A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO

Pré-visualização | Página 5 de 5

compostagem é um processo de transformação biológico-aeróbica de materiais orgânicos sob condições que propiciam o desenvolvimento da atividade biológica e é utilizado na obtenção de compostos orgânicos para aplicação nas culturas. 
Sobre a compostagem, é correto afirmar que:
quando o composto está pronto, no fim do processo, é possível afirmar que ele está humificado e estabilizado.
O eng. agrônomo Ricardo foi chamado até a propriedade do Sr. João, para avaliar a possibilidade de iniciar o cultivo de arroz irrigado por inundação, visto que existe uma várzea. Nesse local, já é plantada outra cultura, que será finalizada para cultivar o arroz. O Sr. João é favorável ao sistema de plantio direto (SPD), pois já adota a prática em outras culturas e pensa em deixar os resíduos culturais no solo e iniciar o alagamento.
Sobre isso, o eng. Ricardo deve:
Discordar, pois o aumento de material orgânico poderá vir a causar toxidez pela liberação de ácidos orgânicos após o alagamento, além de contribuir na liberação de ferro no alagamento.
Uma das alternativas que os produtores podem adotar para reduzir a ocorrência de toxidez por ferro é a irrigação intermitente. Com esse manejo da água, o solo fica em condições oxidadas durante alguns dias ao longo do ciclo de cultivo de arroz.
Sobre essa prática:
Apresenta restrições, por ter riscos em relação à aplicabilidade em épocas menos chuvosas, além de facilitar a reinvasão de plantas daninhas.
A emissão do metano, um gás de efeito estufa, com grande potencial de aquecimento da atmosfera, acontece nos cultivos de arroz irrigado. Uma forma de diminuir essa liberação é manejar o plantio do arroz sem a adição de resíduos orgânicos no solo durante o alagamento.
Sobre esse tipo de manejo, é correto afirmar que:
É correto, pois não adicionar resíduos orgânicos na lavoura durante o alagamento diminui a liberação de todas as substâncias reduzidas, inclusive o metano. O ideal é apostar na adubação puramente mineral.
No momento em que ocorre o alagamento, as reações de redução começam a acontecer no solo. As espécies químicas começam a reduzir numa ordem definida (nitratos, manganês, ferro, sulfatos e substâncias orgânicas) e são liberadas na solução do solo ao longo dos dias de alagamento.
Sobre as alterações eletroquímicas que ocorrem no solo por consequência disso:
Acontece um aumento de pH, aumento da condutividade elétrica e diminuição do Eh (potencial redox) da solução do solo, resultante do alagamento.
Quando ocorre o alagamento, diversos elementos no solo sofrem alteração nos seus estados de oxidação. Além dos compostos reduzidos, outros elementos também são afetados de alguma forma.
Sobre essas alterações:
Pode-se citar o fósforo, que é deslocado para a solução do solo graças à redução do ferro, mas depois precipita novamente como fosfato ferroso graças ao aumento do pH resultante do alagamento.
A troca iônica está relacionada à presença de cargas de cátions, que podem ser classificadas em duas categorias. Sobre essa classificação, assinale a alternativa correta.
As cargas permanentes representam a maior parte das cargas em solos de clima temperado.
Alguns conceitos precisam ser estudados para a elucidação do fenômeno de troca iônica. Os principais conceitos relacionados são: ponto de carga zero (PCZ), capacidade de troca de cátions (CTC) e capacidade de troca de ânions (CTA). Sobre esses conceitos, assinale a alternativa correta.​​​​
Em solos ricos em argilominerais 1:1 e óxidos, o PCZ indica a predominância de carga a um determinado pH.
Assinale a alternativa correta sobre os fenômenos que envolvem a série liotrópica.
Na série liotrópica, íons com maior densidade de carga deslocam íons de menor densidade.
O raio iônico hidratado é um dos fatores que influenciam na troca iônica. Assinale a alternativa correta sobre o exposto.
O raio hidratado é um dos fatores que determinam a permutabilidade da série liotrópica.
A interação entre íons e colóides se deve às forças eletromagnéticas. Sobre as interações, assinale a alternativa correta.
Nas forças de Van Der Waals, a ligação é fraca e dependente da área de contato aproximada, ou seja, quanto maior a área em que duas moléculas neutras interagem, maior será a força de atração.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.