponibilização dos nutrientes e, consequentemente, melhora na produção agrícola.
Visando a uma boa produtividade, um produtor rural procurou você para obter orientações sobre a análise de solo que mandou fazer a 20 cm de profundidade. Ele quer plantar milho e gostaria de saber se o solo precisa ser corrigido antes de realizar a cultura.
Na análise de solo, você verificou os seguintes valores:
pH = 5,0
saturação por bases = 22%
CTC total do solo = 7,1 cmolc/dm³
Al3+ = 1,0 cmolc/dm³
Ca2+ = 0,3 cmolc/dm³
Sabendo que a saturação por bases indicada para o milho é de 60% e que o seu sistema radicular cresce mais de 1 metro, quais seriam as suas indicações para o produtor?
Deve haver apenas calagem do solo para a neutralização da acidez, na dosagem de 2,70 t/ha, visando à disponibilização dos nutrientes no solo e à boa produtividade.
A calagem é considerada uma prática imprescindível para um bom desenvolvimento das culturas.
Sabendo disso, o gerente de uma fazenda procurou você para receber orientações sobre essa prática. Ele apresentou análises de solo realizadas na camada 0-20 cm em uma área onde será implantada lavoura de milho; em uma área para a manutenção de pastagem; e em outra para a implantação de uma horta. A fazenda se encontra em início de produção e o seu cliente gostaria de realizar as práticas agrícolas necessárias para atingir uma boa produtividade.
Sendo assim, os dados da análise de solo indicaram:
Área de milho: pH = 5,0; V = 23%; T = 8,9; Al = 1,2; Ca = 0,9
Área de pastagem: pH = 4,6; V = 21%; T = 9,6; Al = 1,4; Ca =0,7
Área de horta: pH = 4,1; V = 18%; T = 10,3; Al = 1,7; Ca = 0,5
Considerando que a saturação por base exigida para milho e para pastagem é de 60% e que, para hortaliças, é de 70%, que quantidade de calcário você recomendaria para as áreas, respectivamente, sabendo que o PRNT é igual a 100%?
3,29 t/ha, 3,74 t/ha e 5,35 t/ha.
A acidez do solo gera inúmeros problemas, sendo o principal destes a falta de disponibilidade de nutrientes para as plantas. Para resolver esse problema, práticas agrícolas de manejo podem ser utilizadas.
Com relação à calagem, à gessagem e à acidez do solo, considere as afirmações a seguir e marque V ou F:
(   ) Os solos brasileiros são naturalmente ácidos e, por isso, a calagem e a gessagem são práticas sempre necessárias após a avaliação de análise de solo na camada 0-20 cm.
(   ) A necessidade de calagem é avaliada por meio do valor do pH, que indica se o solo está ácido ou não. A calagem atua apenas na neutralização da acidez.
(   ) O gesso agrícola deve ser utilizado na correção do solo, pois contribui para diminuir problemas de acidez e de toxicidade de Al nas plantas.
(   ) A calagem, quando realizada adequadamente, contribui para neutralizar a acidez, além de fornecer cálcio e magnésio ao sistema solo-planta.
(   ) O gesso pode ser utilizado para a melhoria das camadas subsuperficiais, visando ao melhor desenvolvimento do sistema radicular das plantas.
Assinale a alternativa com o julgamento correto das afirmações.
F – F – F – V – V.
A prática agrícola conhecida como gessagem é realizada com o objetivo de melhorar as características químicas do solo nas camadas subsuperficiais. Com

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.